Para quem está planejando ingressar ou retornar para o mercado de trabalho em 2020 é indispensável antecipar o cenário do próximo ano.

Afinal de contas, é interessante determinar uma estratégia de ação, como buscar investir em cursos com foco no desenvolvimento e capacitação, que estejam de acordo com o mercado de trabalho.

Além do mais, investir em uma área para formação profissional irá garantir não só uma chance maior de empregabilidade, para o profissional, como também pode determinar a sua entrada em uma profissão que posteriormente pode se transformar no início do desenvolvimento da sua carreira de sucesso.

Então, conheça a seguir os melhores cursos para ingressar no mercado de trabalho em 2020 e nos anos seguintes, já que garantir as melhores oportunidades de emprego também vai aumentar suas chances de conquistar uma renda atraente para o futuro.

Falta de dinheiro não é desculpa para ficar parado e não se qualificar, existem diversas plataformas que oferecem cursos online grátis, mesmo que introdutórios, nas áreas citadas abaixo. Confira:

Cursos promissores para o mercado de trabalho em 2020

O levantamento dos cursos e profissões com melhores perspectivas de emprego e renda para os próximos anos, apresentado abaixo, considera aspectos como demanda no mercado de trabalho, oferta de mão de obra e taxa de empregabilidade.

Confira a seguir os melhores cursos, para aqueles profissionais que buscam investir no seu desenvolvimento profissional de maneira inteligente, e conquistar uma carreira de sucesso em breve.

Administração

O administrador tem a função de gerenciar os recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa, organização ou instituição.

Deste modo seu dever é organizar e otimizar o setor em que trabalha com o objetivo de melhorar os resultados, maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos.

O curso de Administração é do tipo bacharelado e tem duração média 4 anos.

Mas o profissional que deseja atuar na área pode ingressar no mercado de trabalho com o curso tecnólogo, mas para crescer na carreira é interessante manter-se atualizado e fazer cursos de especializações.

Arquitetura e Urbanismo

O Arquiteto tem a função de organizar e projetar áreas externas e internas, levando em consideração critérios de conforto, estética e funcionalidade.

Cabe ao arquiteto coordenar e projetar a construção e a reforma de obras, fazendo a planta e decidindo quais os materiais serão utilizados.

O curso de Arquitetura e Urbanismo é do tipo bacharelado e tem duração média de 4 anos. Para atuar na área, além do curso de graduação, o profissional também vai precisar de um registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região onde pretende atuar.

Ciências Contábeis

O profissional que se forma em Ciências Contábeis atua como contador de uma empresa, organização ou instituição.

Deste modo ele fica responsável por controlar receitas, despesas e lucros da mesmo, por meio de elaboração de registros das atividades financeiras, relatórios e balanço patrimonial.

Ou seja, é o profissional que controla todo o dinheiro que entra e sai da empresa.

A curso de graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado, tem duração média de quatro anos e pode ser presencial ou a distância.

Além disto, para exercer a profissão também é preciso obter um registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do estado onde pretende atuar.

Estatística

O profissional de Estatística planeja e executa o levantamento de informações, por meio de questionários, entrevistas e medições apuradas, que em seguida são analisadas, organizadas e interpretadas para encontrar resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais, que ajudam na tomada de decisões em empresas públicas e privadas.

A curso de Estatística é oferecido principalmente no grau de bacharelado, entretanto existe curso de licenciatura, intitulado Matemática e Estatística, a duração média do curso é de quatro anos.

Esse é um curso de intensos estudos sobre matemática e computação, então os profissionais da área devem, preferencialmente, ter facilidade para lidar com computadores e programação.

Marketing Digital

O Marketing Digital é uma área do marketing, que tem como principal função utilizar as técnicas de marketing para divulgar produtos e serviços por meio da internet e de mídias digitais.

Deste modo, o profissional que deseja atuar na vertente de marketing digital deve investir em um curso de Marketing com ênfase em Marketing Digital.

O curso de Marketing Digital pode ser do tipo bacharelado, que tem duração média de quatro anos, ou tecnólogo, que tem duração média de dois anos, e o curso pode ser presencial, a distância ou semipresencial.

Além disso, o curso de Marketing Digital também é oferecido na modalidade Pós-graduação, especialização, para profissionais das áreas de comunicação, marketing, administração, gestores e pessoas com interesse em aprender a lidar com essa nova tendência do mercado

Recursos Humanos

O profissional da área de Recursos Humanos tem o dever de cuidar da gestão das pessoas dentro de empresas e instituições.

Pois são os profissionais desta área que são responsáveis por desenvolver e gerenciar planos de carreira, analisar estratégias institucionais, elaborar planos táticos e operacionais de recrutamento, selecionar, avaliar e treinar os funcionários.

O profissional que deseja atuar na área de Recursos Humanos pode optar por fazer um curso superior tecnólogo em Recursos Humanos ou em Gestão de Recursos Humanos, que tem duração média de 2 ou 3 anos e disciplinas mais focadas nos estudos práticos.

Ou seja, totalmente voltado para as atividades realizadas no departamento de RH.

Tecnologia

A área de TI é bem abrangente, visto que trata-se de um setor vasto e em constante ampliação, já que a transformação digital impacta todas as áreas do mercado de trabalho.

Também é um setor muito carente de profissionais qualificados, então costuma oferecer boas oportunidades e salários atrativos.

Além disso, existem muitas opções de cursos na área, que vão desde cursos profissionalizantes até a alternativas de cursos de graduação.

Os cursos da área de TI também contam com opções presencial ou a distância, quanto a durabilidade, ela pode variar muito, dependendo do tipo de curso.

Quer trabalhar por conta própria? Já publicamos aqui no blog do Soluções Industriais um super conteúdo, com 5 ideias para trabalhar com prestação de serviços, não deixe de conferir.

O que achou das sugestões de cursos para ingressar no mercado de trabalho em 2020? Deixe sua opinião nos comentários.