Os marketplaces são responsáveis por uma fatia considerável das vendas online no Brasil. Para quem está iniciando um novo negócio no comércio eletrônico e ainda é pouco conhecido, esta é uma maneira muito eficiente de colocar os produtos em evidência. Com as possíveis vendas que serão feitas através das principais lojas do mercado, você terá condições de seguir investindo.

Mas será que apenas vender produtos nos marketplaces basta?

Tudo depende muito dos objetivos, mas para quem deseja ter um e-commerce de sucesso a resposta é não. O ideal neste caso é aliar uma loja virtual própria com a presença nos marketplaces.

Existem plataformas que oferecem integração com os principais marketplaces, então dessa forma você cria, personaliza, configura sua loja e ainda consegue ter seus produtos nos principais sites do comércio eletrônico brasileiro.

Vamos conhecer agora com um pouco mais de detalhes quais são os benefícios de conciliar as estratégias e atuar nas duas frentes.

Mais visibilidade

Você pode até se perguntar: como assim mais visibilidade se os marketplaces são os principais portais de vendas do e-commerce? Mas é isso mesmo, ter sua própria loja virtual juntamente com produtos nestas grandes lojas aumenta sim suas possibilidades de ter mais visibilidade.

Se você contar apenas com os marketplaces, seus produtos serão mais alguns em meio a outros milhares. E sua marca? E sua identidade visual? E seus contatos? E suas próprias promoções?

Ter um site com um domínio que identifique o nome da sua loja, toda personalizada conforme você planejou e com um bom trabalho de divulgação e de SEO tornarão seu negócio ainda mais conhecido.

Mais autonomia

É fundamental para ter sucesso você ter autonomia para criar suas próprias estratégias e promoções. E isso somente será possível se você tiver sua loja. Nos marketplaces você apenas vai seguir as regras do mercado e as políticas das grandes lojas.

Isso é pouco se pensarmos tudo que você pode conquistar no mundo online. Com uma loja virtual você poderá aos poucos criar uma grande base de contatos, terá liberdade para trabalhar ofertas exclusivas, modificar preços de acordo com o momento do mercado ou de acordo com suas estratégias.

E tem mais, você terá a possibilidade de fidelizar clientes. A autonomia de um e-commerce próprio permite que você se relacione de maneira mais próxima com seus visitantes, com seus leads e com seus clientes.

Mais faturamento

Por mais que durante algum tempo sua principal receita seja oriunda dos marketplaces, aos poucos você terá a oportunidade de equilibrar essa situação. Lembrando que cada marketplace cobra um percentual sobre as vendas que você realiza.

Ou seja, a receita que você tem nunca será integral, os percentuais não costumam ser baixos. O que é normal de acontecer, evidentemente usar a estrutura de uma grande loja teria um custo, mas você precisa ter outros meios de garantir mais faturamento.

Quanto mais loja se tornar conhecida e quanto mais vendas você fizer por lá, maior será sua renda. E os custos de ter um e-commerce próprio nem sempre são elevados. Existem plataformas com ótimo custo benefício, uma mensalidade bastante acessível e recursos muito importantes para ajudar seu negócio a prosperar.

Hora de investir

Agora que você viu os benefícios de ter uma loja virtual ao mesmo tempo em que possui seus produtos nos marketplaces, que tal iniciar o planejamento e os investimentos para ter sua loja?

Aprimore seus conhecimentos em e-commerce, saiba como explorar os marketplaces da melhor maneira, e aprenda também tudo sobre como ter uma loja virtual de sucesso.

Coloque as mãos na massa e tenha sucesso na sua empreitada no mundo online!

Este artigo foi produzido por Gustavo Faleiro, Gerente de Marketing da Loja Virtual.