A Comunicação dentro de fábricas e plantas industriais pode enfrentar algumas dificuldades para acessar os colaboradores que trabalham longe de computadores e celulares. O manuseio desses aparelhos no chão de fábrica é inviável no cotidiano dos trabalhadores, o que faz com que o e-mail corporativo e as publicações online não sejam o formato ideal de comunicação com esse público.

Muito provavelmente, cartazes e murais de recados também não têm a eficiência desejada, pois são pouco atrativos. Mesmo jornais internos e revistas podem não ser aproveitados 100%, pois são mais editoriais, e pouco úteis quando se trata de veicular notícias urgentes ou pontuais.

Porém, não é por esses motivos que o chão de fábrica precisa ficar de fora do processo comunicacional. Como qualquer outro setor, ele precisa estar à par das informações internas e das ações de endomarketing da empresa.

Qual seria, então, a melhor forma de impactar esse público, utilizando ferramentas modernas e que não passem despercebidas em um meio rodeado de máquinas e equipamentos? Acompanhe a seguir como a tecnologia das TVs Corporativas pode ajudar a solucionar a comunicação com o chão de fábrica, conhecendo suas vantagens e exemplos de uso. Continue a leitura!

Vantagens da TV Corporativa para fábricas e indústrias

Uma das melhores soluções para impactar colaboradores que trabalham em constante movimentação e sem acesso a dispositivos eletrônicos individuais, como computadores e smartphones, é fixar algo no campo de visão dessas pessoas que permita a fácil absorção de conteúdo. A informação ao alcance dos olhos durante o dia todo faz com que o colaborador leia ou assista o conteúdo quando puder.

A TV Corporativa certamente contribui no sentido de tornar o acesso à informação simples e direto. Basta olhar para a tela e assistir, sem parar para acessar uma conta de email ou site. Claro que não se trata de um longo tempo assistindo TV. As mensagens devem ser curtas e objetivas, para que sejam aproveitadas rapidamente.

Os vídeos têm o poder de chamar a atenção, serem fáceis de se entender e cada vez mais possíveis de se produzir. São uma ótima forma de se comunicar com os colaboradores em qualquer setor. Assim, vídeos e conteúdos dinâmicos nas TVs geram retorno e engajamento.

As TVs facilitam muito a constante atualização de conteúdos, pois, por meio de um software que as gerencia, é possível publicar novos conteúdos a qualquer momento, e vê-los chegar de forma instantânea em todos os canais. Com um único software administra-se todos os canais da rede da empresa, até mesmo se houver monitores em filiais distantes.

Essa centralização permite maior controle do que é publicado e a consistência da comunicação em todos os pontos de presença das TVs.

De forma geral, portanto, o uso das TVs Corporativas em toda a empresa democratiza a comunicação, diminui ruídos e permite incrementar as possibilidades de formatos de conteúdos.

Aplicações: Endomarketing na TV Corporativa em fábricas

Para a função de endomarketing, é preciso publicar conteúdos institucionais e gerar materiais que valorizem o colaborador e sua importância para a empresa. Fato é que o endormarketing ultrapassa a comunicação; são ações no mundo real que integram o colaborador e geram orgulho de pertencimento à instituição, condizendo com os valores e práticas da empresa.

O papel das TVs Corporativas é reforçar e divulgar o posicionamento que a empresa deseja transmitir aos seus próprios funcionários. Entenda a seguir como praticar essa linha de comunicação no ambiente industrial.

Conteúdos participativos

Conteúdos que coloquem os colaboradores como protagonistas podem aumentar seu senso de pertencimento, um dos papéis do endomarketing. Alguns exemplos de conteúdos que envolvem o colaborador são:

  • Parabenização aos aniversariantes;
  • Funcionários em destaque;
  • Depoimentos dos colaboradores sobre segurança do trabalho, benefícios;
  • Apresentação de novos funcionários;
  • Espaço para compartilhamento de gostos pessoais, conquistas, dicas, passatempos.

Bem-estar e segurança do colaborador: No ambiente industrial, há grande foco na prevenção de acidentes e nas boas práticas. A TV Corporativa pode reforçar as instruções de segurança, higiene e saúde, com vídeos e templates que ilustrem os procedimentos corretos e o que deve ser evitado. Dessa forma, aumenta-se a chance das pessoas entenderem, lembrarem-se e praticarem as regras.

Notícias internas: Entender melhor o que acontece na empresa gera maior motivação no funcionário para resultados, contribuição com o sucesso da instituição, engajamento nas metas e etc.

Por isso, é interessante manter as pessoas informadas. As notícias podem ir desde coisas simples, como um novo cliente, uma meta alcançada, o cardápio do refeitório, até mensagens da Direção ou gerenciamento de crise. O filtro acontece na equipe de comunicação – é importante saber o que pode ser compartilhado. Mas, de modo geral, as pessoas se unem mais no momento de ajudar a empresa, se for necessário, se estiverem mais informadas e seguras.

Gestão à vista: A gestão à vista consiste em exibir métricas da gestão nas telas, para que todos vejam. São índices financeiros e de performance que podem ser compartilhados e colocam as pessoas a par da gestão.

Uma variação da gestão à vista, adaptada ao chão de fábrica, seria publicar na TV indicadores de produtividade, número de dias sem acidentes, controle de estoque e outras informações que agilizem o trabalho e facilitem o andamento da produção.

Você imaginava que a TV Corporativa poderia otimizar a comunicação nas fábricas? Quer visualizar mais possibilidades de conteúdos e serviços da área? Conheça as soluções da Voxel Digital em TVs Corporativas e Endomarketing Digital!