Movidas pelo desejo de se sentirem seguras, as pessoas têm recorrido cada vez mais à blindagem de carros. No ano de 2017 o Brasil passou a liderar a lista de países com veículos blindados, segundo dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem).

Esse crescimento na frota de blindados fez com que o Brasil superasse países como o México e Estados Unidos, chegando à 16 mil veículos blindados em circulação.

Os carros blindados possuem um revestimento que funciona como uma espécie de “armadura” para o automóvel. Essa proteção evita que projéteis disparados por armas de fogo cheguem ao interior, protegendo os ocupantes de disparos ou acidentes.

Nos vidros é aplicada uma composição plástica, e a grossura dessa composição depende do calibre suportado por cada blindagem. A resina e o plástico são aplicados para fortalecer o vidro e formar uma barreira com várias camadas.

Diferente do que parece, a blindagem de carros não foi criada pensando na proteção de civis, mas acabou sendo uma solução para problemas de violência urbana. Vamos conhecer essa história ao longo deste artigo:

Como surgiu a blindagem automotiva?

Inicialmente, as blindagens automotivas foram criações pensadas somente para o uso militar, porém, com o tempo foram permitidas aos civis. Sua popularização surgiu principalmente de algumas regiões conhecidas pelo índice elevado de violência urbana, como o Brasil, México e Colômbia.

Com a aparição das empresas especializadas em blindagem, em 1999 o exército das Forças Armadas do Brasil adicionou ao regulamento uma permissão, e partir daquele ponto, a blindagem de veículos passou a ser comercializada como um produto controlado.

Isso significa que para que as empresas pudessem comercializar, precisavam de um certificado de registro do setor, assim como dos fabricantes de manta de aço balístico e os comerciantes de vidro.

Após isso, em 2001, foi regulamentado que os carros de passeio podiam aderir à blindagem, no entanto, a proteção máxima permitida passou a ser nível 3 de blindagem. Acima disso, o uso sempre foi restrito e exige autorização do Exército.

Quais os tipos de blindagem existentes?

As normas e padrões para utilizar a blindagem veicular como civil dependem de cada país. A classificação dos níveis se refere  ao impacto do projétil ao se chocar contra a blindagem, considerando o calibre da arma, peso do tiro, tipo de projétil, quantidade de disparos e a sua velocidade.

Os níveis de blindagem são separados como 1, 2-A, 2, 3-A, 3 e 4. No entanto, para uso civil apenas os níveis 1 à 3-A são permitidos. As especificações de cada blindagem são as seguintes:

Blindagem nível 1

Esse nível de blindagem protege o veículo de projéteis disparados por revólveres calibre .22 e .38. A blindagem nível 1 também é indicada para proteção contra a violência urbana, como pedras arremessadas ou pancadas na lataria.

Blindagens níveis 2-A e 2

O nível 2-A é um pouco mais resistente. Com ele, o veículo suporta disparos de uma pistola 9mm e um revólver Magnum.357. A blindagem nível 2 protege contra os projéteis das mesmas armas, porém, é resistente à uma força maior, causada por um projétil mais rápido e mais pesado.

Blindagem nível 3-A

Esse é o último nível de blindagem com permissão de uso civil. Essa proteção tem a capacidade de absorver impactos com a força de um revólver .44 Magnum e uma submetralhadora 9mm. Além de absorver todo tipo de projétil dos níveis anteriores.

Blindagens níveis 3 e 4

A blindagem nível 3 é restrita ao uso somente mediante autorização do Exército do Brasil, e resiste a disparos feitos por um Fuzil Fal. Por outro lado, o nível 4 de blindagem suporta disparos de metralhadoras M60 mas é de uso exclusivo das forças armadas e chefes de estado no país.

Quais as vantagens de blindar o seu veículo?

Um veículo blindado traz tranquilidade para o usuário. Além do alto nível de segurança contra a violência urbana, um veículo blindado é mais resistente, pois tem toda a sua estrutura revestida por aço balístico.

Fora isso, um veículo blindado é resistente à tiros e explosões, que podem proteger todos em situações de assalto ou uma possível batida.

Buscando mais segurança, a blindagem automotiva pode proporcionar uma sensação de conforto no trânsito. Seu custo varia de acordo com o tipo de blindagem que o cliente achar mais adequada, e o procedimento não altera a estrutura do veículo.

Independente da condição financeira, gênero ou idade, a blindagem automotiva é uma ótima alternativa para quem deseja ter mais segurança no trânsito.