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Os melhores canais de comunicação para indústria

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Ter um bom relacionamento com os clientes, parceiros, futuros compradores e com os colaboradores é um dos passos fundamentais para melhorar a comunicação do seu negócio.

Por este motivo, é de extrema importância as indústrias estarem ligadas aos canais de comunicação que podem trazer excelentes oportunidades para o crescimento dos negócios.

Isso porque, os canais de comunicação permitem que você converse com seus clientes, esclareça suas dúvidas e receba feedbacks e sugestões. Além disso, através desses meios é possível criar um relacionamento de confiança com seus compradores. 

Deixar de investir e ampliar os canais de comunicação em uma indústria, é perder a oportunidade de ser visto e se distanciar de grande parte do público que está disposto a consumir as soluções que o seu negócio oferece.

Muito mais do que tendência, as empresas que não estão se posicionando digitalmente correm risco de serem deixadas para trás e perder visibilidade no mercado.

Mas como é possível facilitar o contato com clientes e parceiros? 

Com a escolha de estratégias assertivas de comunicação e a implantação de recursos que permitam a interação direta com o público, esse objetivo acaba se tornando mais fácil de ser alcançado.

Para ajudar nessa questão, elaboramos este post para mostrar quais são os melhores canais de comunicação para sua indústria. Ficou interessado? Então não deixe de nos acompanhar!

Neste artigo você vai conferir os seguintes tópicos:

O que é um canal de comunicação?

Os canais de comunicação são meios utilizados pelas empresas para manter um relacionamento com seus clientes e com o seu público alvo. 

Por meio destes canais as empresas e consumidores podem estabelecer uma relação por telefone ou internet, seja para atendimento, divulgação, negociação ou suporte.Essa aproximação da empresa com os clientes, melhora a satisfação do público e agrega valor no mercado. 

Com a evolução da tecnologia e a digitalização, principalmente dos consumidores e das ferramentas disponíveis, muitos usuários passaram a priorizar os canais de comunicação digitais.

Isso porque eles costumam ser mais rápidos de acessar e de obter resposta, e aos poucos eles foram priorizados pelos usuários. Além disso, a taxa de resolução dos canais digitais é maior, principalmente porque existem ferramentas que complementam o processo, como os chatbots.

No entanto, independentemente das características dos canais de comunicação que você utiliza na sua empresa, o processo de escolha do ponto de contato mais adequado deve se basear nas características do seu público.

Qual a importância de manter contato com o público?

Como citamos acima, manter um contrato com seu público é extremamente importante para o desenvolvimento da sua indústria. Um negócio só é realmente efetivo quando disponibiliza canais de comunicação com os clientes para ouvir sugestões e responder a dúvidas e objeções.

Por meio de um bom contato, uma página em redes sociais consilidada e uma frequência com o público, uma empresa pode conduzir os leads pelas etapas do funil de conversões e, consequentemente, da sua jornada de consumo.

A qualidade desse contato também será decisiva para garantir a fidelização e pontos como:

Melhores canais para a comunicação com clientes

Atualmente, existem uma variedade de meios que podem ser utilizados pelas empresas como canais de comunicação.

Tudo depende da estratégia que será utilizada e dos objetivos que a marca deseja alcançar. Para facilitar na escolha, listamos alguns canais de comunicação acessíveis e que grande parte das indústrias podem adotar. 

Redes Sociais

As redes sociais atualmente têm sido o principal canal para aproximar empresas e consumidores. Isso porque nas redes sociais você aumenta a interação com o seu público e ainda consegue ser encontrado de várias maneiras.

Estar presente, no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter é de suma importância e por este motivo a sua indústria, trabalha com conserto de portão automático, por exemplo,  precisa estar presente nas mídias sociais, apresentando soluções, notícias e novidades a respeito do negócio.

Site 

Como um canal de comunicação, o site é importantíssimo para divulgar todas as informações da empresa e se comunicar diretamente com o usuário. Além disso, dentro da página, seu site pode oferecer outros canais de comunicação, como por exemplo: chat online, SAC e e-mail. 

Ter um site torna sua empresa mais confiável para o público. Se você implementar nesse canal de comunicação algumas boas práticas de SEO, será mais fácil aumentar a visibilidade do seu negócio. 

Outra ferramenta que pode ser utilizada dentro do próprio site, é o blog, nele a sua empresa pode aumentar a divulgação dos conteúdos, promoções da empresa e ganhar uma maior visibilidade nos sites de busca.


Veja também:


 

E-mail marketing

O e-mail marketing é usado para alcançar o cliente da maneira mais rápida. O disparo de uma campanha por meio dessa ferramenta pode gerar um engajamento muito melhor do que o esperado.

Sem contar a praticidade e a segurança que os e-mails oferecem, pois podem ser acessados de qualquer lugar e todas as movimentações ficam registradas, aumentando a confiança e transparência na relação com o cliente. 

Aplicativos 

A mais nova tendência entres os empreendedores para ampliar os canais de comunicação dos negócios, tem sido a criação de aplicativos próprios.

Os apps podem ser personalizados para atender ao estilo e linguagem da empresa, além de permitirem a veiculação de anúncios que podem trazer bons retornos financeiros.   

A estratégia não só ajuda a expor melhor os produtos e serviços da empresa, mas também pode se tornar um grande canal de comunicação. Porém é muito importante que o aplicativo ofereça uma experiência positiva para o usuário, caso contrário a estratégia pode dar errado. 

Não deixe a comunicação interna de lado

Não basta desenvolver um ótimo relacionamento com os clientes e público-alvo da sua empresa se seu público interno e os colaboradores não estiverem alinhados com os objetivos da indústria. 

Os canais de comunicação também devem abranger os funcionários do seu negócio. Com uma comunicação interna eficiente é possível garantir que todos estejam totalmente alinhados ao discurso da organização e sigam os valores e missão da empresa.

O principal objetivo da comunicação interna é informar o que acontece no dia a dia dos trabalhadores da indústria. Ela é importante, pois promove o engajamento de cada profissional com suas tarefas, com os demais membros da equipe e com a empresa como um todo.

Por meio de uma comunicação eficiente, é possível fortalecer a cultura organizacional e estimular o bom comportamento, gerando maior sinergia para alcançar os resultados almejados pela empresa. Portanto, é necessário investir nos canais de comunicação internos para ter sucesso em todas as áreas. 

Conclusão

Escolher quais os canais de comunicação que serão utilizados na sua empresa fazem parte de um plano estratégico e elaborado de marketing. Isso porque será essa área que irá responder algumas perguntas sobre o público alvo do negócio.  

Como por exemplo: Qual a idade do meu público? Quais são seus hábitos de consumo? Onde residem? Preferem comprar pelo celular ou computador? Por meio dessas respostas será possível saber qual o canal de comunicação mais adequado para seus consumidores. 

Porém, é importante ressaltar que estar presentes nos mais diversos canais de comunicação e ter a mesma qualidade de experiência em todos eles, é uma ótima forma de potencializar as vendas e atrair possíveis clientes. Além de testar e avaliar quais opções foram mais efetivas para seu negócio.

E aí, gostou das nossas dicas? Conte para a gente e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

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