Você sabia que aproximadamente 30% dos sites são desenvolvidos em WordPress? Ou seja, a cada 3 sites que você visita, muito provavelmente um deles é desenvolvido com o CMS mais utilizado do mundo.

Mas o que é CMS?

CMS é a sigla em inglês para Content Management System, em português: sistema de gerenciamento de conteúdo. Nada mais é que um painel administrativo para que você crie, edite e publique conteúdo em seu site, sem precisar editar código. Existem diversos no mercado como Joomla, Magento, Drupal, o próprio WordPress entre outros.

Por que escolher WordPress?

A razão mais simples seria dizer que sendo o mais utilizado do mundo, então este é o melhor. Certo?

Mais ou menos isso mesmo, mas vamos aos motivos:

  • Ele é Gratuito!

Outro motivo para ele ser o queridinho da internet é o fato dele ser gratuito (open source). Para ter um site em WordPress, basta entrar no site e fazer o download, sem precisar pagar nada por isso. Você irá apenas precisar de um domínio (seusite.com.br) e uma hospedagem para que o site fique ativo. Muitas hospedagens já oferecem a instalação, mas você mesmo pode fazer a instalação do WordPress.

  • Custo-benefício para criação e manutenção

Pela sua popularidade e facilidade, a mão-de-obra para desenvolvimento e manutenção de sites em WordPress acaba sendo muito mais barata, quando comparada a outras tecnologias. Sem contar o fato que com um pouco de estudo, você mesmo consegue desenvolver seu site ou blog, ou até mesmo escolher um tema (template) WordPress pronto e apenas customizá-lo.

  • Liberdade

Com um site em WordPress, dificilmente você ficará preso ao profissional ou agência que criou o seu site. Com um treinamento adequado, você mesmo consegue atualiza-lo. Portanto, caso não queira pagar mensalidade para edição e ajustes no site, não precisa.

Além disso, se quiser trocar de agência ou profissional, o processo é muito simples e certamente será possível que outra pessoa administre um site em WordPress que não é de sua autoria.

*obs.: muito importante se atentar ao contrato de desenvolvimento do site, para que você tenha a propriedade do código fonte, bem como do banco de dados. (dica: nunca trabalhe sem contrato)

Quer entender quanto custa desenvolver um site em WordPress e outras plataformas? Confira este post

Mitos sobre WordPress

É uma plataforma ruim. 

Existem empresas e profissionais ruins trabalhando com essa plataforma. Por ser gratuita e fácil de mexer, existem muitos profissionais despreparados que vendem sites, que são apenas temas gratuitos editados cheios de plug-ins para realizar funções que deveriam ser corretamente codificadas.

É uma plataforma lenta.

É sim uma plataforma robusta, que pode ter uma estrutura pesada dependendo de como for desenvolvido. A escolha de uma hospedagem adequada é fundamental para ter um bom tempo de carregamento das páginas. Isso é válido para qualquer tipo de site, independente da plataforma.

É apenas uma plataforma para blogs.


Originalmente foi desenvolvido para ser uma plataforma de blog, mas hoje em dia é possível fazer praticamente qualquer tipo de site em WordPress, desde sites institucionais, blogs, sites de notícias, intranet, loja virtual (Woocommerce) e por aí vai. Claro que o custo também varia consideravelmente.

Não precisa de manutenção


Você deve sempre estar atento as atualizações para manter o seu site seguro e funcionando corretamente.

Resumindo, ter um site em WordPress é uma ótima escolha em relação a custo-benefício. Deve-se ter alguns cuidados para contratar uma agência ou profissional especializado, assim como realizar a correta manutenção preventiva.

Tem mais dúvidas sobre criação de sites em WordPress? Deixe seu comentário.

Este artigo foi escrito por Bruno Lamattina, Diretor de Interatividade na Lamattina Marketing Digital.