Quem substitui um móvel convencional por um móvel planejado logo percebe a diferença que esse tipo de estrutura pode fazer pela decoração de um espaço.

Além da questão estética, os móveis planejados também oferecem outros benefícios como o melhor aproveitamento do espaço, facilidade para personalização, variedade de opções, entre outras.

Não é à toa que cada vez mais locais comerciais estão trocando os móveis comuns por peças feitas sob medida para atender às necessidades do estabelecimento, ganhando com isso mais elegância e organização.

Na hora de escolher um móvel planejado, é comum surgirem algumas dúvidas que podem ser esclarecidas com as informações trazidas por profissionais especializados no assunto. Confira abaixo as dicas que irão ajudá-lo a fazer a escolha certa de acordo com o seu tipo de local comercial.

Móveis planejados para laboratórios

Os laboratórios são locais onde a presença dos móveis planejados é quase obrigatória, já que esses ambientes desenvolvem atividades muito específicas para as quais dificilmente um móvel convencional é capaz de atender às necessidades apresentadas.

Ao escolher os móveis planejados a serem instalados no laboratório, é importante ficar atento primeiramente à qualidade do material escolhido. Algumas das opções mais comuns são o MDF e o MDP, que conquistaram o cenário dos móveis planejados graças à sua flexibilidade e preço acessível.

Mas se você preferir um material mais sofisticado para os móveis planejados de seu laboratório, pode optar pela madeira maciça, e nesse caso o ideal é contratar um bom marceneiro para desenvolver as peças com qualidade e precisão.

Alguns exemplos de móveis planejados que costumam ser fabricados para laboratórios são os armários, que podem ser suspensos, verticais ou destinados especificamente para armazenar reagentes, caso em que costumam ser feitos com portas de vidro para facilitar a localização de cada item, castelo para bancadas, estrutura inserida em cima das bancadas para funcionar como uma espécie de prateleira extra, contribuindo para organização de objetos e mesas antivibratórias, que podem ser feitas com um ou dois núcleos para balanças analíticas.

Escritórios mais modernos

Outro local comercial em que a presença dos móveis planejados é marcante são os escritórios. Eles favorecem não apenas a beleza do ambiente, mas podem até mesmo contribuir para o desempenho e produtividade dos profissionais que atuam no local.

Para isso, é importante que os móveis planejados escolhidos para que os escritórios sejam feitos de acordo com a NR17, que irá fixar parâmetros capazes de permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando assim maior conforto e bem-estar a eles, o que pode impactar diretamente a sua produtividade.

Nos escritórios é comum encontrar móveis planejados mais simples do que aqueles destinados aos laboratórios, como por exemplo mesas de trabalho amplas e com passagens embutidas para fios e conexões, estantes capazes de organizar todo o acervo documental do estabelecimento, entre outras opções.

Indústria ganha em organização

Quem achava que uma indústria era formada apenas por máquinas de grande porte nunca deve ter parado para analisar com cuidado um ambiente industrial.

Nesse tipo de local comercial também é marcante a presença de alguns móveis, como por exemplo mesas de trabalho, armários, bancadas, entre outras peças, que se forem feitas de forma planejada, certamente irão oferecer mais organização e eficiência à indústria como um todo.

É importante que os móveis planejados feitos para a indústria recebam um tratamento especial para resistirem às condições adversas a que podem ficar expostos nesse tipo de ambiente onde predominam tarefas mais pesadas. O ideal é optar por um material mais resistente para fabricação dos móveis planejados destinados à indústria, sem abrir mão de um design moderno e funcional para as peças.