A indústria na Europa está entre as mais desenvolvidas do mundo, colaborando para o surgimento de novos produtos e inovações industriais.
Ao se falar sobre indústria, é impossível não pensar na Europa. O continente foi o pioneiro do setor industrial mundial, sendo, até hoje, uma grande referência nessa área. A indústria na Europa tem muito a ensinar, e a sua empresa pode se beneficiar dos aprendizados europeus.
Por isso, se você atua no ramo industrial ou tem interesse nesse setor, venha descobrir tudo sobre a indústria na Europa e os principais países envolvidos! Vamos começar?
O desenvolvimento da indústria na Europa
A história da indústria europeia é a mais antiga do mundo, tendo início no século XVIII. Há mais de 250 anos, entre meados de 1760 e 1780, começou o evento que mudaria, para sempre, o funcionamento do mundo: a Primeira Revolução Industrial.
Esse período foi responsável por um “boom” industrial e tecnológico, principalmente na indústria têxtil, que era a mais importante da época. E, provando mais uma vez a sua importância histórica e econômica, uma junção de diversos fatores fizeram com que a Europa fosse a pioneira dessa revolução.
A ascensão da burguesia, o acúmulo de capital, as grandes reservas de matéria-prima e vários outros quesitos sociais, econômicos, políticos e naturais foram responsáveis pelo destaque europeu e, principalmente, inglês no surgimento da indústria.
Com todos esses aspectos favoráveis, a indústria na Europa teve um crescimento bastante abrupto entre os séculos XVIII e XIX, desenvolvendo muito os setores têxtil, siderúrgico e de mineração.
Esse desenvolvimento se estendeu por todos os outros séculos seguintes, o que explica o protagonismo da indústria europeia no cenário global.
Principais Países Industrializados na Europa
Com tanto pioneirismo no setor industrial, é claro que a Europa possui grandes potências industriais. Entre elas, algumas se destacam mundialmente. Confira, portanto, quais são os principais países industrializados na Europa:
Alemanha
A Alemanha é uma das nações mais importantes em quesitos industriais. Por lá, a indústria é um fator que influencia diretamente no bem-estar da população e no crescimento econômico. Esse setor é responsável por mais de 25% da produção econômica do país, o que revela a sua relevância no cenário nacional.
Entre os diversos tipos industriais, os que mais se destacam na Alemanha são as indústrias automobilística, química, elétrica e de engenharia. Além de serem fundamentais na geração de capital, elas ainda empregam muitos cidadãos.
Veja também:
França
Sendo uma das principais pioneiras da indústria na Europa, a França tem um setor industrial diversificado, contando com uma grande presença dos ramos aeronáutico, metalúrgico, alimentício, têxtil, mecânico, eletrônico, automobilístico e químico.
Atualmente, a França está entre os 10 países mais industrializados do mundo, e a sua economia se beneficia bastante disso.
Reino Unido
Como não falar sobre o Reino Unido quando se trata de indústria na Europa, não é mesmo? Apesar de atualmente não ser a nação mais industrializada do continente, essa localidade nunca deixará de ter grande importância e relevância no ramo industrial.
O Reino Unido, em especial a Inglaterra, foi o país pioneiro da industrialização mundial, sendo o local onde a Revolução Industrial se iniciou. A indústria do país começou com o setor têxtil e de aço, mas, nos últimos anos, a produção de aviões, automóveis e aerobarcos tem se destacado.
Além disso, as indústrias farmacêutica, petroquímica e mecânica também estão bastante fortes no Reino Unido, que também segue entre as 10 potências globais mais industrializadas.
Itália
Quando comparada às outras nações europeias, como Reino Unido, Alemanha e França, a Itália teve uma industrialização tardia, mas bastante eficiente. Apesar do cenário inicial não ter sido favorecido, uma vez que a nação não era unificada, não tinha muitos recursos primários e possuía um mercado bem limitado, a indústria italiana deu a volta por cima e se tornou uma das mais importantes do mundo.
Atualmente, ela está entre as maiores potências industriais mundiais e apresenta indústrias bastante variadas, como as de máquinas, ferro, aço, turismo, tecido, calçados, cerâmica, roupas e veículos motorizados.
Espanha
Estando entre as 15 nações mais industrializadas do mundo, a Espanha também é uma componente da indústria europeia de muita importância. O setor industrial espanhol representa cerca de 20% do PIB do país, sendo dominado pelas indústrias de máquinas navais, aço, ferro, alimentos, tecidos e engenharia.
Setores em Destaque na Indústria Europeia
Como você pôde perceber ao longo do post, cada país europeu possui as suas indústrias principais, a depender das características e da disponibilidade de recursos de cada um deles. Confira, então, os setores em destaque na indústria europeia!
Manufatura Automotiva
Desde que foram inventados, os automóveis nunca saíram de moda, e não é à toa que ainda fazem parte das principais indústrias europeias e mundiais. A indústria automotiva é responsável pelo processo de criação, desenvolvimento, fabricação e venda de veículos automóveis, capazes de facilitar a locomoção humana e simplificar tarefas cotidianas.
À medida que a demanda automobilística aumenta, o lucro dessa indústria também cresce bastante. Isso faz com que ela seja uma das mais rentáveis, tendo diversas empresas de sucesso, como a Toyota e o grupo Volkswagen.
Tecnologia e Inovação
Se tem um setor que está em constante desenvolvimento e crescimento é o tecnológico. A indústria de tecnologia e inovação tem crescido exponencialmente em todo mundo, e a Europa não fica de fora dessa tendência.
A tecnologia e as suas inovações são cruciais para a melhora da qualidade de vida, do bem-estar social e do cotidiano humano em geral, já que torna diversos processos mais práticos e rápidos.
Indústria Aeroespacial
A indústria aeroespacial é relacionada a tudo que envolve o universo aéreo, como o desenvolvimento e a fabricação de aviões e foguetes. Ela é fundamental para quesitos militares, comerciais e sociais do mundo contemporâneo e está bastante presente nos países europeus, como os próprios mencionados acima!
Indústria Farmacêutica
Se tem recursos indispensáveis para o aumento da qualidade e da expectativa de vida humana, sem dúvidas são os medicamentos. Eles evitam uma série de agravamentos salutares, prevenindo mortes precoces e sintomas muito intensos.
Por essa razão, a indústria farmacêutica também precisa estar em constante atualização e em busca de inovação. Dessa maneira, ela se mantém em destaque na Europa e nos outros continentes!