//5 tendências para indústria que você precisa saber

5 tendências para indústria que você precisa saber

Acompanhar as tendências do ramo industrial é fundamental para toda empresa que deseja alcançar grandes projeções. 

As novidades que chegam na indústria geralmente são utilizadas em outras áreas, por isso é importante ficar ligado nas inovações desse mercado. 

O ramo industrial constantemente busca por reformulações. Por este motivo traz muitas as novidades, tanto em tecnologia, quanto em organização empresarial.  

Para ficar por dentro das tendência da indústria e saber quais são as inovações que vão gerar novas soluções e aumentar a eficiência e a produtividade dos processos, não deixe de acompanhar. 

Neste artigo vamos apresentar algumas tecnologia que vão chegar como novos tendências no ramo da indústria. Ficou interessado? Então vamos lá! 

A Internet das Coisas (IoT)

É praticamente impossível não falar da Internet das Coisas ao abordar sobre as tendências para indústrias. 

A IoT, consiste em permitir a conexão entre o mundo físico e o virtual. Os equipamentos terão cada vez menos intervenção humana, o que permite a produção em larga escala.

Sendo assim, monitorar todos os processos industriais se torna muito mais simples, além de ser possível saber a melhor forma de otimizar os equipamentos. 

O sistema também auxilia na combate contra ataques de hackers que invadem os sistemas com o objetivo de roubar dados.

Nanotecnologia

Essa é a tecnologia utilizada para manipular materiais em uma escala atômica e nanométrica. 

Ela cria inúmeras possibilidades de uso em diversos setores, como o farmacêutico, setores da economia, da construção civil, do agronegócio, biomédico, eletroeletrônica, entre outros. 

A nanotecnologia também possibilita a criação de embalagens especiais para alimentos, roupas que repelem a proliferação de bactérias, e até mesmo  tintas automotivas que evitam que o carro seja arranhado.

Por isso, é importante ficar ligado nas novidades e conhecer as aplicações que podem ser aplicadas por meio da nanotecnologia.

Impressoras 3D

As impressoras 3D já são bem conhecidas, mas a tendência é que essa tecnologia ganhe ainda mais espaço, principalmente nas indústrias. 

Com esses equipamentos, é possível desenhar o produto desejado de maneira personalizada, com perfeição, alto nível de realismo e com uma grande economia no processo de produção.

Se antes eram necessário gastar com peças e mão de obra para criar um produto, com a nova máquina é possível economizar em tudo isso, reduzindo o desperdício, o tempo de espera para fabricação e aumentando a qualidade do produto.

Digital Twin

O digital twin (gêmeo digital) é uma das principais tendências na indústria, essa tecnologia representa um grande avanço na forma das empresas desenvolverem e aprimorarem seus produtos.

A ideia central do gêmeo digital é criar uma réplica virtual e fiel a um objeto físico, do modo que esse modelo digital seja capaz de fornecer todas as perspectivas e dados necessários sobre a utilização do produto.

O digital twin possibilita a efetivação de conclusões acertadas e permitindo uma tomada de decisão mais efetiva, dessa forma garantindo melhores resultados.

5G

Muito se fala sobre o 5G, algumas indústria ao redor do mundo já tem testado as funcionalidades dessa nova forma de conectividade. 

Os principais benefícios desta nova geração de rede são baixa latência, ou seja, tempo de resposta se torna muito mais rápido com o 5g, maior segurança e estabilidade de rede.

Sem contar que essa tecnologia possibilita uma maior conectividade, o que impulsiona o uso de máquinas inteligentes, melhorar a conexão entre os equipamentos e armazenamento de dados.

Gosto das nossas dicas? Essa é hora de começar a colocá-las em prática!