//Como funciona uma câmara fria

Como funciona uma câmara fria

A câmara fria é um equipamento essencial para frigoríficos, supermercados e empresas que oferecem produtos que precisam ficar resfriados ou congelados para manter as condições originais até a venda ao consumidor, como é o caso de alimentos, por exemplo.

Com a câmara frigorífica, é possível conservar as mercadorias na temperatura e na umidade ideais, conforme as especificações de cada uma. Ou seja, contar com uma câmara fria é garantir que os produtos chegarão aos clientes com qualidade!

Tipos de câmara fria

Existem dois tipos de câmara fria, com funcionalidades específicas. Para escolher a opção mais adequada para você, é essencial conhecer as diferenças entre os modelos.

A câmara de resfriamento funciona como uma geladeira, já que sua função é manter os itens resfriados, em uma temperatura próxima a 0 °C.

A câmara de congelamento, por sua vez, atua como um freezer, armazenando produtos que devem manter-se congelados, em temperaturas abaixo de 0 °C, podendo chegar a -20 °C.

Em supermercados, a câmara refrigerada é utilizada para guardar frios, ou mesmo bebidas em uma câmara fria para bar, por exemplo. Já a câmara fria para açougue ideal seria uma câmara de congelamento, que mantém as carnes congeladas, garantindo a qualidade dos alimentos.

Como funcionam as câmaras frias

O funcionamento das câmaras frias se dá a partir da transferência de calor de um local para outro, processo que ocorre por meio da circulação de um fluido refrigerante por toda a estrutura do equipamento.

Para que isso ocorra, alguns componentes fazem parte do sistema, como o compressor, a válvula de expansão, o condensador e os ventiladores. Cada uma dessas peças têm uma função específica e fundamental para que a câmara funcione com eficiência.

Como escolher a câmara fria correta antes de comprar

Para escolher a câmara fria ideal, é importante analisar as suas necessidades e as características do equipamento. Um item essencial a ser observado é a temperatura, já que existem câmaras que refrigeram e outras que congelam. Por isso, confira as temperaturas em que cada modelo opera para atender às suas demandas.

Verifique também a capacidade da câmara. Isso porque há modelos de câmara fria pequena e grande e é importante que as dimensões oferecidas sejam suficientes para armazenar tudo o que você precisa. Nesse sentido, também vale avaliar a quantidade de portas, para que o equipamento seja bem adaptado à sua estrutura.

Aliás, as portas também podem ser adquiridas separadamente, se necessário. Basta conferir os dispositivos de segurança para evitar acidentes. Além disso, vale avaliar a praticidade, a tecnologia e a usabilidade do painel de controle do equipamento.

Como fazer a manutenção da câmara fria

Para que a câmara fria funcione corretamente e tenha uma longa vida útil, é primordial fazer a limpeza e a manutenção adequadas. O cuidado com a limpeza deve ser diário, considerando a importância de retirar restos de alimentos, limpar os compartimentos, organizar os produtos e checar as datas de vencimento.

A higienização completa, no entanto, pode ser feita semanalmente ou sempre que um lote de mercadorias acabar. Para isso, retire os produtos da câmara e espere até que ela descongele ou fique em temperatura ambiente. Depois, utilize água e sabão neutro para limpar e álcool para fazer a desinfecção do equipamento. Nunca use produtos abrasivos.

Em seguida, seque o interior da câmara e seus compartimentos com um pano limpo e coloque os produtos de volta no equipamento. A frequência desse processo garante a qualidade dos itens armazenados.

Um cuidado importante é com a organização dos produtos. Faça isso de forma a permitir que o ar circule por todo o espaço, evitando colocar produtos ou prateleiras em locais que obstruam a saída de ar dos ventiladores.

Em relação à manutenção, é importante ler o manual de instruções para conferir as orientações do fabricante em relação ao calendário de revisões preventivas. Elas ajudam a prevenir problemas e aumentar a vida útil da câmara.

Com essas dicas, você está pronto para escolher o produto ideal.  Aproveite para conferir alguns modelos de câmara fria para comprar!

Deixe seu comentário se ainda houver alguma dúvida e compartilhe este artigo com outras pessoas!

Fonte: Leroy Merlin