Muita gente decide iniciar um negócio próprio no e-commerce sem se preparar adequadamente. O constante crescimento das vendas online tem atraído um número cada vez maior de pessoas para este universo, porém boa parte deixa de seguir recomendações básicas para que sua loja virtual dê certo.

Um dos principais fatores para definir o sucesso ou o fracasso de um e-commerce é a forma como as informações e conteúdos são disponibilizados e apresentados. É isso mesmo, os consumidores em sua maioria absoluta consomem informação. Pesquisas indicam que 84% das pessoas realizam pesquisas online antes de efetuar uma compra.

Considerando que atualmente existe tanta concorrência na maioria dos segmentos, como vou me destacar das demais lojas durante estas pesquisas dos consumidores?

A resposta é justamente por meio da estruturação adequada de uma página que priorize as informações e os conteúdos. Vamos aos detalhes!

Evite as desistências logo na página inicial

Você sabia que em média metade dos visitantes de um e-commerce desistem já na primeira página da loja? Pois é, trata-se de um número bastante elevado e que precisa ser bem analisado. O custo para trazer visitantes muitas vezes é alto, então imagina perder metade desse público logo de cara? É muito dinheiro que está indo pelo ralo.

Essa alta taxa de desistência acontece principalmente em lojas virtuais que não priorizam a informação. A falta de estruturação da página é essencial para que você índices muito melhores ou iguais a este que informamos. Para saber o que fazer, é importante ter o conhecimento que:

  • 16% desistem por não achar o conteúdo atrativo / interessante
  • 26% desistem devido ao layout ruim da página
  • 13% desistem por não encontrar informações de contato
  • 20% desistem por não sentir segurança na loja virtual

Capriche na descrição de produtos

Pode parecer óbvio falar em conteúdo, mas ainda existem milhares de lojistas que não dão aos conteúdos de suas lojas o destaque merecido. Tudo começa pela descrição e detalhamento dos produtos, que são os principais itens em qualquer comércio.

No e-commerce não é diferente. Se as pessoas estão em busca de produtos online e realizam pesquisas para encontrar o que querem, nada melhor que oferecer todo o tipo de informação possível a respeito daquele item.

Essa é a melhor forma de chamar a atenção dos consumidores. Eles precisam saber tudo que cada produto oferece, quais os aspectos técnicos, os requisitos, os benefícios. Então não tenha preguiça de preencher as informações na hora de cadastrar seus produtos.

Forneça o máximo de informação possível em todos eles. Certamente isso fará os visitantes de sua loja prestarem mais atenção em sua loja, evitando assim as desistências ainda na primeira página.

Dê atenção para as imagens

Não pense você que apenas uma descrição bem completa com uma foto de boa qualidade já vai ser suficiente. É muito comum observamos lojas virtuais com apenas uma imagem de cada produto. Por melhor que seja a resolução desta imagem, certamente ela não consegue apresentar seu produto por todos os ângulos.

Já que o visitante não pode ver o produto pessoalmente, você é quem precisa apresentar para ele todos os ângulos com a melhor qualidade possível para que ele tenha uma visão muito aproximada do item real.

E o principal, os produtos que possuem 3 ou mais imagens apresentam uma taxa de conversão 19,5% superior aos demais que possuem uma única imagem. Quer motivo melhor que este para investir nas imagens?

Utilize um layout atrativo

O layout é fundamental para manter um visitante por mais tempo na página da loja. Com certeza você já deve ter acessado sites com aquele aspecto “bagunçado”, com um visual tão poluído que acaba gerando uma alta taxa de rejeição.

Ao pensar no layout de sua loja, prime pela organização das informações, deixe a página principal atrativa e ao mesmo tempo com uma cara mais limpa. Crie uma identidade visual baseada na sua marca e mantenha esse padrão em todas as páginas da loja.

Coloque na primeira página os produtos mais vendidas e mais pesquisados, pois certamente eles irão atrair a atenção de mais visitantes. Trabalhe banners de promoções, organize os produtos por categorias e deixe bem visível os preços, prazos e formas de pagamento.

Um layout montado pensando realmente no consumidor dificilmente trará resultados ruins para o seu e-commerce.

Facilite o atendimento dos visitantes

As informações de contato são tão importantes que a dificuldade para encontrá-las resulta em 13% de desistência na primeira página. É comum no e-commerce que o visitante de uma loja queira esclarecer dúvidas. Ele não está vendo os produtos pessoalmente, não pode tocar ou experimentar, não tem de imediato um vendedor para atendê-lo.

Isso torna essencial que a loja virtual ofereça formas práticas e ágeis de contato e atendimento online. Além de um telefone e e-mail fáceis de serem localizados pelos visitantes, ofereça um chat online onde pelo menos dentro do horário comercial seja possível ter uma conversa com um representante do seu negócio.

Amplie suas vendas

Como pudemos ver, existem diversos detalhes que fazem muita diferença para os visitantes. É importante que o empreendedor, seja qual for o tamanho do negócio, tenha esse tipo de preocupação para melhorar a experiência dos usuários.

Coloque em prática as dicas que demos neste artigo e fique atento a outros detalhes para que sua loja seja um sucesso. Pense que você pode fazer diferente enquanto milhares de outros e-commerces passam pelos problemas listados, perdendo assim um grande número de visitantes todos os dias.

Agora é hora de colocar a mão na massa. Vá em frente e bons negócios!