O que antes era visto como uma construção inacabada ou um descuido na hora da reforma, agora pode ser utilizado de maneira positiva através da decoração industrial. O uso da tubulação aparente dá um ar moderno ao ambiente e garante um espaço bastante estiloso, seja no quarto, na sala, na cozinha ou no banheiro.

No entanto, não é qualquer tubo galvanizado que fica bonito exposto na decoração. Hoje existem profissionais especializados que seguem padrões estéticos específicos para criar desenhos e formas geométricas harmônicas no seu cômodo. Conheça um pouco mais sobre esse estilo e confira nossas dicas para garantir que a sua reforma ou sua construção adote-o de maneira adequada:

Afinal, a tubulação aparente apresenta vantagens?

Com certeza! No caso de reformas, optar por manter tubulações aparentes pode agilizar o processo e, consequentemente, diminuir custos, visto que não haverá necessidade de quebrar a alvenaria para fazer a elétrica da forma convencional. 

Da mesma maneira, descarta a necessidade de rebaixamento do gesso ou outro artifício que esconda tubos como conduítes elétricos, reduzindo, mais uma vez, os custos, aumentando o pé direito do cômodo e promovendo uma maior amplitude do espaço.

Quando algum reparo se fizer necessário, também será mais fácil acessar a tubulação, que já estará exposta. Adaptação do espaço é igualmente flexível, podendo incluir novos pontos de luz, como tomadas e interruptores, ou alterar outras partes do layout do projeto original com maior facilidade. 

Pensando no material

Por apresentar um preço mais reduzido em relação aos tubos de cobre, ao mesmo tempo que oferece o efeito metalizado que o PVC não proporciona, o aço galvanizado costuma ser o preferido na hora de adotar tubulações aparentes como parte da decoração.

Esse material é facilmente encontrado em lojas de construção e home centers, mas deve ser comprado sob a orientação de um profissional especializado no assunto, de modo a conferir sua espessura e tamanho.

Tubos que exigem o uso do PVC, como no caso de instalações hidráulicas, também podem ser aproveitados na decoração, porém terão gastos acrescentados visto que exigirão uma posterior pintura para se adequar ao estilo industrial sem deixar de lado a elegância.

Planejando o desenho

O apoio de um profissional não se dá apenas na hora da escolha do material. É preciso do trabalho de alguém com experiência em instalações para auxiliar no desenho do layout. De nada valerá manter os tubos à mostra se os mesmos não cumprirem com as funcionalidades básicas necessárias para o dia a dia da casa. 

Ainda que outras tubulações possam ser aproveitadas, a principal utilizada na decoração industrial é a tubulação elétrica. Logo, para projetá-la, deve-se colocar no papel primeiramente a quantidade de terminações, interruptores e tomadas, evitando gastos desnecessários e compra de material excessiva, assim como a localização de cada uma delas na planta, conforme as necessidades dos moradores sob o layout do cômodo. No caso de banheiros e cozinhas, também deve-se levar em conta o posicionamento do quadro de distribuição de força. 

Na hora de planejar o traçado dos canos, observe com cautela de que maneira os desenhos formados harmonizarão com o restante dos elementos decorativos, complementando a proposta geral do projeto arquitetônico. Os conduítes devem estar sempre alinhados uns aos outros e enquadrados como parte da decoração do cômodo.

Potencializando resultados

Seguindo as orientações anteriores, é certo que sua decoração ficará harmoniosa e elegante, mas ainda assim gostaríamos de apresentar mais algumas dicas para potencializar os seus resultados. 

A fim de facilitar o acesso no caso de manutenção, cuide para que a fiação responsável pelo transporte de dados (ou seja, telefone e internet) não esteja no mesmo conduíte da fiação elétrica. Elabore conduítes exclusivos para cada.

Invista em iluminação indireta para harmonizar com a decoração. Ela combina bastante com o estilo industrial. Utilize-se de luminárias pendentes ou então junte lustres de cristal com eletrocalhas. 

Se você acabou de alugar seu refúgio de verão em Cabo Frio através do Portal Ei Imóvel, fique atento a dica a seguir. Evite utilizar esse tipo de decoração em locais onde canos tendem a se deteriorar ou que acumulem muita sujeira, como por exemplo, casas de praia.

O efeito da maresia reduzirá a vida útil dos mesmos e poderá causar grandes danos à fiação. Nesse caso, ainda é possível investir no estilo industrial de maneira adaptada, através de luminárias específicas que simulam conduítes.