Visando cada vez mais o aumento da produtividade da indústria, o investimento em novas tecnologias está se tornando regra no setor. Por isso, empresas de diferentes setores estão apostando na automatização em indústria de seus processos operacionais.

Desde a primeira revolução industrial, que se destacava com máquinas à vapor, como os teares, os resultados da produção estão sendo otimizados. Essa questão está em voga, tanto que, a automação industrial foi tema do último Fórum econômico mundial de Davos.

Mas foi no Império romano, que o conceito de balança como nós conhecemos ganhou popularidade. Ela era dotada de dois braços para pesagem que tinham comprimentos desiguais e o objeto colocado para pesagem ficava no braço mais curto da balança. Este modelo se tornou um sucesso, sendo usado para medir o peso de diferentes objetos, alimentos e etc.

O que são as balanças?

As balanças são objetos que fazem medição de massa, corpos e objetos, podendo ser usada para inúmeras áreas. No setor industrial, as balanças servem para medir objetos brutos, com proteção da célula de carga que garante a integridade do produto sem danificá-lo.

Com o passar do tempo, a precisão da balança é um elemento cada vez mais decisivo para identificar objetos e outros elementos. A quantidade necessária de um metal usado para uma obra, pode ser decisiva para o sucesso de um prédio, ponte, ou qualquer construção, porque todos os passos foram calculados anteriormente pelos engenheiros. Qualquer medida que esteja fora da correta, pode inviabilizar todo o processo.

Como funciona balança digital?

Por isso, a tecnologia chegou com balanças eletrônicas e a moderníssima balança digital, responsável por dar o resultado exato da medida, pelo uso de componentes mecânicos ou por impulsos tensionados de eletricidade. Entre as características do produto, conta com um visor que traz o resultado exato do peso do produto.

Outra diferença da balança digital em relação a outros modelos de balança é a sua composição, feita de aço carbono e com pintura industrial, o uso do material é útil para suportar diferentes medidas. Além disso, elas contam com a função híbrida, que mistura os componentes mecânicos com a tensão elétrica.

Mas, algumas recomendações devem ser tomadas de como usar balança digital. Em primeiro lugar, o responsável deve escolher as balanças que estejam de acordo com o tipo de carga utilizada, por existirem inúmeras variações no mercado, como a balança híbrida, que tem um sistema de redução de impacto, que mantém a vida útil prolongada da balança.

Resultados no setor industrial

Na linha de produção, montagem e recebimentos de cargas a balança digital tem muita utilidade no setor, principalmente em momentos nos quais precisam de uma logística feita corretamente, e também para expedição do produtos, evitando assim, o retrabalho dos processo, sem transtornos e sem impedir o ritmo de produtividade industrial.

Além disso, ele agiliza os processos nas instalações da indústria, é considerado um equipamento que entrega acessibilidade por entregar um fácil monitoramento para a pesagem por intermédio de display LCD de produtividade contínua que mostra resultados com exatidão.

Calibração de balanças

Para manter com uma excelente precisão nas balanças, é necessário o uso de certos procedimentos para uma boa balança digital como calibrar. Em casos de balanças que são instaladas no sobre piso, sem necessidades de adaptação, é necessário que faça a limpeza da superfície em que o peso será colocado. É muito importante que após retirar o peso do local, se a indicação não regressar a zero, o operador deve apertar a tecla zero.

Não é recomendado iniciar a calibração de balanças logo depois de ligada, pois os componentes eletrônicos vão levar um determinado tempo para a estabilização térmica. Algumas balanças contam com uma contagem regressiva posteriormente serem ligadas, se essa contagem não ocorrer é indicado esperar no mínimo 15 minutos antes de começar o procedimento.

Esse procedimento deve ser feito por profissionais qualificados e especializados, pois o INMETRO, órgão responsável por fiscalizar a fabricação e manutenção destes equipamentos faz vistorias periódicas das balanças, por isso, é fundamental a presença de profissionais para calibrar as balanças. Quando terminado o processo, o órgão entrega a balança digital com selo INMETRO.

Tipos de balanças digitais

A balança digital ideal para uso na indústria que estão disponíveis no mercado tem utilidades variadas como:

Balança digital com gancho: Trata-se de um equipamento usado para uso em supermercados e frigoríficos, conta com sensores que fornecem informações para o operador da máquina;

Balança digital para bagagem: Feito em Aço inoxidável, é capaz de suportar até 50 kg. Com diferentes versões para pesagem em Kg ou lb, ideal para bagagens e equipamentos de pesca;

Balança digital para cargas: Um equipamento que serve para pesar diferentes medidas de metais, máquinas e ferramentas industriais. Produzido em aço inox, conta com acessórios como o controlador, que emite automaticamente a quantidade de peso no local;

Balança digital tipo plataforma: Uma balança muito útil para uso em áreas de produção, expedição, processamento, conferência de matéria-prima e outros tipos de produtos. A escala de medição média do produto é de 100 em 100 gramas;

Balança digital comercial: É um tipo de balança de piso que suporta 330 Kg com uma plataforma que funciona em modo Bivolt com bateria, com a plataforma e a coluna produzida em aço galvanizado para suportar diferentes cargas comuns na indústria e na construção;

Balança Analítica: destina à análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais, muito usado na indústria farmacêutica.

Quando o setor industrial escolhe o melhor modelo para o uso industrial, é importante que ele conheça os tipos de balanças, como a balança digital ou mecânica. Para pesar objetos dos mais variados, é necessário ter conhecimento sobre qual produto levar. Como é um equipamento com longa vida útil, ter o melhor tipo para atender as necessidades evita problemas de manutenção ou de uso inadequado do mesmo.

Você gostou deste assunto? Tem alguma dúvida? Deixe o comentário ou entre em contato conosco pelo Soluções Industriais!