Como o marketing vem mudando nos últimos anos

Como o marketing vem mudando nos ultimos anos

Quem é da área sabe como o marketing vem mudando nos últimos anos. Já quem empreende ou quer abrir uma empresa em breve, pode não ter percebido essas alterações e conseguir fechar negócios com potenciais clientes de todos os tipos e segmentos.

Por isso, pode ficar sem ter muita noção das alterações no mercado publicitário e como usá-las a seu favor. A consequência disso é uma maior dificuldade para todo empreendedor entender como o marketing vem mudando nos últimos anos e de que modo usar essas alterações a seu favor. 

O que era regra ontem, pode não ser amanhã e não vai trazer, necessariamente, retorno financeiro imediato no curto prazo. No entanto, entender quais são as novas regras pode dar para a sua empresa uma vantagem na disputa com a concorrência.

E aí, quer aprender como o marketing vem mudando nos últimos anos? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como o marketing vem mudando nos últimos anos: 3 pontos a considerar

  1. Produto como elemento de marketing

Um ponto que é necessário entender sobre a mudança do marketing nos últimos anos é a posição do consumidor mudou. Se antes, o consumidor era passivo e esperava a mensagem da empresa, hoje ele é ativo e procura muito mais por informações para tomar sua decisão de compra.

Isso faz com que certas coisas sejam diferentes e tenham outros pesos em sua estratégia digital. Por exemplo, o produto passa a ser um próprio elemento de marketing para o cliente.

Quer ver como isso funciona? Vejamos um exemplo a seguir.

Pense no Rappi Mall, uma plataforma que permite que o cliente faça compras em suas lojas favoritas em Rappi. O produto em si é um elemento de marketing pois sua característica o coloca em uma posição diferente do restante do mercado.

O Rappi Mall permite que o cliente receba o produto comprado em até 1 hora, o que faz com que seja um concorrente direto para e commerces. Afinal, os produtos vendidos são os mesmos: eletrônicos, roupas e tudo que há em um shopping. 

No entanto, o frete é muito menor (a entrega é em 1 hora!). Assim, o produto em si torna-se um elemento de marketing, o que gera recomendações, elogios e muitos comentários sobre o assunto.

  1. Mais proximidade com o cliente

Como o consumidor se tornou muito mais ativo do que antes, isso significa que ele também está muito mais próximo da empresa. Na prática, é importante que o cliente esteja próximo da empresa para criar vínculos emocionais que vão motivar a tomada de decisões na hora de fazer compras.

Uma das melhores plataformas para isso são as redes sociais. Além de estarem cheias de pessoas (são 66 milhões de brasileiros no Instagram e 127 milhões no Facebook), elas permitem que as empresas possam interagir diretamente com os clientes.

Na prática, portanto, essas plataformas permitem a criação de vínculos diretos entre consumidores e empresas. Para isso, é necessário realmente seguir uma via de comunicação real, responder os clientes e interagir com eles online além do “básico” que todo negócio faz.

  1. Zmot

Você já ouviu falar em Zmot? Se quer entender as mudanças do mercado de marketing, precisa entender o que é esse conceito. Ele é uma criação recente do mundo publicitário, atualizando um conceito muito antigo.

Há muito tempo atrás, o Marketing era entendido como um processo de 3 etapas. Eram eles:

  • Estímulo;
  • Prateleira;
  • Experiência.

O que isso significa na prática? Estímulo era o elemento que fazia o cliente conhecer a empresa ou produto. Prateleira era o momento em que ele encontrava a oportunidade de comprar o item e a Experiência era o momento em que o cliente entendia se aquele produto satisfaz ou não suas necessidades.

Esses últimos dois momentos (Prateleira e Experiência) eram também chamados de Primeiro Momento da Verdade e Segundo Momento da Verdade.

O Google, entretanto, enxergou um Momento Zero da Verdade, um momento que vem antes desses dois para os consumidores.

O ZMOT (Momento Zero da Verdade) é um momento entre o Estímulo e a Prateleira. Trata-se de um momento em que o consumidor ativamente procura informações para montar a sua decisão de compras. De acordo com o Google, 8 em cada 10 consumidores utilizam recursos ZMOT (artigos de blog, vídeos no YouTube, etc.) antes de fazer uma compra.

Agora que você já entendeu melhor como o marketing vem mudando nos últimos anos, pode colocar esse conhecimento em prática a seu favor. Lembre-se de que o consumidor moderno é muito diferente do consumidor de 10 ou 15 anos atrás. 

Por isso, o que dava resultados naquela época, não vai necessariamente trazer os mesmos resultados agora. Sendo assim, é importante aprender mais sobre a publicidade para se posicionar bem no mercado.

Gostou do conteúdo? Você acha que o marketing é uma ferramenta importante para a sua empresa? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Artigo Anterior

Como estudar a sua concorrência e se destacar no seu mercado?

Próximo Artigo

Gestão do conhecimento: o que é, importância e como aplicar na empresa

Escreva um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *