Ter vendas verdadeiramente lucrativas é o que todo lojista mais quer, concorda?

Afinal, não há nada melhor que poder ver os ganhos financeiros das vendas e não só poder pagar as contas, como também aumentar o caixa do negócio.

Pensando nisso, separamos os 3 principais passos que você deve seguir para realizar vendas no positivo. Confere aí!

1º Passo: Analisar indicadores

O primeiro passo que devemos seguir é a análise dos indicadores do negócio. Para ter real noção dos problemas que a empresa pode estar passando.

Para começar a realizar vendas lucrativas, é preciso ter em mente os seguintes pontos:

  • Ponto de Equilíbrio Operacional – Receita necessária para se igualar aos custos totais;
  • Capital de Giro – Necessidade de caixa;
  • Rentabilidade atual e desejada – Percentual de lucro que retorna o investimento inicial;
  • Lucratividade atual e desejada – Percentual do faturamento que é lucro líquido; 
  • Faturamento.

Um último ponto necessário para se ter em mente, deixamos para falar no segundo passo, a margem de contribuição.

2º Passo: Calcular margem de contribuição

Dentro de um preço de venda ou DRE, sabemos que os custos e despesas variáveis precisam ser subtraídos do próprio preço e faturamento, respectivamente, para encontrarmos o lucro bruto das vendas.

Esse lucro é o que chamamos de margem de contribuição.

A margem referente ao preço de um produto é chamada de unitária enquanto a margem apresentada no DRE é chamada de margem total.

De forma prática, temos a seguinte fórmula:

Margem de Contribuição Unitária = Preço de venda – Custos e Despesas Variáveis

Margem de Contribuição Total = Faturamento – Custos e Despesas Variáveis

A margem total pode ser encontrada também pelo somatório de todos os montantes de margens dos produtos.

Dessa forma, quando entendemos o lucro bruto de cada venda e do montante, podemos analisar e visualizar cenários onde esse lucro bruto vai poder pagar os nossos custos fixos e por fim, virar lucro líquido.

No varejo, por exemplo, 9 em cada 10 lojistas precificam errado ou acreditam que possuem uma determinada margem de lucro, quando na verdade é outra.

Esse dado foi levantado pelo Preço Certo, em pesquisa com mais de 10 mil lojistas.

Esses cenários vão nos ajudar a definir as ações necessárias para poder ter vendas verdadeiramente lucrativas.

Como por exemplo:

Digamos que você busque lucrar R$5.000 à mais e através das suas análises dos indicadores, verificou que estava com uma margem de contribuição de um produto muito baixa.

Simplesmente, você aplicava um fator markup qualquer, sem entender exatamente a sua margem de lucro.

Se ajustarmos um pouco essa margem e aplicarmos algumas estratégias de precificação no seu negócio, pode ter certeza de que os ganhos financeiros vão ser maiores!

3º Passo: Ajustar a estratégia e monitorar

A medida em que entendemos os nossos indicadores e como eles se comportam em relação ao nosso preço de venda, é hora de definir as ações.

Se buscamos aumentar o lucro das vendas, podemos pensar em medidas de redução de custos, aumento de margens e até redução de margens para aumentar em volume.

Independentemente do caminho que você escolher, tenha em mente que é fundamental monitorar toda ação.

Afinal, não podemos atestar com certeza de que toda mudança vai trazer resultados significativos e para isso, colha os resultados das suas ações periodicamente e ajuste, caso precise.

Fechando o mês com vendas lucrativas

É muito importante tornar a análise de indicadores e margens, monitoramento e correção de ações como parte de sua rotina.

Para finalizar toda essa conversa, te convidamos para conhecer esta planilha gratuita de precificação de produtos, que pode te ajudar nas vendas.

Tornando assim, mais fácil a análise e cálculo da margem de contribuição e capital de giro do produto!