O programa de Bacharelado em Administração de Empresas é o segundo programa mais popular no Brasil, depois de direito. De acordo com o mais recente Censo do Ensino Superior, são mais de 710.000 alunos matriculados!

Um fator que pode explicar a popularidade do diploma é a versatilidade. O mercado de trabalho para os graduados em administração de empresas é vasto, variando de pequenas empresas familiares a grandes conglomerados multinacionais e empresas de médio porte, atuando em órgãos públicos, ONGs e até mesmo em negócios próprios.

O treinamento através de Curso de Assistente Administrativo também é algo que recomendamos.

Mas existem diferenças importantes dentro desses graus, tanto em termos de duração quanto nos tipos de trabalhos que os profissionais podem desempenhar.

Interessado em investir em um programa de administração de empresas, mas não sabe quanto tempo você precisa reservar para conquistar o diploma? Então fique conosco!

Vamos lhe contar quanto tempo dura o curso de administração de empresas, o que é onde você vai estudar em cada etapa para construir uma carreira na área, as possibilidades de formação técnica e onde estudar.

Duração do curso de Administração de Empresas

De acordo com as normas do MEC que definem as normas para a oferta de cursos superiores no Brasil, a carga horária do Bacharelado em Administração é de 3.000 horas em parcelas de 4 anos.

Estas horas incluem atividades complementares e estágios supervisionados.

Cursos de especialização técnica na área de gestão

Há uma excelente opção de formação mais rápida para a pessoa que deseja ingressar de forma mais rápida dentro do mercado de trabalho na área que é a partir de um Curso Online Grátis. Os cursos ead em administração prepara os profissionais para diversas funções específicas da carreira.

Dentro do mercado há diversos cursos livres que são altamente recomendados, como, por exemplo, a plataforma de ensino: Certificado Cursos Online.

Um diploma de tecnólogo é tão alto quanto um diploma de bacharel. Mas o treinamento técnico prepara diversos profissionais para as devidas funções específicas dentro do mercado de trabalho, muitas vezes em cargos operacionais. Por exemplo, o bacharelado em administração de empresas garante aos profissionais a possibilidade de solucionar diversas funções em suas carreiras e até mesmo alcançar cargos gerenciais.

Etapas do Curso Administrativo

O Bacharelado em Administração de Empresas é considerado um programa generalista. Ou seja, o curso incorpora disciplinas de diversas áreas, principalmente das ciências exatas e humanas, proporcionando aos alunos uma visão totalmente geral sobre diversos assuntos de negócios e das partes operacionais do setor. Aqui está o que você aprenderá ao longo do caminho:

Fase inicial (1º e 2º ano)

No início do curso de gestão, os alunos são expostos a uma série de assuntos teóricos, que exigem extensa leitura e pesquisa. Eles construirão uma determinada base de conhecimento sobre diversos assuntos que os alunos devem entender e, assim, ter as devidas capacidades de realizar as funções mais específicas dos administradores. Conheça alguns dos principais assuntos nos dois primeiros anos:

  • Teoria Geral da Administração
  • Economia
  • Psicologia
  • Sociologia
  • Direito
  • Contabilidade
  • Matemática
  • Estatística

Veja também:


Etapa intermediária (3º ano)

Já no terceiro ano, os alunos fazem cadeiras sobre assuntos específicos da área e participam de diversas atividades práticas, como, por exemplo: apresentações de seminários e estudos de caso. Conheça alguns dos principais tópicos nesta fase:

  • Logística
  • Marketing
  • Recursos Humanos
  • Organização, Sistemas e Métodos
  • Administração da Produção
  • Empreendedorismo
  • Comércio Exterior

Etapa final (4º ano)

Durante o último ano do programa, os alunos estão muito engajados em trabalhos de conclusão de curso (TCC) e estágios supervisionados. Algumas universidades não exigem a conclusão de um estágio. Eles substituem essa atividade prática por trabalhos em outras disciplinas, geralmente opcionais.

Por que os cursos de administração de empresas são tão procurados?

Os profissionais formados em administração de empresas possuem o conhecimento básico para administrar qualquer tipo de negócio: público, privado, pequeno, médio ou grande, em todos os setores da economia.

Seja nos negócios, dentro da prestação de serviços, dentro da indústria ou na agropecuária, a atuação dos profissionais da área de gestão é fundamental. Os administradores podem trabalhar em uma ampla variedade de campos e podem até iniciar seu próprio negócio.

A maioria dos alunos busca essa formação por essas características. Além disso, é uma ocupação que apresenta uma grande empregabilidade em diferentes funções.

Onde estudar Administração

Os cursos de gestão estão entre os mais acessíveis do país. Mas tenha cuidado. Independentemente do tipo de ensino escolhido, presencial ou a distância, o diploma deve ser credenciado pelo MEC.

Embora não seja o mais caro, sabemos que, na grande maioria das pessoas, a mensalidade é uma grande parte do orçamento.

Selecionamos escolas de negócios credenciadas e bem avaliadas pelo sistema MEC que não afetarão seu bolso. Todos eles oferecem as seguintes facilidades:

  • ProUni
  • FIES
  • Descontos e convênios 
  • Bolsas de estudos
  • Financiamento sem burocracia ou parcelamento 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.