//A importância da integração contábil para indústria

A importância da integração contábil para indústria

Cuidar das finanças é uma das principais e mais importantes atividades de uma empresa. Sem organização e controle financeiro é quase impossível proporcionar o crescimento do negócio.

Porém, infelizmente, muitas empresas ainda não têm o hábito de fazer um controle eficiente de gestão e da contabilidade e esse é um problema que pode gerar diversos prejuízos.

O controle contábil pode ser realizado de diversas formas. Muitas empresas ainda utilizam planilhas ou cadernos que exigem o registro e acompanhamento manual. Apesar de serem úteis, essas não são as melhores opções para a tarefa, pois dessa forma um valioso tempo é desperdiçado.

Hoje existem diversas ferramentas de contabilidade para empresas que facilitam o controle financeiro e contábil.

Contar com um sistema de gestão empresarial ajuda a otimizar o tempo da equipe e a organizar as informações da empresa. Com os módulos integrados específicos é possível ter total controle sobre os diferentes setores da empresa como estoque, vendas, cadastro de clientes e fornecedores, recebimentos e pagamentos, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e muito mais.

Contabilidade é importante para todos

É um grande erro acreditar que apenas grandes empresas devem fazer o controle contábil. Organização financeira é importante para qualquer empresa, e mais ainda para as pequenas que não dispõem de muitos recursos para investimentos.

Utilizar softwares específicos que ajudam na gestão é uma forma de proporcionar maior competitividade para a empresa e de aumentar a produtividade dos colaboradores. Um exemplo é a integração contábil, que se mostra cada vez mais essencial para as empresas.

O que é integração contábil?

Quando falamos de integração contábil nos referimos à integração entre o escritório de contabilidade ou o contador profissional e o sistema de gestão empresarial do cliente.

É muito comum haver problemas de falhas ou atrasos no envio de informações ou documentos fiscais da empresa para o contador, e isso pode causar sérios problemas como a perda de prazos e a incidência de multas.

Certamente o que motiva essas falhas é a vida atarefada do gestor ou empresário, que acaba se esquecendo de enviar os dados.

Neste tipo de situação bem comum a integração contábil tem como objetivo justamente eliminar esse desgaste e funciona através da integração perfeita entre os sistemas. Com ela é perfeitamente possível eliminar algumas tarefas manuais que consomem um grande tempo como recebimento, conferencia e organização de documentos, e a própria digitação das informações, eliminando os riscos de lidar com dados incorretos.

Quais são os principais benefícios da Integração Contábil?

A indústria se beneficia bastante desse recurso já que a produtividade é fundamental para otimizar os resultados. Vamos conhecer os principais benefícios da integração contábil.

  • Aumento da produtividade: normalmente as atividades contábeis exigem certa repetitividade em sua realização e, além disso, frequentemente acabam gerando retrabalho e erros. Essa repetição é eliminada com a integração contábil já que o contador consegue capturar as informações diretamente do sistema de gestão da empresa. Dessa forma os colaboradores que gastariam horas para realizar os registros, acompanhamentos e envio das informações, podem realizar outras atividades mais lucrativas.
  • Assertividade na Conciliação Contábil: da mesma forma, como o contador busca as informações diretamente no sistema de gestão, ele tem a certeza de estar utilizando informações corretas. É possível ainda configurar o sistema para que os registros sejam classificados corretamente, facilitando ainda mais a identificação dos dados.
  • Contador atuando como consultor: Com os processos automatizados é possível que o contador invista mais tempo em análises de informações e consiga avaliar as melhores oportunidades contábeis, atuando assim como um consultor de negócios, podendo contribuir ainda mais com a empresa.

Como escolher o melhor sistema de integração contábil para sua indústria?

É essencial ter atenção a alguns pontos para contratar o melhor sistema de integração contábil para a sua empresa.

  • Verifique a integração com os softwares contábeis: para funcionar corretamente é fundamental que a solução consiga se comunicar de maneira eficiente com o sistema contábil da empresa e do escritório de contabilidade. Assim você garante que as informações serão extraídas corretamente do ERP e também exportadas para o sistema do contador.
  • Exportação simples e completa: a solução de integração contábil deve ser simples e completa para que você consiga importar o plano de contas do sistema contábil para o sistema de integração.
  • Painel simples e visual: é fundamental que a visualização da carteira de clientes seja ampla e que permita o acompanhamento das informações

Agora você já sabe o que é integração contábil e qual é a importância dela para a indústria e para empresas em geral. Não perca mais tempo, escolha um sistema de integração contábil para a sua empresa e garanta a eficiência da sua contabilidade.