Conheça os principais mitos e verdades que circundam o mundo do empreendedorismo
Você decidiu que vai se tornar um empreendedor de sucesso e está confiante que tudo vai dar certo? Isso é ótimo. Mas existem alguns mitos e verdades sobre o mundo do empreendedorismo que você precisa conhecer antes, para que nada saia do seu controle. Recomendamos ler até o final do post para aprimorar o seu aprendizado. Boa leitura!
Abrir uma empresa no Brasil é demorado e burocrático
Verdade. Infelizmente, se você está pensando em abrir a sua empresa, é melhor ter muita paciência para enfrentar a imensa burocracia dos órgãos públicos. Estima-se que no Brasil, o tempo médio para regularizar os trâmites legais e abrir um negócio, gira em torno de 100 dias. Dependendo do segmento da empresa, esse prazo pode ser ainda maior. Só para você ter uma ideia, nos EUA, o tempo médio é de 5 dias.
Preciso ter muito dinheiro em caixa para começar a empreender
Mito. Não é necessário ter muita grana no início. Dependendo do seu ramo de atuação, o investimento pode ser baixo. Por exemplo, se você se tornar um empreendedor digital e abrir um e-commerce, provavelmente os seus gastos não serão exorbitantes. O ideal é fazer uma boa pesquisa de mercado e do seu público-alvo, antes de dar o pontapé inicial em sua nova empresa. Saber onde vai investir é sempre recomendado.
Se eu tiver dinheiro, tudo estará resolvido
Mito. É claro que o dinheiro resolve boa parte dos problemas e pode ajudar o seu negócio a crescer. Mas existem outras variáveis como: colaboradores comprometidos e capacitados, eficientes estratégias de marketing, organização, disciplina, planejamento e um bom plano de negócios. Tudo isso também faz parte do sucesso de qualquer empresa. Algumas habilidades, principalmente as comportamentais, o dinheiro não compra!
Ter sócios não é recomendado
Mito. Os sócios de um negócio devem, prioritariamente, terem os mesmos objetivos, perfis e comportamentos de empreendedores que querem fazer a empresa dar certo. Contar com um ou dois sócios pode ser vantajoso no sentido de ter um apoio nas horas mais difíceis e, claro, dividir responsabilidades e despesas do dia a dia. Quando os sócios se entendem e trabalham de forma igualitária, toda a empresa sai ganhando.
Todo empreendedor já nasce empreendedor
Mito. Os empreendedores têm características semelhantes que são essenciais no mundo dos negócios e disposição para correr alguns riscos. Mas grande parte das habilidades técnicas e comportamentais só são desenvolvidas com o tempo e maturidade profissional. Na verdade, nenhuma pessoa nasce sendo empreendedora, mas se torna uma. Investir em um bom curso de coaching também pode te auxiliar a empreender da melhor maneira.
Quanto mais jovem começar a empreender, melhor
Verdade. Quando começamos a empreender sendo jovens, temos bem mais disposição no dia a dia, estamos mais dispostos a correr riscos, não temos família e nem dependentes, sabemos fazer bom uso da tecnologia, temos bastante conhecimento que foi adquirido na faculdade e muita determinação para fazer o negócio prosperar. E o melhor: se algo der errado, ainda dá tempo para fazer os ajustes e seguir adiante.
Todo empreendedor precisa ser bom vendedor
Verdade. Todo empreendedor, sem exceção, precisa saber vender bem o seu produto, serviço ou ideia. Ele precisa convencer seus clientes em potencial de que é perfeito para resolver seus problemas e que aquilo que está vendendo é o melhor que existe no mercado. Mas fazer isso nem sempre é fácil. O fato é que todo empreendedor que deseja prosperar, necessariamente, conhecer as técnicas da PNL para ser um bom vendedor.
Inaugurar uma franquia é sucesso garantido
Mito. Se você apostar suas fichas em um modelo de franquia, pode ter menos chances de fracassar, já que a empresa franqueadora está estabelecida no mercado e provavelmente já tenha uma base de clientes fiéis. A questão é: se você for um mau administrador e não se dedicar completamente ao seu negócio, mesmo sendo uma franquia, ele poderá fracassar. Nada no mundo do empreendedorismo é garantido.
Correr risco faz parte de todo negócio
Verdade. Mas se você agir com cautela e for uma pessoa organizada, principalmente do ponto de vista financeiro, os riscos podem ser menores. Uma ótima sugestão é fazer um bom plano de negócios, pois ele traz informações valiosas sobre a concorrência, o mercado e até informa se o negócio está sendo ou não viável para o empreendedor. Mas independentemente do seu segmento de atuação, os riscos sempre irão existir.
É preciso inovar para que o negócio prospere
Verdade. A maioria dos empreendedores que investem em inovação em seus negócios, têm altas chances de se destacarem no mercado. Isso porque uma ideia inovadora pode chamar a atenção do seu público-alvo e fazer a sua empresa vender muito mais. Afinal de contas, tudo que é inovador acaba se destacando e se torna referência para milhares de pessoas. Fazer um curso de PNL pode te ajudar a inovar em sua empresa, pois essa metodologia vai aprimorar os seus comportamentos.
Ter um plano de negócios é importante
Verdade. Um bom plano de negócios, previamente pensado e feito com calma, serve como uma espécie de bússola para o empreendedor, além de auxiliá-lo a expandir sua empresa e reduzir o risco de erros durante a sua trajetória empreendedora. Se você estiver pensando em abrir a sua própria empresa, contar com um plano de negócios pode fazer toda a diferença. Se for o caso, contrate um profissional experiente para te ajudar.
Está vendo que nem tudo aquilo que dizem por aí sobre o mundo do empreendedorismo é verdade? Desejamos boa sorte com sua nova empresa.
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