Conseguir aproveitamento próximo ao máximo possível dos funcionários de uma empresa, evitando seleções equivocadas e aplicando medidas de fortalecimento de cada funcionário (indo desde bônus e promoções até treinamentos específicos e alterações hierárquicas), é algo que parece complexo e dependente de uma numerosa equipe de funcionários.

No dia a dia dos profissionais de recursos humanos (RH), várias perguntas precisam ser respondidas sobre os funcionários. Quem faz o quê e de que forma, quais são os recursos necessários para desenvolver determinado projeto, como é o desempenho de cada indivíduo ou equipe em relação às suas metas, entre outros.

Com tantas informações disponíveis ou passíveis de serem coletadas, as empresas têm identificado oportunidades de aproveitá-las para melhorar seus processos.

Levantar e analisar todas essas informações pode ser um processo complicado, mas, com o uso do People Analytics, as empresas têm conseguido ganhos expressivos.

Neste artigo, você verá as mais recentes descobertas obtidas por meio de People Analytics que estão ajudando de líderes de equipe a áreas inteiras de RH de todo o mundo a engajarem seus colaboradores.

Mas afinal de contas, o que é People Analytics?

People analytics é um processo de coleta e análise de dados voltado para a gestão de pessoas em empresas. Ele refere-se aos processos de:

Toda as informações são referentes ao comportamento dos usuários. Elas podem ser utilizadas por empresas para monitorar a conduta de seus funcionários e, ainda contar com informações úteis para:

  • antecipar tendências;
  • aprimorar suas estratégias;
  • tomar decisões mais precisas.

Dito de outra forma, People Analytics é o reconhecimento de que os colaboradores são o mais valioso recurso de uma empresa e que, portanto, é necessário mensurar para entender o que os torna engajados, produtivos e felizes no ambiente de trabalho.

Para que serve o People Analytics?

People Analytics serve para melhorar a gestão de pessoas no que for possível, diminuindo a rotatividade, retendo e atraindo talentos, aumentando a satisfação e eficiência dos colaboradores.

Assim como aplicar o big data e business intelligence em outras áreas da empresa, o people analytics serve para tornar o negócio mais eficiente.

Mas quais os benefícios do People Analytics?

Aumenta o controle da empresa pelo gestor

People Analytics é, antes de qualquer coisa, uma ferramenta forte de geração de informação.

Uma das principais sacadas aqui é usar o referencial de sucesso da própria empresa para resolver os problemas das áreas que estão passando por dificuldades e para expandir a equipe sem perder a qualidade e a noção do empreendedor sobre seu corpo de funcionários.

O People Analytics usa a realidade interna para saber o que é preciso mudar, como mudar e em qual momento mudar – é uma alteração de um paradigma padrão baseado em “talvez isso dê certo” ou “em outro lugar isso deu certo” para “eu sei que isso vai dar certo”. Ou seja, no fim das contas, o gestor basicamente tem a capacidade de replicar em larga escala o que há de melhor na sua empresa através de People Analytics.

Corta excessos e torna processos de RH mais eficazes

Um dos principais obstáculos para uma empresa ter um aproveitamento de 100% a longo prazo em suas contratações consiste basicamente em acertar quem se contrata.

Por mais bem intencionado que um recrutador ou um funcionário em cargo de chefia seja em sua missão de contratar novos colaboradores, muitas vezes preferências pessoais ou mesmo preconceitos inconscientes fazem com que candidatos mais compatíveis com o que é esperado sejam dispensados.

Além disso, quanto mais uma empresa cresce, mais pessoas passam a ser necessárias para administrar os processos seletivos. O que temos aqui é uma situação onde se gasta muito dinheiro para um resultado que tem uma margem de aproveitamento questionável.

O People Analytics introduz processos de automação mais avançados através de, por exemplo, algoritmos. Usando como base algoritmos adaptados pelo RH, é possível cruzar o histórico de contratação e o perfil dos funcionários de sucesso da empresa com os novos objetivos de contratação, fazendo com que a eliminação dos candidatos com menor potencial seja praticamente automática.

A aplicação inteligente dos dados faz com que se economize investimentos para um resultado mais eficiente.

Otimiza a aplicação do dinheiro no corpo de funcionários

People Analytics vai muito além do processo de seleção, mas toca diretamente no gerenciamento de equipes.

Muitas empresas acabam atingindo níveis de produtividade em função da perda da motivação do funcionário ou de um ambiente de trabalho desgastante.

O indivíduo passa a achar que seu trabalho não está sendo adequadamente valorizado e a empresa, para não perder um talento, lança recursos como aumentos salariais e bônus. O problema é que, sem resolver os problemas preliminares, é questão de tempo até o funcionário voltar a se sentir insatisfeito a ponto de influenciar a produtividade.

O People Analytics é uma forma mais inteligente de lidar com isso, cruzando dados como perfil demográfico, formação acadêmica, experiência profissional, classificações de desempenho e, é claro, níveis de compensação.

Com base nisso, é possível mensurar a influência de fatores como espaçamento entre promoções, presença de gerentes de baixo desempenho ou tamanho de equipe como potenciais problemas para os funcionários e aplicar medidas específicas para resolver as demandas – muitas vezes ligadas a aumento das oportunidades de desenvolvimento interno e de aprendizagem.

Nesses casos, o bônus em dinheiro teria pouco ou nenhum efeito: aplicar medidas estratégicas na raiz do problema gera funcionários mais produtivos e evita desperdício de dinheiro – mas, para isso, é necessário conhecer a própria empresa.

Melhora o aproveitamento do próprio RH

Enquanto no ambiente corporativo padrão, o setor de RH fica preso à processos lentos, volumosos e com resultados que estão submetidos à análises subjetivas, os profissionais da área poderiam estar alocados em iniciativas mais interessantes do ponto de vista de garantir a produtividade da empresa.

Ao invés de perder tanto tempo em, por exemplo, seleção de infinitos currículos ou quebrando a cabeça em medidas paliativas para resolver problemas internos, a área poderia estar mais dedicada a atividades como:

  • o desenvolvimento de pessoas;
  • a implementação de programas para preparação de líderes;
  • a manutenção e a retenção de talentos dentro da empresa;
  • a comparação entre a análise dos custos de contratação e os de retenção e, é claro,
  • a administração do índice de qualidade dos processos seletivos.

Conclusão

Como vimos, a utilização do People Analytics está diretamente ligada ao sucesso das empresas.

Ter a possibilidade de acessar às mais diversas informações relativas ao desempenho dos colaboradores e as atividades que eles executam é cada vez mais imprescindível para apoiar as decisões de níveis estratégico e tático nas organizações.

Sua empresa já utiliza o People Analytics? Compartilhe conosco nos comentários como esse processo acontece em sua rotina!