A automação residencial é uma forma de ajudar os moradores de maneira tecnológica com os afazeres da casa. Para isso, vale utilizar de ferramentas para fazer automaticamente algumas tarefas domésticas que gastariam tempo.

Para se ter uma ideia, a partir de um controle remoto é possível fazer tarefas simples como acender ou apagar uma luz à distância, algo que pode ajudar bastante no dia a dia.

Visando assim, mais conforto. Uma casa automatizada pode ser vista como uma maneira de otimizar o seu tempo por meio da diminuição de tarefas rotineiras.

Mas afinal, como funciona essa automação?

Funcionalidade de uma casa automatizada

Para entender como funciona uma casa automatizada podemos pensar em alguns exemplos. Dependo da sua idade é possível que tenha escutado algo sobre o desenho “Os Jetsons”.

A animação dos anos 60 retratava uma família que, na época, vivia no futuro, e tinha uma casa cheia de tecnologia. A residência era repleta de controles e paredes que se moviam para a comodidade dos moradores, além de possuir um robô para dar conta de todo o serviço doméstico.

Esse é só um exemplo, mas ilustra bem a ideia de automação, que mesmo no passado já era vista como um facilitador do dia a dia em casa.

Ter uma casa automatizada está disponível para quem desejar, porém, vale considerar sua real utilidade para cada caso. A automação permite controlar a casa remotamente, se for o caso, e todas as configurações devem estar de acordo com o conforto dos moradores.

Entenda alguns pontos em que a automação residencial pode ser útil:

Para maior praticidade

A rotina pode ser bem cheia de tarefas, e por isso, algumas facilidades podem surgir. Imagine um dia comum da semana em que você levanta e se prepara para o trabalho. Antes de sair de casa é natural que tome o café da manhã.

Leva tempo entre se vestir, tomar banho e arrumar as coisas, certo? Se ainda precisar parar para ferver água e coar seu café, esse tempo será maior ainda. Uma cafeteira elétrica faria esse processo de forma mais prática, por exemplo.

Ela pode inclusive ser programada tanto para ligar automaticamente em um horário pré determinado, ou a partir de um botão. Assim, a cafeteira pode fazer o seu café enquanto você toma banho ou faz outra coisa, otimizando seu tempo.

Além disso, as áreas de lazer também podem ser beneficiadas com a tecnologia. Você pode sonorizar todas as partes da casa que quiser através de um sistema de som ambiente.

Com ele você pode distribuir o som de uma ou mais fontes para vários lugares da casa a partir de uma central de controle. Vale ressaltar que em um ambiente musical, como assistir um show na tv, o sistema pode ser extremamente útil para uma experiência agradável.

Para o seu conforto

Um dos grandes recursos que a automação residencial pode oferecer é a utilização da tecnologia como instrumento facilitador no dia a dia.

Os equipamentos nas casas das pessoas devem atender seus desejos e facilitar o cotidiano, principalmente as tarefas que demandem muito tempo ou uma atenção extra.

Imagine esquecer de fechar as janelas ao sair, sabendo da previsão de chuva. Em uma casa automatizada, nessa situação o morador não precisa se preocupar.

Isso porque, basta configurar para que as janelas se fechem sempre que for chover ou dar o comando remotamente.

Para mais segurança e economia

Algo que é apreciado por todos é se sentir seguro em casa. Vamos lá, imagine chegar em casa do trabalho e precisar parar o carro, descer, abrir o portão, entrar e depois fechar.

Não que seja um problema, mas há formas de tornar isso mais prático.

Uma delas é utilizar um portão automático para resolver essa preocupação. Pois, ao invés de sair do carro bastará acionar um controle para abrir e fechar o portão à distância.

É mais prático e seguro, além de levar menos tempo e te deixar menos exposto a uma situação de perigo.

Outro ponto vantajoso da automação residencial é a iluminação. Chegar a noite em sua casa e precisar entrar no escuro, ou por vezes, atravessar um cômodo inteiro atrás de um interruptor pode ser desagradável.

Para evitar isso, é possível investir em um projeto de iluminação residencial, que além de um sensor de movimento na área externa da casa, também se pode programar a intensidade da luz em alguns cômodos.

Como por exemplo, uma luz mais fraca para o quarto, mais forte para a cozinha, de uma cor diferente para o banheiro ou para a sala de tv.

Com sensores de movimento, os cômodos desocupados não ficam desperdiçando energia se ninguém estiver no ambiente e as luzes simplesmente se apagam. Com isso, além de praticidade é possível economizar.

Interação com a Inteligência artificial

É possível dizer que a automação residencial possui características fundamentais. Entre elas, o fato de ser um facilitador para os moradores.

Para isso, depende de como as configurações da casa são programadas. É importante pensar na praticidade e conforto nas tarefas do dia a dia.

Isso pode poupar tempo e trazer segurança em inúmeros pontos da casa, mesmo ao esquecer de fazer alguma tarefa doméstica. Além disso, um sistema de som ambiente pode atender aqueles que pretendem climatizar todos ou alguns cômodos da casa.

Automatizar sua residência também pode ser economicamente vantajoso. Um projeto de iluminação residencial, por exemplo, é uma ótima maneira de evitar gastos desnecessários com eletricidade, além de ser uma boa forma de programar a iluminação dos diferentes ambientes domésticos.

Com isso, sua casa além de mais agradável passa a interagir mais com você, facilitando seu dia a dia e te fazendo economizar tempo.