Sempre que surge o desejo ou a necessidade de realizar uma reforma já começam as preocupações. Existe um misto de alegria e estresse que nos envolve, porque do mesmo modo que sabemos que é muito bom renovar o visual da casa, sabemos, também, que obras são sempre estressantes. Se é este o seu caso veja as sugestões que o Habitissimo listou para que sua reforma seja mais tranquila.

FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO

Antes de mais nada pare e pense em tudo que você precisa, ou seja, faça um planejamento. Sua reforma será na casa toda ou apenas em um cômodo? Você vai fazer mudanças estruturais? Os materiais já foram escolhidos ou ainda está em dúvida com relação aos revestimentos que vai colocar no piso e nas paredes? Não tenha pressa de pesquisar, analisar cada detalhe, buscar inspiração em outros projetos, enfim, ter tudo isso muito claro em sua mente para que você consiga passar suas necessidades ao profissional que executará sua reforma.

Decoração para casa

PROCURE BONS PROFISSIONAIS E SOLICITE ORÇAMENTOS

Não economize neste quesito. Alguns serviços precisam ser executados por profissionais que tenham conhecimento técnico, principalmente se for necessário alterar alguma parte estrutural do imóvel. Quando o trabalho é mal feito não demora muito para surgirem problemas, que vão precisar ser resolvidos rapidamente, e isso vai fazer com que você gaste um dinheiro que poderia ter sido investido, lá no início, contratando mão de obra especializada. Entende como esta economia não é muito eficiente? Então faça uma boa pesquisa de preços e solicite orçamentos. Assim você consegue fazer um comparativo e escolher o melhor custo x benefício. Não esqueça de contratar empresas, ou profissionais, que tenham boas referências.

Reforma de banheiro

FAÇA UM CRONOGRAMA PARA ESTABELECER INÍCIO E FIM DA OBRA

Claro que imprevistos acontecem. Mas ao fechar o contrato de mão de obra estabeleça a data de início e fim da reforma. Quando isso não é feito a obra acaba se arrastando por semanas, e até meses, sem nenhuma causa real comprovada. É muito comum este tipo de coisa acontecer. Mas quando fica definido, em contrato, o dia da entrega da obra, a empresa, ou profissional, responsável pela reforma, se preocupa em cumprir o prazo que ficou declarado no acordo inicial.

Reforma de apartamento

PARCELE O PAGAMENTO

Talvez nem haja necessidade deste alerta, mesmo porque pagamentos a vista nos dias atuais são bem mais raros. Mas mesmo assim vale o aviso. Solicitar uma antecipação para a compra dos materiais é até aceitável, pois é uma prática bastante comum entre as empresas de reformas. Mas o pagamento total só deve ser feito no dia em que a obra for finalizada e depois de você ter conferido se tudo foi feito como o combinado. Lembre-se de colocar esta observação no contrato e guarde todas as notas fiscais que foram emitidas pela empresa que você contratou, inclusive dos fornecedores de materiais.

Reforma casa

PROVIDENCIE LICENÇAS OBRIGATÓRIAS E AVISE OS VIZINHOS

Toda reforma realizada em uma casa precisa ser autorizada pela prefeitura. Claro que se você for apenas pintar as paredes ou trocar o piso da sala estas licenças não são obrigatórias. Mas qualquer obra que mude a estrutura do imóvel, ou até mesmo a sua fachada, necessita de permissão da prefeitura. Como todo este processo é um pouco moroso, já comece a providenciar as licenças antes mesmo de iniciar sua reforma. E como bom cidadão que é, comunique seus vizinhos.

Reforma de quarto

PESQUISE AS LINHAS DE FINANCIAMENTO

Uma dica bem legal para quem precisa reformar o imóvel, mas não tem todo o dinheiro necessário é buscar as linhas de crédito disponíveis para a realização de obras e construção. Atualmente existem financiamentos, cartões e programas que fazem empréstimos para as pessoas que desejam realizar reformas em suas residências. Veja algumas opções.

Reforma de sala

TENTE SE HOSPEDAR EM OUTRO LUGAR

Se você é do tipo de fica bastante nervoso com reformas e não consegue lidar com sujeira e desorganização, por que não procura se hospedar na casa de algum familiar durante o período da reforma? Pode ser uma ótima opção para você sobreviver a esta fase. Agora se você não tem mesmo para onde ir, o jeito é ter muita paciência para passar por este processo. Lembre-se que vai valer a pena no final.

Decoração de quarto

É isso! Espero que estas dicas possam te ajudar.