Site icon Blog Soluções Industriais

Dez setores da indústria já retomaram nível pré-pandemia

Dez setores da industria ja retomaram nivel pre pandemia

10 dos 13 setores mais importantes da indústria brasileira retomaram ou superaram os níveis de atividade praticados antes da pandemia de covid-19. 

Os setores que mais cresceram foram: máquinas e equipamentos, com aumento de 27,6% na receita líquida; alimentos e bebidas, que registrou alta de 23,5% no faturamento; e cimentos, com produção 22% maior do que em 2019. 

O setor com queda mais acentuada foi o de veículos, que produziu 21,8% menos que no período anterior à pandemia.

O levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo comparou dados fornecidos por entidades dos setores dos primeiros meses de 2019 com os de igual período em 2021, exceto para o setor de eletrodomésticos, que foram usados dados do 1º trimestre de 2020 ante 2019. Abaixo os números completos. 


Veja também:


 

Resultados 

Aço bruto; aumento de 4% na produção; Alimentos e bebidas: aumento de 23,5% no faturamento; Calçados: queda de 14,5% na produção; Cimento: aumento de 22% na produção

Eletrodomésticos: aumento de 0,61% nas vendas; Eletroeletrônicos: aumento de 1,8% na produção; Máquinas e equipamentos: aumento de 27,6% na receita líquida

Químicos: aumento de 3% na produção; Papel: aumento de 15% na produção; Plásticos: aumento de 7,9% na produção; Têxtil: aumento de 0,7% na produção

Veículos: queda de 21,8% na produção; Vestuário: queda de 5,6% na produção

Projeções Futuras

Segundo analistas, espera-se que os setores sigam em crescimento. A principal causa da recuperação é o aumento e a agilidade nas campanhas de vacinação contra covid-19, impulsionada pelos Estados e Municípios.

No entanto, existe a preocupação dos economistas e empresários com a disseminação da variante delta. Que pode estabelecer novas medidas de isolamento social e restrições nos comércios, assim freando a retomada geral. 

Outras barreiras para o crescimento são os custos de matérias-primas e de energia elétrica, alta dos juros, desemprego e falta de insumos em alguns setores.

Especialistas afirmam que a atividade industrial deve se normalizar no final do 2º semestre deste ano em vários segmentos. Caso não ocorra nenhum fato novo.

Exit mobile version