Vender mais, quem não quer? Em uma época de crise, tanto os negócios que são 100% online, quanto os que trabalham mais na vertente off-line, estão me buscas de alternativas para turbinar suas vendas.
Com as facilidades da internet na atualidade, fica até difícil escolher por qual caminha seguir, qual é a melhor estratégia ou qual fórmula aplicar. Isso porque, você já deve ter percebido que o leque de opções é enorme.
Utilizar formas criativas e baratas de acelerar suas vendas pode ser hoje o diferencial entre sobreviver ou ser engolido pela crise e pela concorrência. Portanto, os vídeos online são uma ótima ferramenta: fáceis de serem produzidos, distribuídos, capazes de gerar muito engajamento e com diferentes aplicações.
O assunto de hoje é a grande sacada do momento. O projeto que ainda não se utiliza do poder dos vídeos para vender está deixando escapar pelas mãos uma oportunidade incrível. E você não está querendo perder dinheiro, não é?
Por que usar os vídeos em sua estratégia?
Quais são os melhores tipos de vídeos para aumentar as vendas?
Por que usar os vídeos em sua estratégia?
O vídeo marketing, como também é conhecido, é uma estratégia cheia de possibilidades e cada vez mais relevante no cenário atual. Com a mudança dos padrões de consumo e interesse dos clientes, esse é um canal de comunicação repleto de benefícios, como os que veremos a seguir.
Basta acessar as redes sociais ou abrir seu blog favorito para perceber que grande parte dos conteúdos já é em formato audiovisual – e eles vão de memes a tutoriais e informações realmente sérias.
Isso acontece porque esse tipo de material, além de ser mais didático e atrativo, é capaz de gerar melhores resultados em termos de engajamento e conversão.
Alguns dados podem comprovar o que estamos dizendo:
- Segundo uma pesquisa realizada pelo Buzzsumo, conteúdos em vídeo no Facebook já são capazes de gerar muito mais engajamento e cliques do que aqueles que possuem apenas fotos e textos.
- No Twitter, 80% das pessoas já assistem vídeos online e esses conteúdos podem gerar até 2,5x mais respostas e 2,8x mais retweets, é o que diz uma pesquisa feita pela própria rede social.
- E segundo o PageWiz, 60% das pessoas que visitam uma página na web que possui vídeo, clicam nesse material antes mesmo de ler uma só palavra.
Ou seja, não dá mais para ignorar o poder dos vídeos quando o assunto é marketing e vendas.
Quais são os melhores tipos de vídeos para aumentar as vendas?
Um benefício que merece destaque especial é a versatilidade de uso dessa estratégia. Com diferentes técnicas e práticas audiovisuais, é possível garantir que cada objetivo seja contemplado por um tipo de vídeo.
Entre os melhores, estão os seguintes:
Vídeos explicativos
Principalmente quando um negócio está em fase inicial, muitas vezes é bastante complicado explicar o que ele oferece e quais problemas ele resolve. E sabe o que pode ajudar com isso? Um bom vídeo explicativo.
Vídeos explicativos são aqueles vídeos normalmente encontrados na home dos sites institucionais e que, em poucos minutos, dão um panorama geral do negócio e do que ele faz.
Esses conteúdos, são excelentes para fazer com que possíveis clientes entendam a empresa, sua proposta e, no final das contas, comprem dela. Além do mais, eles podem ajudar muito até mesmo em termos de SEO, uma vez que são capazes de aumentar o tempo de permanência do usuário no site e seu engajamento como um todo.
Apresentação de produtos
Outra possibilidade é criar vídeos de apresentação de produtos. A ideia é mostrar, detalhadamente, as principais características do elemento. Inclusive, ele pode aparecer em uso.
Essa é uma forma de complementar informações trazidas por fotos, contribuindo para aumentar a segurança quanto à tomada de decisão do cliente potencial.
