Conheça as vantagens que sites responsivos oferecem para o usuário e para sua empresa.

Um dos temas mais citados na Conferência E-Commerce Brasil PR 2019 foi a importância dos sites responsivos para a indústria e o varejo.

O evento, que aconteceu em Curitiba nos dias 24 e 25 de abril, trouxe alguns números que reforçam essa importância:

– Em 2018, mais de 58 milhões de brasileiros compraram online pelo celular, representando 35% do total de compras online;

– Em 2013, esse percentual era de apenas 5%.

O QUE SÃO SITES RESPONSIVOS?

Com o crescimento constante dos acessos e compras online via dispositivos móveis, aumenta também a importância do desenvolvimento de sites responsivos.

E ao contrário do que muitos pensam, sites responsivos não são apenas sites adaptados para visualização no celular. O contrário também é verdadeiro.

Afinal, hoje muitos projetos já nascem “mobile first”. Ou seja, criados e projetados primeiramente para visualização nas pequenas telas dos smartphones. E neste caso eles também precisam ser responsivos, mas para as telas dos desktops.

Sites responsivos são aqueles desenvolvidos para se adaptar a qualquer resolução e formato de tela. Não importa se você está navegando pelo desktop, tablet ou celular, se o site for responsivo você terá a melhor experiência possível.

Isso porque um site responsivo identifica a largura de cada dispositivo e ajusta as dimensões das imagens, fontes e demais elementos de acordo com o espaço disponível.

Isso significa que você não vai precisar ficar dando zooms ou rolagens desnecessárias para ler o conteúdo desejado, ou clicar no que precisa.

Confira algumas das vantagens de desenvolver um site responsivo:

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Sites responsivos melhoram a experiência do usuário. E isso pode fazer toda a diferença para a conversão de vendas de sua página.

De acordo com o Google Think Insights, há 61% de chances de o usuário desistir do seu site e partir para um concorrente se ele o acessar pelo celular e não encontrar facilmente o que procura.

Já se ele tem uma experiência positiva, as chances de conversão são de 67%.

CRESCIMENTO DO ACESSO MOBILE

O Brasil já superou a marca de mais de um smartphone ativo por habitante, e hoje conta com 220 milhões de aparelhos conectando-se à internet. Ou seja, seu site precisa ser responsivo!

SEO

Quando um usuário realiza uma busca através de dispositivos móveis, o Google favorece os sites responsivos. Isso promove um aumento no tráfego orgânico, colaborando para que seu site apareça melhor ranqueado nos resultados de busca.

AUMENTO DAS VENDAS

De acordo com estudo da Criteo S.A., 50% de todas as vendas online no Brasil já são realizadas em dispositivos móveis.

AUMENTO DA VELOCIDADE DA PÁGINA

O Google PageSpeed Developers recomenda que o conteúdo acima da dobra nos dispositivos móveis seja carregado em menos de 1 segundo, e o carregamento completo da página em menos de 2 segundos.

E isso dificilmente acontecerá quando uma versão desktop de site não responsivo precisar ser carregada em um dispositivo móvel.

Os sites responsivos já são mais leves e otimizados para todos os dispositivos.

DIMINUIÇÃO DA TAXA DE REJEIÇÃO

Os sites responsivos têm menor taxa de rejeição, que é quando um usuário entra e sai de seu site sem realizar qualquer interação com a página.

Com uma taxa alta de rejeição, o Google pode interpretar que o conteúdo daquele site não é relevante, fazendo com que ele perca posições no ranking de busca orgânica.