As empresas que buscam visibilidade na internet precisam estar nas redes sociais. Esses canais permitem um contato próximo com o público-alvo, por meio de publicações e mensagens, além de ser uma ótima vitrine para anunciar os produtos e serviços vendidos.
A abertura de perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter deve entrar no planejamento de marketing digital das empresas. Além disso, os conteúdos que serão veiculados nos canais também precisam ser criados para chamar a atenção dos usuários.
Outra forma de ter destaque dentro das redes sociais é investir em posts patrocinados que direcionam para compras no ambiente do site da empresa. Quer entender mais sobre como anunciar produtos nas redes sociais? Continue conosco!
1. As fotos precisam estar em boa qualidade
As imagens dos produtos são peças-chave na hora de anunciar nas redes sociais. As fotos devem ser feitas com boa iluminação e capturando diferentes ângulos dos produtos. É uma forma de apresentar o item e, ao mesmo tempo, chamar a atenção do cliente.
Se você vende roupas, por exemplo, é importante colocá-las em manequins ou em modelos para mostrar como é o caimento da peça. Além disso, é importante publicar fotos verdadeiras dos produtos, principalmente para evitar queixas posteriores dos clientes.
Outra alternativa para anunciar os produtos vendidos é investir em ilustrações que destaquem a peça ou na publicação de vídeos com mais detalhes. Há também quem possa contar com influenciadores que façam as famosas ‘publis’ da empresa e dos produtos.
2. Descrições dos produtos devem ser completas
Além das fotos, é necessário fazer uma descrição completa do produto que explique sobre o tamanho das peças, materiais usados na fabricação, marca, entre outras informações. Quanto maior for o número de detalhes apresentados na legenda, melhor para o anúncio.
Apresentar essas informações proporciona segurança para quem está comprando, já que os clientes sabem sobre todas especificações do item e podem fechar a compra pela sua empresa. Fique à disposição do cliente para esclarecer dúvidas via inbox.
3. O preço dos produtos precisa estar claro
Os preços e condições gerais de pagamentos devem estar no anúncio. Assim, evitam-se confusões na hora de negociar e fechar uma venda. Alguns vendedores colocam valores de vendas baixos para chamar a atenção do público, mas, quando o contato é feito, o produto não é daquele valor.
Hoje, o Facebook e o Instagram trabalham com páginas de anúncios em que os vendedores conseguem interagir e negociar com clientes. Grandes empresas utilizam a ferramenta, mas direcionam a compra para o próprio site de vendas, com o objetivo de ter controle e segurança maiores.
Na hora de comercializar os seus produtos, seja sincero e informe o valor de venda real para evitar desconfortos no futuro.
4. Invista em outros conteúdos ricos sobre sua atividade
Utilizar as redes sociais para anunciar produtos é um bom caminho, mas os canais podem ser mais úteis que uma simples vitrine virtual. Além de promover a venda de itens, trabalhe com outros conteúdos, como dicas, receitas e outros materiais que atraiam o público-alvo.
Lembrando novamente do exemplo da loja de roupas, é possível desenvolver posts com dicas de peças e acessórios para utilizar em diferentes ocasiões. Na descrição do post, não deixe de informar sobre as peças e preços que estão disponíveis em sua loja. Aproveite!
5. Interaja com o seu público
As redes sociais costumam ser um canal direto para falar com os clientes. Nos comentários de posts e inbox, os consumidores podem deixar feedbacks e dúvidas gerais. Por isso, veja os comentários e sempre os responda, até mesmo as críticas negativas sobre as compras.
Observar e responder os comentários é uma forma de melhorar os seus serviços de forma constante. A experiência do usuário também pode ser personalizada com o tempo, pois ele verá que o problema teve a atenção adequada e pode contar com o atendimento no futuro.
6. Mantenha uma boa atividade de postagens
As publicações nas mídias sociais precisam ser feitas com certa regularidade. O ideal é desenvolver um calendário com posts semanais e conteúdos variados para que a atividade nas redes seja sempre constante.
Pretende fazer alguma oferta? Tem produtos novos em seu catálogo? Não deixe de criar posts sobre esses assuntos, garantindo que os seguidores acompanhem promoções e fiquem sabendo das novidades.
Agora que você já sabe como anunciar produtos nas redes sociais e utilizá-las a favor da sua empresa, configure um perfil e invista na ideia.