Prospectar clientes pela internet pode ser uma ótima forma de lucrar e expandir cada vez mais o seu negócio.

Trabalhar com vendas não é e nunca foi uma tarefa fácil, atrair clientes e faze-los fiéis é quase uma parte.

Antigamente precisávamos prospectar clientes de formas extremamente difíceis e desgastantes, o marketing boca a boca era a melhor forma de conseguir novos clientes. Entretanto, nem sempre era uma forma eficaz.

Com o crescimento estrondoso da internet e a popularização das mídias digitais, estar mais próximo de seu cliente tornou-se algo totalmente dentro da nossa realidade. 

Sendo assim, prospectar clientes com a internet é uma ótima opção. 

Não tem como dizer que não, a internet tem feito de nós seres cada vez mais conectados. Mas, vender ainda é um desafio e o papel do vendedor para convencer os clientes ainda é essencial. 

Como posso prospectar clientes para minha empresa através da internet?

Tenha um planejamento

Prospectar clientes não é nada fácil. Entretanto, na internet é importante fazer um planejamento de forma a avaliar seus concorrentes e pensar em como aplicar ou modificar aquilo que outras empresas já fazem, adaptando e melhorando a ideia para seu modelo de negócio.

Saiba quem é o seu público-alvo

Saber seu público-alvo é de extrema importância para valorizá-lo e fazer com que ele sinta que sua empresa trará algum benefício a ele. Lembrando que saber o público alvo é importante para a criação de qualquer promoção, anúncio e outros projetos para sua empresa.

Busque potenciais clientes

Essa etapa é uma das mais simples, busque na internet potenciais clientes para sua empresa. Tudo isso após saber quem é seu público-alvo, claro. E faça uma lista de prospecção.

Utilize as redes sociais e buscadores online a seu favor

Faça pesquisas nos buscadores como Google, utiliza redes sociais e blogs nos quais seus potenciais clientes da sua lista de prospecção se encontram. Estude bem todos eles de modo geral, quais são seus hobbies, idade, empresa em que trabalham e principalmente quais seus interesses.

Saiba como abordar seus potenciais clientes

Após todas as pesquisas, você precisará abordá-lo. Mas, precisa dizer o que seu potencial cliente quer ouvir. 

Sabendo qual o perfil do seu potencial cliente, prepare-se para falar sobre o que ele está interessado em ouvir, agindo de acordo com o perfil do cliente, sendo maiores as chances de transformá-lo em um cliente fiel a você e a sua empresa.

Lembrando que sua abordagem determinará a visão do potencial cliente sobre sua empresa e suas lembranças sobre os valores da sua marca. 

Faça contato com seu potencial cliente

Partindo do ponto que você já sabe dados como telefone, e-mail e links de redes sociais de seu potencial cliente, faça contato com ele. 

Esse contato tem como objetivo mostrar que você de fato existe e que sua empresa é uma empresa que se preocupa com os clientes. 

Apresente-se de forma simples, sucinta e que faça com que o potencial cliente fique interessado em saber mais sobre você e sua empresa. Demonstre sua intenção em ajudar.

Use plataformas de pesquisa de empresas na internet

Hoje em dia existem algumas soluções muito interessantes, onde você pode pesquisar empresas por setor específico, por CNAE, ou até mesmo usar outros parâmetros.

Um exemplo é a ferramenta cnpj.biz que é referência no mercado de pesquisa de empresas.

Faça contato em redes sociais

Você pode entrar em contato com seu potencial cliente através das redes sociais. 

Entretanto, é importante ter cuidado com esse tipo de contato. Nem sempre ele vai querer que alguém entre em contato através de alguma rede social para oferecer um produto ou um serviço, já que as redes geralmente são utilizadas apenas para fins de lazer.

Mostre que sua empresa é uma empresa séria

É importante que você aposte em algumas ferramentas que farão com que seu potencial cliente veja sua empresa com outros olhos. Por mais que ele precise se identificar com você, ele precisa saber, perceber e entender que sua empresa é uma empresa séria acima de tudo.

Por isso, é importante que você tenha e-mails com domínio profissional, por exemplo, além de um site e contatos.

Ao encaminhar um e-mail a um potencial cliente com a extensão do e-mail no nome de sua empresa, ele terá a curiosidade de saber mais sobre você e sobre a empresa que está representado.

Além de passar mais seriedade e divulgar sua empresa através do e-mail.

O que devo considerar antes de começar a prospectar clientes com a internet?

Mesmo com a evolução da internet, com a facilidade de comunicação e com ferramentas de automatização, o relacionamento ainda é algo muito válido na hora de fechar um negócio. Ou seja, quanto mais humanizado um atendimento e um contato, maiores são as chances de um cliente fechar um negócio.

As ações de marketing que mais alcançam resultados são aquelas que trazem mensagens cativantes, relevantes e que aproximam o público. 

É importante fazer com que o potencial cliente sinta-se importante e se identifique com sua história e com a sua empresa. A relação cliente-fornecedor é uma relação de troca e a troca deve ser estabelecida antes mesmo de fechar negócio. 

Oferecer conteúdo gratuito também é uma ótima opção para conquistar clientes e fazer com que eles tragam mais clientes para sua empresa.

Quanto mais próximos de você seus clientes estiverem, mais fácil será de construir uma boa relação com eles e manter essa relação de forma saudável e duradoura para seu negócio.

O tratamento com seu cliente impacta diretamente na tomada de decisão de um potencial cliente fechar um negócio ou não.

E comprar leads é válido para atrair potenciais clientes para minha empresa?

No Marketing Digital, lead significa um potencial cliente ou consumidor, ele é identificado no momento em que o cliente demonstra grande interesse em adquirir um produto ou consumir um serviço. 

O lead acaba se tornando parte do funil de vendas da sua empresa, fazendo com que passe por uma análise e seja trabalhado pela equipe de marketing com o objetivo principal de fazer com que esse lead feche negócio e torne-se um cliente fiel à sua marca.

Assim como em qualquer tipo de negócio, há um esforço para fazer com que um potencial cliente vá até sua empresa com o objetivo de realmente fechar negócio e adquirir seu produto.

Os leads gerados de forma orgânica são muito válidos e se transformam em potenciais clientes que lhe auxiliarão na obtenção do lucro de seu negócio.

É válido falar que após a compra dos leads, os profissionais responsáveis pelos atendimentos e vendas irão perder tempo contatando pessoas que talvez não sejam potenciais compradores, gerando desgaste não só por parte de sua equipe, mas por parte da pessoa que porventura pode ter uma visão ruim da sua empresa e da forma com que você entra em contato com aqueles que ainda nem são seus clientes.

O marketing de conteúdo de forma automatizada é a técnica mais utilizada para captação de leads, além de pesquisas através de redes sociais e vendas de bancos de dados com informações relevantes para contatar seus potenciais clientes. 

As empresas responsáveis por vender leads, ou seja, por vender informações de potenciais clientes fazem um processo de avaliação de perfil onde você define algumas características específicas de seu potencial cliente:

  • Nome do potencial cliente;
  • Empresa em que trabalha;
  • Localização da empresa em que trabalha;
  • Informações de contato (telefone e e-mail);
  • Endereço residencial.

Entretanto, essa não é uma forma tão boa de prospectar clientes. Nem sempre as conexões feitas pelo sistema de geração de leads automático são conexões reais.

Por esses motivos, é mais que válido investir em ações reais atraindo pessoas reais para seu negócio. 

Prospectar clientes com a internet é sim um desafio, mas manter o nome da sua empresa como referência no mercado é mais importante do que qualquer negócio.