Por que a sua indústria precisa de uma área de Trade Marketing Digital?

Por que a sua industria precisa de uma area de Trade Marketing Digital

A transformação digital está cada vez mais acelerada e as grandes indústrias com visão de mercado não estão perdendo tempo em seguir essa evolução.

Contudo, é necessário um bom planejamento que acompanhe a mudança drástica ocorrida no hábito de consumo das pessoas nos últimos anos, sem sobrecarregar analistas, coordenadores ou gerentes. 

É por esse motivo que sua marca deve investir recursos na estruturação de um departamento de Trade Marketing focado no digital! Nesse texto, você terá uma explicação prática da importância dessa estratégia.

O que é Trade Marketing Digital?

Primeiro, é preciso entender o que é Trade Marketing, estratégia aplicada há anos nas vendas físicas. Esse termo representa as ações de marketing, promoções e campanhas feitas dentro dos pontos de venda (PDV), onde o consumidor realiza a compra, como em supermercados e farmácias. 

Já o Trade Marketing Digital visa conquistar o consumidor no ponto de venda online, oferecendo a ele a melhor experiência no e-commerce e diminuindo ao máximo os atritos na hora da compra. Essa estratégia tem como objetivo oferecer todas as informações que o usuário precisa para comprar em um site sem se arrepender depois ou ter dúvidas. 

Vamos analisar uma situação do nosso cotidiano para compreender melhor como esse conceito é aplicado em um cenário online.

Exemplo: compra de uma geladeira

Imagine que uma pessoa precise comprar uma geladeira, mas possui pouco conhecimento sobre o assunto. É normal que ela realize pesquisas na internet para tomar uma decisão, principalmente no caso de produtos como esse, de ticket médio mais alto. 

Depois de aprender as informações técnicas, o próximo passo é comparar os preços em diversos e-commerces, procurando as melhores condições.

Mesmo assim, antes da finalização da compra, o consumidor pode ir a uma loja física para conferir o tamanho exato da geladeira, checar o número de gavetas e compartimentos, difíceis de ver pelo site, tirar dúvidas com um vendedor e talvez ainda voltar para casa para analisar os prazos de entrega e valores do frete.

Analisando esse caso, podemos listar falhas que precisam ser solucionadas para diminuir as dúvidas dos clientes e acelerar as vendas do e-commerce:

  1. Falta de imagens;
  2. Imagens de baixa qualidade ou que não representam o que está no título do produto;
  3. Carência de informações (tamanho, dimensões, voltagem);
  4. Título mal formulado;
  5. Falta de conhecimento técnico sobre o produto.

A chance de um comprador que investe esse tipo de tempo e dinheiro tomar uma decisão sem uma boa pesquisa de mercado é pequena. Por isso, é preciso nutri-lo com o máximo de conteúdo possível para que ele se sinta confortável em continuar a jornada de compra.


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Por que trabalhar com Trade Marketing Digital?

É essencial ter sempre em mente que o perfil do consumidor mudou, seguindo cada vez mais tendências omnichannel. Isto significa que, mesmo que o shopper faça a compra em uma loja física, ele buscará informações de confiança na internet.

O contrário também pode acontecer e as situações que dificultam a tomada de decisão nas lojas virtuais são mais comuns do que parecem. Na falta de um vendedor munido de informações técnicas esclarecendo dúvidas, as informações do produto online devem ser as mais completas possíveis.

Dessa maneira, a sua indústria precisa trabalhar com o Trade Marketing Digital que possui 4 pilares: 

  1. Conversão: sortimento, disponibilidade e conteúdo
  2. Conversão: preço e promoção
  3. Visibilidade
  4. Tráfego

O trabalho a ser feito em cada uma dessas etapas vai depender da maturidade do e-commerce da sua marca, do objetivo que a sua empresa possui com as vendas online e do cenário do seu mercado no e-commerce. Mas o importante é lembrar que a experiência de compra do consumidor deve ser a melhor possível, independente de onde ele estiver comprando – online ou off-line. 

Por isso, é fundamental que a sua indústria tenha uma área de Trade Marketing Digital para  definir quais KPIs do e-commerce são estratégicos, estar mais próximo do consumidor online e melhorar a percepção da sua marca no e-commerce. 

Gostou das dicas? Então, descubra quais são os principais KPIs e pilares do Trade Marketing Digital e otimize suas vendas!

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