Você possui um negócio online e ainda não conhece ou investe em Marketing de Conteúdo? Confira neste artigo motivos incontestáveis e maneiras simples de aplicar a estratégia que fará sua marca conquistar ainda mais sucesso e credibilidade.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo em linhas gerais, é a maneira de fazer marketing através da oferta de conteúdos digitais relevantes, informativos e engajadores. Essa estratégia visa atrair o público, melhorar e aproximar a relação com os clientes e gerar autoridade para as marcas.

É considerado uma das principais estratégias de Inbound Marketing por objetivar a captação, conversão, venda e relacionamento com os consumidores de forma sutil, eficiente e duradoura.

Os formatos utilizados para isso são diversos: vídeos, infográficos, podcasts e principalmente blog posts. O que todos precisam ter em comum para obtenção de um bom retorno é conteúdo original, de qualidade e com referências confiáveis.

O Marketing de Conteúdo também é peça-chave para aumentar os acessos por tráfego orgânico em sites e blogs, e tudo isso tendo um ótimo custo-benefício em relação ao investimento em outras estratégias de marketing digital.

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Com as constantes e aceleradas transformações no mercado digital refletindo diretamente nas relações de consumo, surgiu um novo perfil de consumidor, com posicionamentos muito mais exigentes, curiosos e críticos.

Antes de efetuar uma compra ou contratar um serviço, as pessoas buscam por informações precisas e de qualidade, analisando a concorrência, tirando todas as dúvidas e buscando pelos diferenciais de cada empresa.

Neste cenário, não é mais o preço ou publicidade direta que norteiam a decisão do consumidor. O determinante é se as marcas irão responder às perguntas dele de forma objetiva e personalizada, convencendo-o de que oferecem o melhor para o que ele busca.

É por essa razão que adotar o Marketing de Conteúdo em sua empresa é uma via muito eficaz para melhorar o relacionamento com os consumidores já fidelizados e passar confiabilidade e informação para clientes em prospecção.

Através de uma comunicação assertiva, direcionada e informativa, os consumidores se interessam muito mais por seus produtos/serviços e passam a enxergar o seu negócio como referência e autoridade no nicho em que atua.

Ao disponibilizar conteúdos focados nas preferências dos clientes, eles também se sentem muito mais próximos e engajados com sua marca, compartilhando espontaneamente daquilo que tiveram acesso e gerando assim mais promoção para sua empresa.

Como investir em Marketing de Conteúdo?

Investir em Marketing de Conteúdo não é uma tarefa difícil, tampouco custa caro, mas exige atenção para alguns pontos que farão toda diferença na hora de visualizar os resultados. E o primeiro ponto que você deve se atentar é na definição de seu público.

Criar conteúdo sem ter ideia de qual público você busca atingir é um investimento fadado a pouco ou nenhum retorno. Pense no perfil dos clientes, seus interesses, dúvidas e dilemas e, então, defina uma persona para quem a produção será direcionada.

Concluído esse passo inicial, planeje uma pauta que atraia seu público-alvo. Ela pode ser a resposta a uma pergunta, dicas ou soluções para algum problema. O fundamental é que seja pensada para ele, mas que tenha também relação com seu produto/serviço.

Ao iniciar a produção, se pergunte: você está criando para pessoas ou algoritmos? Lembre-se que o perfil do consumidor está mudando e que a exigência tem se tornado muito maior. As pessoas buscam por experiências personalizadas e de qualidade.

É importante sim que você faça uso de técnicas de SEO e demais estratégias para ranquear bem seu site, blog ou loja virtual, mas o essencial é que você esteja produzindo de forma que seu público saiba que ele é a prioridade de sua empresa.

Por fim, invista na qualidade e originalidade. Seu cliente deseja consumir conteúdos envolventes, bem planejados e executados. Ele não busca por mais do mesmo, muito menos quer se deparar com algo mal escrito ou inconsistente.

Seguindo essas premissas simples, você obterá resultados promissores e fará do seu negócio uma verdadeira case de sucesso!