As mudanças das necessidades da população acontecem todos os anos, e para seguir todas as tendências não é um trabalho fácil. Isso é o caso do marketing. Com a renovação cada vez mais rápida do público, as estratégias utilizadas para conquistar novos clientes precisa estar no ritmo, e a tecnologia tornou mais complexa essa tarefa. Uma das estratégias mais usadas de marketing para a comunicação com o cliente é o Inbound e Outbound marketing.

Esses conceitos de outbound marketing e inbound marketing têm visões e características diferentes de utilização, mas, se usadas corretamente, poderá acarretar em resultados satisfatórios para as empresas. Então, quais são as diferenças entre inbound e outbound marketing?

Tipos de Marketing

A primeira afirmação sobre esses conceitos é o “conflito” entre marketing tradicional e digital. Quando se fala desses termos, vem a tona o “modus operandi” de cada um.

Para isso, é necessário explicar os dois conceitos de marketing antes de explicar o foco de cada um. O marketing tradicional é uma série de estratégias e práticas destinadas aos meios de comunicação em massa.

Já o marketing digital é um conjunto de práticas de comunicação social voltadas para as mídias digitais, desta forma, toda e qualquer atividade desse conceito é voltado para os meios de comunicação em rede.

Como os dois tipos de marketing já foram explicados, agora é preciso conhecer essas duas técnicas.

O que é inbound e outbound marketing?

Outbound marketing é uma técnica de marketing que oferece produtos e serviços diretamente para o seu público. O Outbound Marketing na prática é conceito que ganhou muita força no século XX, pois usavam as emissoras de rádio, televisão, jornais, revistas, cartazes, patrocínios de eventos e até filmes para a divulgação das marcas. Outro exemplo são as ligações feitas por um atendente de telemarketing, que liga diretamente para uma pessoa oferecendo algum produto.

Já o Inbound marketing trabalha na produção de conteúdo de forma indireta para as pessoas. Ela funciona como uma espécie de funil: essa técnica foca em atrair o público geral com a produção de material rico (textos, imagens, vídeos, gráficos e etc.). O Inbound Marketing na prática faz com que o cliente seja conquistado por meio de conteúdos de alta relevância.

Marketing tradicional nas mídias digitais

Uma ressalva feita a essas estratégias é que, outbound marketing não fica restrito apenas aos meios tradicionais de comunicação em massa. Nas redes sociais e nos sites de busca, os usuários são costumeiramente “atacados” com banners, e propagandas na hora de assistir vídeos, ou navegar em um determinado site. Essas são estratégias de outbound marketing nas mídias digitais.

O modelo de marketing de conteúdo está ganhando uma gigantesca popularidade no mercado. Isso porque a técnica é baseada na ida do cliente para a empresa, e não a empresa chegar ao consumidor através da autoridade do conteúdo. Chamado de marketing de “permissão” ou “atração”, ele utiliza de métricas como SEO, palavras-chave, Link building, Call to actions, entre outras abordagens.

Diferenças principais

Inbound e Outbound marketing já foram definidos nos tópicos acima, os seus conceitos se diferenciam de várias formas como:

  • Comunicação: O inbound marketing tem uma abordagem mais leve, que busca uma maior interação entre o público, já o outbound marketing atua com a mensagem direta, limitada em tempo e mais distante do cliente;
  • Mensagem: O outbound investe em uma frase ou música marcante, que pode ser repetida no marketing “boca a boca”. Por outro lado, o inbound tem uma comunicação complexa e completa, visando o maior número de informações para nutrir o seu público alvo;
  • Custo: Enquanto o outbound marketing investe dezenas ou até centenas de milhares de reais para anunciar em emissoras de TV por exemplo, o inbound marketing, por trabalhar com maior foco nas mídias digitais, consegue ter uma grande economia estrutural, otimizando os processos dentro da empresa;
  • Monitoramento: Com a ajuda de métricas de análise de dados, é possível que as estratégias de inbound sejam vistas em tempo real, já o outbound não possui esse recurso. Assim, fica dificultada a possibilidade de alterar os rumos de uma campanha em casos de erros nos resultados;
  • ROI (retorno sobre investimento): Um outro ponto de divergência entre Inbound e Outbound marketing está no retorno, pois o outbound consegue ter mais velocidade para os custos, Já o inbound tem um trabalho mas lento, visando o longo prazo;
  • Inbound vs outbound marketing b2b: Quando se fala em marketing B2B existe uma outra diferença. O outbound busca a simplificação da mensagem, sendo mais recomendado para produtos mais simples, já o inbound tem maior espaço para uma abordagem mais ampla, muito recomendado para equipamentos complexos, com diferentes marcas e especificações no mercado. Quando se trata de mercados nos quais muitos decidem, uma informação mais apurada pode decidir uma compra.

Integração de conteúdo

Num mundo em que 90% dos produtos desejados são anteriormente procurados na internet, as empresas usam diferentes estratégias de inbound e outbound marketing para atrair o maior número de pessoas possíveis, convertendo em vendas.

As ferramentas de marketing inbound e outbound são diversas, entretanto, se jogar em uma não significa necessariamente o sucesso da estratégia de marketing, pois nenhuma garante retorno positivo logo de cara.

Em muitos casos, planos de inbound e outbound para conquistar novos clientes pode ser usada de maneira positiva. Uma das maiores alternativas para a união das estratégias é o E-Commerce. Páginas específicas de captura para cadastro de clientes podem ser aplicadas para que sejam rastreados dados como o email, com isso, é possível ofertar produtos para o cliente de forma direta.

Outra forma de aumentar o número de contatos comerciais, é apostar em parcerias e indicações de marcas. No qual uma empresa pode recomendar uma outra, por meio de benefícios exclusivos oferecidos em emails e nas redes sociais.

Por isso, a importância dos dois conceitos é muito clara. Existem situações nas quais outbound ou inbound podem ser usadas, assim como ambas. Não existe uma fórmula mágica para a venda. O importante é testar e escolher a melhor estratégia de acordo com a ocasião.

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