Pensar no sucesso do seu e-commerce é também pensar em SEO. Com o objetivo de alcançar bons resultados e aprofundar o relacionamento entre marca, clientes e prospects, as lojas virtuais estão desenvolvendo seu desempenho online através da Otimização para Mecanismos de Buscas.

Você já parou para analisar que grande parte do tráfego de pessoas que vão fazer compras pela internet faz suas pesquisas em sites de buscas, como o Google? Afinal, o buscador realmente entrega uma solução rápida, e aparecer nas primeiras posições da busca orgânica é fundamental para gerar resultados positivos para o seu negócio.

Em geral, os usuários quando realizam pesquisas no Google, Yahoo, Bing, entre outros buscadores, tendem a não passar da primeira página para encontrar as respostas. Essa é só uma de várias razões para fazer SEO para e-commerce. O investimento implica diretamente em fazer sua loja aparecer no lugar certo e na busca certa. 

Estratégias SEO

SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Para que as pessoas cheguem até a sua marca, sem a necessidade de mídias pagas, são utilizados um conjunto de métodos de otimização que aumentam a visibilidade nas ferramentas de busca.

O investimento em Marketing Digital trabalha para alcançar boas posições nas SERPs do Google, permitindo através da otimização dos conteúdos estabelecer o reconhecimento e autoridade da marca, para isso acontecer, alguns pontos devem ser colocados em prática.

As diretrizes de conteúdo SEO é a estratégia recomendada para aumentar a visibilidade dos seus produtos e serviços. Com o aumento do tráfego e a construção da autoridade, as empresas progressivamente começam a converter usuários em clientes. 

Marketing de conteúdo

Uma boa estratégia de SEO é a produção de conteúdo para o seu site, blog ou loja virtual. A criação de conteúdos de qualidade potencializa o ganho de autoridade no mercado, gerando resultados no aumento do tráfego e crescimento dos leads.

Como já mencionado, o conteúdo é o ativo mais relevante para um bom desenvolvimento de SEO. Com a utilização de algumas técnicas, é possível potencializar o alcance de uma página, influenciando os algoritmos dos buscadores a estabelecer o ranking para determinada palavra-chave que o usuário pesquisa.

Nas primeiras postagens, a interação pode ser pouca, mas a longo prazo, o investimento no marketing de conteúdo, atrelado às estratégias SEO tendem a apresentar várias vantagens de respostas orgânicas, reconhecendo sua marca como expert nos assuntos que publica. 

O Google, por exemplo, adota norteadores para avaliar a qualidade dos conteúdos, a sigla EAT são as iniciais de Expertise (especialidade), Authoritativeness (autoridade) e Trustworthiness (confiabilidade). 

Esses itens fazem parte do grupo de avaliadores para analisar a relevância do conteúdo, considerando os seguintes fatores:

  • O nível de especialidade do autor do conteúdo;
  • A autoridade do site, conteúdo e do autor;
  • O nível de confiabilidade do site, conteúdo e do autor.

Esses são os 3 principais processos de retorno de pesquisa: 

Rastreamento

Essa etapa é responsável pelos Googlebot, robôs do Google, para o rastreamento e o processo de identificação das páginas para enviar ao índice do buscador. Esse requisito é baseado pelo algoritmo do mecanismo de busca, que tem a função de qualificar quais serão as prioridades e frequências de indexação das páginas.

Indexação

Posteriormente à etapa de rastreamento, os robôs do Google processam detalhadamente cada página, rastreando suas informações para incluir no seu índice. As informações indexadas são: conteúdo de página, data da publicação, localidade, título, descrição e dados estruturados.

Exibição de resultados

A exibição de resultados é a etapa final do processo, quando uma pesquisa é realizada o índice é consultado para destacar o conteúdo relevante e que faz sentido à procura do usuário. São mais de 200 fatores que são analisados pelo Google como fatores de ranqueamento.

Artigo‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Joe Nunes,‌ ‌redator da MadeinWeb

About the Author: Lucas Souza

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Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

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