//Como ações de endomarketing na indústria podem fazer toda a diferença nos resultados

Como ações de endomarketing na indústria podem fazer toda a diferença nos resultados

Em um mercado tão competitivo, onde a produtividade de cada colaborador é importante, as empresas não podem arcar com o custo ter pessoas desengajadas e desinformadas – principalmente na indústria. 

Para alcançar melhor produtividade e alinhamento entre os funcionários, os aliados mais efetivos são uma comunicação interna efetiva e ações de endomarketing bem pensadas

As ações voltadas para o público interno têm provado sua importância, impactando principalmente nos resultados do negócio e destacando-se nas indústrias, um segmento que possui suas próprias oportunidades e estratégias, como por exemplo o desafio de fazer a informação chegar ao público operacional. 

Neste artigo, falarei mais sobre como criar ações de endomarketing que realmente alcançam e engajem todos os colaboradores – até os operacionais.

Endomarketing para indústrias: é realmente necessário?

A resposta não poderia ser outra: com certeza! A percepção dos colaboradores operacionais é tão relevante para a imagem da sua empresa quanto das outras áreas.

Em indústrias, este público normalmente representa a maioria dos colaboradores, e tê-los desengajados e desinformados pode ter impactos diretos na produtividade e no aumento de rotatividade.

Comunicar e promover os valores e a visão da empresa para este público é muito importante e as ações de endomarketing têm o objetivo de reforçar o sentimento de pertencimento e a conexão entre os empresa e funcionários. 

Como fazer as ações de endomarketing para indústrias darem resultado

Para as ações de endomarketing voltadas os colaboradores operacionais de indústria serem efetivas, tanto o perfil do colaborador quanto o canal são muito importantes.

Primeiramente, não será possível planejar ações de endomarketing efetivas sem que você saiba quais são as necessidades e desejos do público. Claro, é sim importante fazer comunicados institucionais para os colaboradores, mas são as ações de endomarketing ligadas ao público que geraram interação. 

Essa é uma verdade nas redes sociais casuais que usamos todos os dias e também no endomarketing da sua empresa: as pessoas só se engajam com o que realmente as importa. Você já se perguntou se as ações que você promove envolvem assuntos que realmente importam para o público operacional?

Como dica prática, pesquisas internas são uma boa forma de conseguir dados e informações relevantes sobre seu colaborador operacional, e em conversas com eles tenho certeza que você terá vários insights. Entre as informações úteis que você pode retirar dessa pesquisa estão: dados demográficos, interesses, desafios, hobbies, entre outros.

Já sobre o canal, por ser um público que não trabalha na frente do computador, com acesso à internet e a canais mais comuns (como e-mail e intranet), é preciso pensar em ações de endomarketing que trabalhem com canais alternativos. 

Um exemplo é a TV Corporativa, que nossos clientes usam integrada ao SocialBase, a nossa ferramenta de comunicação interna. Essa integração do SocialBase é um bom exemplo para alcançar tanto os colaboradores administrativos, com a versão da ferramenta web, quanto os operacionais, na versão mobile e nas TVs instaladas nas fábricas.

Em resumo, o que fazer?

Muitos aprendizados podem ser tirados ao analisar o tipo de comunicação e público que você tem aí na sua empresa, seja ela pequena ou grande, com um diálogo mais aberta ou não. Mas quero destacar alguns pontos importantes para você ter em mente sempre que for planejar uma ação de endomarketing:

  • Conheça os interesses e necessidades do colaborador operacional;
  • Encontre os canais certos para cada momento e ação;
  • Incentivo a interação e o reconhecimento entre os colaboradores.

Unindo os insights retirados de pesquisas e conversas com os colaboradores à utilização assertiva de canais como TV Corporativa, rádio corporativa e aplicativos de comunicação, tenho certeza que você terá muito sucesso nas ações de endomarketing na indústria.

Caso queira entender mais sobre essa relação entre endomarketing e comunicação interna, falamos mais sobre isso no artigo “Comunicação Interna e Endomarketing: opostos ou aliados?“ no blog da SocialBase.

Espero que o artigo tenha sido útil, e se houver algum comentário sobre a experiência que você tem na sua empresa, por favor deixe um comentário!

Escrito por Lucas Ferreira

Produtor de conteúdo e designer com experiência em Publicidade, atualmente faz parte da equipe de Customer Growth da SocialBase e escreve para o blog da empresa, um dos principais sites brasileiros sobre comunicação interna.