Como você lida com as demandas digitais da sua empresa? Quando o setor industrial utiliza os canais digitais como forma de awareness e posicionamento de marca, é comum terceirizar o trabalho. Porém, as companhias sempre se deparam com o dilema de contratar um profissional freelancer ou uma agência especializada. Então, para te auxiliar na tomada de decisão diante de uma demanda digital, vamos te mostrar as diferenças entre cada serviço:

O que é um freelancer?

O profissional Freelancer é aquele que realiza trabalhos e projetos específicos para uma empresa sem possuir vínculo empregatício. Por isso, ele produz com mais flexibilidade, dentro de um prazo estabelecido e pode trabalhar fora da empresa que o contratou.

E uma agência digital, o que é?

São empresas que desempenham um papel fundamental na melhoria da presença digital das companhias que as contrataram. Elas atuam em áreas como desenvolvimento web, marketing digital e gestão de site, com foco em resultados mensuráveis para os clientes.

Freelancer x Agência digital

Agora entenda as principais diferenças entre a execução de projetos digitais para cada um deles: 

Diversidade de serviços

Enquanto um freelancer é especialista em uma área específica, uma agência digital oferece serviços em diversas frentes, como sites, redes sociais, marketing e aplicativos. Afinal, ela possui diversos profissionais qualificados em diferentes segmentos. Dessa forma, contratar uma empresa pode ser muito mais prático na hora de integrar a sua presença digital e buscar novos resultados online. 

Cronograma

As agências digitais, como a Prodweb, geralmente trabalham com projetos planejados, considerando todo um cronograma de entrega que sincroniza a disponibilidade da equipe, os recursos necessários para o trabalho e o prazo do cliente. Já o profissional freelancer, por atender a demandas específicas, é capaz de se dedicar exclusivamente a um projeto e, assim desenvolvê-lo sem a necessidade de um planejamento avançado. 

Contrato

Ao contratar um freelancer é necessário atenção redobrada na papelada. Afinal, não são todos os profissionais que possuem contrato definido. Por outro lado, uma agência digital possui toda a documentação necessária para firmar parceria, atentando-se a cada detalhe do projeto. 

Reputação 

Quando você observa que a agência é reconhecida e conta com a confiança de outras empresas, a sensação de segurança é muito maior do que quando você entrega o seu projeto para um freelancer sem referência.

Recursos

As agências geralmente possuem um vasto portfólio de ferramentas avançadas que tornarão o seu projeto mais robusto e incrementado, desde bancos de imagens até integrações de marketing. Enquanto isso, o freelancer pode se restringir às ferramentas mais comuns utilizadas para aquele tipo de projeto.

Valor

Como as agências possuem toda uma estrutura física, uma equipe com diversos profissionais e recursos de ponta, é natural que o valor do seu projeto seja mais alto em relação ao freelancer. 

Considerando a importância da presença digital para as indústrias, todo projeto tecnológico deve ser desenvolvido com uma parceria capaz de entregar resultados. Por isso, é válido estudar cada um dos pontos que listamos para entender qual é a melhor forma de seguir com a criação da sua demanda.