Tutoriais
Às vezes, o consumidor tem interesse em adquirir, mas não sabe como utilizar. Por isso, os tutoriais são muito úteis, já que oferecem um guia de como o cliente pode aproveitar as melhores possibilidades.
Esse tipo de conteúdo vai desde o tutorial de uma plataforma ou app até produtos físicos e suas melhores possibilidades.
Depoimentos
Em média, 92% das pessoas confiam em recomendações dadas por outros indivíduos, ainda que sejam completos estranhos. Sabendo disso, a sua empresa pode aproveitar o poder dos depoimentos, em vídeo, dos clientes.
Isso transmite maior credibilidade do que as recomendações apenas escritas, além de melhorar, sensivelmente, a percepção sobre a empresa ou produto.
Webinars
Os webinars são transmissões ao vivo que têm o objetivo de gerar interação. As pessoas podem fazer perguntas e tirar dúvidas ao vivo, obtendo um grande engajamento.
Esse modelo é útil para se comunicar melhor com o seu público e para educá-lo de uma forma interativa e, muitas vezes, divertida.
Vídeo Institucional
Outro tipo de vídeo que pode te ajudar bastante na hora de vender é o institucional. Esse tipo de vídeo também é utilizado para falar sobre a empresa e o que ela oferece, porém, se diferencia dos vídeos explicativos, uma vez que pode ser menos prático e mais voltado para questões de branding e posicionamento.
Um bom vídeo institucional é capaz de transmitir os valores de uma empresa ao público, evidenciar aquilo em que ela acredita e trazer mais credibilidade e autoridade a ela. Ele poderá ser utilizado no site, em eventos, e em todas as outras ocasiões em que seja necessário reforçar o posicionamento da marca.
Dicas para fazer seus vídeos
Agora que você já sabe tudo que os vídeos podem fazer por suas vendas, é hora de começar a pensar em como inseri-los em sua estratégia de marketing.
Produzir vídeos não é difícil, nem caro. Hoje qualquer pessoa com um bom smartphone pode fazer materiais de qualidade.
E para quem quer começar a se aventurar com a produção de vídeos, nós temos 4 dicas básicas, mas que vão ajudar muito.
Tenha um planejamento e um roteiro para suas produções:
Pense nos objetivos do seu vídeo, em quem é o público, defina o tipo de abordagem e faça um roteiro com todas as cenas que você precisará filmar. Isso vai evitar problemas na hora de gravar e te orientar quanto ao que precisa ser feito com o vídeo.
Atente-se ao cenário e a iluminação das cenas
Na hora de gravar, organize seu cenário, pense em elementos que tenham relação com o tema do vídeo e tome cuidado com a iluminação. É importante que tudo esteja bem iluminado, de forma que as pessoas não tenham problema ao assistir um conteúdo.
Cuidado com o áudio
É importante que o som do seu vídeo seja nítido e fácil de compreender. Caso contrário, sua comunicação com o público pode ficar comprometida e todo seu trabalho pode ser desperdiçado.
Faça pequenas edições e crie um thumbnail
Por fim, faça pequenos ajustes de imagem e som em seu vídeo, se isso for necessário, e lembre-se de inserir títulos e legendas onde for preciso. Capriche também na thumbnail – a imagem de capa – de seu vídeo. Ela pode ser facilmente criada em alguns programas e vai ser essencial para aumentar a taxa de cliques de seu conteúdo.
Conclusão
Utilizar vídeos é uma excelente maneira de aproximar sua marca do público, deixar sua comunicação mais eficiente e, como consequência, vender mais. E é bem simples gravar seus próprios conteúdos sem comprometer a qualidade.
Portanto, avalie sua estratégia de marketing atual, veja em quais contextos os vídeos podem ser utilizados e comece já a trabalhar com esses materiais. Os resultados vão te surpreender!
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Interessante como hoje é preciso muito pouco para gerar grandes resultados! Parabéns pelo belo trabalho!
Sim, verdade!
Obrigado pelo comentário :)