Ter uma loja virtual própria é apenas o primeiro passo para conquistar muitas vendas online. Dentre as várias ações necessárias a partir da criação do seu e-commerce está a preocupação em oferecer aos usuários os melhores recursos e opções.

É isso mesmo, para que o consumidor escolha sua loja dentre centenas de concorrentes, é fundamental que você ofereça as condições ideais de compra para ele.

Com o grande crescimento do comércio eletrônico, muitas empresas surgiram com soluções modernas e completas para o mundo online. São fornecedores com funcionalidades diversas, que trazem benefícios tanto para os lojistas quanto para os consumidores.

E não adianta ficar alheio, se você não oferecer, outra loja certamente vai. E o usuário, quando tem muita oferta, vai sempre optar por aquela que fornece o que é mais benéfico para ele.

Mas e então, o que é importante observar e considerar para atrair seus potenciais clientes? Quais recursos eu devo oferecer para vender mais? Como garantir uma boa experiência de compra para os meus visitantes?

Recursos para os usuários

Existem muitos recursos oferecidos pelas plataformas de e-commerce que são voltados apenas para os lojistas. Evidentemente são muito importantes, até porque o que é vantajoso para o empreendedor, pode de alguma forma ser repassado positivamente para o consumidor.

Só que neste momento vamos focar apenas nas iniciativas voltadas para o seu usuário. Pense em tudo aquilo que você pode ofertar de benefício para o seu potencial cliente. Foque nas opções que o faça perceber vantagens de maneira mais direta, seja na navegação, na escolha do produto, na simulação da compra, na comparação com produtos similares e por aí vai.

Ao criar e colocar sua loja no ar observe os recursos que você tem à disposição e explore tudo que possa aumentar a satisfação dos visitantes do seu site!

Variações nas formas de pagamento

Uma das maiores reclamações dos consumidores está relacionada às opções de pagamento. Muitas vezes a pessoa não tem um cartão de crédito com limite suficiente para uma determinada compra e não encontra opção de pagar por boleto.

Ou pode acontecer o contrário também, o lojista ofertar apenas a opção de boleto, muitas vezes pelo custo mais reduzido para ele, mas não para o cliente. Procure fazer cotações com o máximo possível de fornecedores que você possui disponível em sua plataforma. E o principal, mesmo que nem todos sejam totalmente benéficos para você, ative o máximo possível para uso dos seus consumidores.

Faça contato com cada fornecedor e procure negociar as taxas, condições de pagamento, recebimento e tudo mais que for viável negociar. Se sua loja virtual tem capacidade para ter uma variedade de opções, é sua responsabilidade negociar para utilizar diferentes players.

Formas de envio

Se você oferece uma boa diversidade de opções de pagamento, ótimo trabalho! Mas não pode parar por aí. O envio dos produtos pega para os consumidores tanto quanto as formar de pagamento. Ninguém quer comprar um produto online e pagar taxas elevadas de envio, muitas vezes até mais caras que o próprio produto.

E pior ainda, ninguém quer comprar produtos com longos prazos de entrega ou com atrasos constantes. Ofereça boas opções para os seus consumidores, entre em contato com diferentes transportadoras e faça um bom contrato com os Correios.

Aproveite os fornecedores que sua plataforma disponibiliza para uso e procure explorar cada um deles da melhor maneira possível para você e para os usuários. Mas não fique acomodado com apenas uma ou duas opções totalmente limitadas.

Experiência de compra

Uma boa experiência de compra é fundamental para que o consumidor compre mais vezes com você. Caso sua loja ofereça boas condições, o seu cliente não só voltará outras vezes como indicará seu site para amigos e familiares.

As duas situações que abordamos anteriormente, de formas de pagamento e formas de envio, são essenciais para essa experiência positiva. Mas não são as únicas, existem mais coisas envolvidas.

A navegabilidade da sua loja, a organização da página e a facilidade para encontrar produtos e informações também são pontos considerados muito importantes pelos usuários. Se o visitante do seu site não encontra com facilidade o produto desejado, ele nem vai chegar até a etapa de pagamento e de envio.

Diferente de uma loja física, onde o consumidor pode acionar um vendedor a qualquer momento para tirar dúvidas, no ambiente online isso não acontece. Então no mínimo é preciso se preocupar em oferecer a ele uma forma prática de se comunicar com você. Um usuário que não tem um bom atendimento ou que nem encontra a opção para ser atendimento, dificilmente vai continuar com a compra.

Por isso você precisa pensar em tudo, e não apenas em pontos específicos. A experiência de compra online apresenta um conjunto de fatores. Faça uso de tudo que sua plataforma oferece! Certamente os benefícios serão dobrados, pois servem tanto para você, como lojista, como para os potenciais clientes que estão visitando sua loja virtual.