Um planejamento estratégico com objetivos claros das metas que devem ser alcançadas é fundamental para o funcionamento de qualquer empresa.

Em uma indústria, a necessidade de planejamento é maior ainda. Pois deve determinar a quantidade de produtos finalizados na indústria. Mas como mensurar esse planejamento?

Uma das ferramentas mais utilizadas para desempenhar essa função é o KPI (Key Performance Indicator), que serve para medir o nível de sucesso dos processos e resultados da indústria, identificando quais os pontos que necessitam de melhorias.

A utilidade do KPI é grande, pois, serve para analisar a produtividade das fábricas, a qualidade dos produtos e o desempenho de todo setor de vendas.

Com essa ferramenta é possível elaborar uma gestão eficiente dos indicadores de desempenho para monitorar a evolução dos resultados da empresa e servir como referência para as próximas etapas a serem seguidas.

Dada a importância desses indicadores de desempenho para a indústria, veja neste artigo as principais vantagens do KPI.

Os principais tipos de KPI

Depois de entender o que é KPI, existem diferentes tipos de KPI existentes no mercado, cada um com sua utilidade. Os principais são:

1 – Indicadores primários

Essa ferramenta deve mostrar todos os objetivos da empresa que estão sendo atingidos, é um tipo de indicador estratégico, comparando o cenário atual da empresa com relação ao objetivo final.

As métricas mensuradas analisadas são o custo de aquisição por lead, as taxas de conversão e o cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento).

2 – Indicadores secundários

A utilidade desse indicador é mostrar que os indicadores primários estão funcionando corretamente. Elas mensuram taxa de crescimento dos leads, custo de aquisição por lead para cada processo, visitas feitas no blog, o preço médio por cada transação entre outros.

3 – Indicadores de uso ou aplicação

Esse indicador serve para embasar os dois primeiros. Além dos dados mensurados, ele consegue medir a pageviews, visitantes, palavras-chave mais pesquisadas, páginas mais visitadas, pagerank, quantidade de leads, tráfego e etc.

4 – indicadores de capacidade

É considerado um dos principais indicadores kpi, pois eles medem a capacidade de resposta de um determinado processo.

Uma das funções dos indicadores de capacidade a mensurar a quantidade de produtos que uma máquina embala durante um determinado período.

5 – Indicador de lucratividade

Serve para fazer o cálculo do percentual de lucro do faturamento em certos períodos.

O indicador ajuda a entender melhor qual etapa que o negócio está seguido e quais ações podem ser tomadas para a melhora dos resultados.

Como definir o KPI ideal para sua empresa

A tarefa de medir uma ação pode ser bastante complicada. Por isso, este tópico vai definir todo o passo a passo para definir qual o tipo ideal de KPI para sua empresa.

Defina os objetivos e metas da empresa.

Todas as metas da empresa devem ser definidas por meio de regras claras e padronizadas, como: aumentar em 10% as vendas em três meses.

Identificar os dados

Depois de traçar as metas das empresas, é necessário escolher qual ferramenta irá te ajudar a identificar o andamento dessa meta, se está perto ou longe de atingir o objetivo.

Esses dados precisam ser relevantes e informativos para o negócio, totalmente focados nas tarefas que agregam maior valor de produção, mas não podem ser complexos e difíceis de se calcular;

Para a análise desses dados, é necessário indicar o profissional responsável pelo desempenho do KPI. Ademais, não defina um número excessivo de KPIs, o recomendável é usar no máximo 5 indicadores para cada processo

Além de medir o desempenho, esses indicadores devem auxiliar na prevenção de resultados futuros em função do que foi atingido até o momento.

Benefícios dos KPIs

Ter esse tipo de indicador é bastante positivo para o controle de todos os processos da empresa. Os principais destaques dos KPIs são:

Quantificação dos resultados

Os indicadores conseguem produzir resultados quantificáveis. Isso permite que as estratégias sejam moldadas de acordo com a evolução dos projetos.

Além disso, o indicador garantir que as melhores ações na produção sejam estimuladas sempre e os resultados finais estejam alinhados com os objetivos estipulados em cada treinamento.

Melhoria no desempenho operacional

Esses indicadores de desempenho auxiliam a medir as evoluções individuais ou coletivas dos colaboradores e que estejam no treinamento, permitindo que a companhia direciona seus investimentos de acordo com as avaliações da ferramenta.

Ajuda em aumentar a eficiência

Com todas as métricas operacionais incluídas, fica muito mais claro aos funcionários o que precisa ser feito para alcançar o objetivo final, aumentando a produtividade da força de trabalho e motivando-a, além de permitir os esforços de treinamento de maneira mais assertiva.

Orçamentos feitos corretamente:

As informações recolhidas pelos kpis de venda são capazes de direcionar os orçamentos e investimentos adequadamente para a realização dos treinamentos, melhorando os índices de ROI e de uma aplicação inteligente dos recursos da empresa.

Use agora mesmo os KPIs na sua empresa

Os KPIs são excelentes ferramentas que te auxiliam na condução de uma empresa, servindo tanto na verificação, quanto a viabilidade dos resultados.

Com esses indicadores, é possível ter uma visão mais profunda do negócio, facilitando a tomada de decisões que sejam mais assertivas e que colaboram com o crescimento da empresa.

Agora que você sabe como usar e avaliar KPIs para empresa, que tal começar o seu próprio planejamento?