As companhias que investem no desenvolvimento dos seus colaboradores garantem equipes preparadas e com melhores desempenhos. Por isso, os programas de aprendizagem devem ser implementados e incentivados dentro das empresas.
Os temas abordados nos cursos podem visar a capacitação do colaborador ou melhorar processos internos da empresa. As duas modalidades são importantes e precisam ser incentivadas com frequência, principalmente quando há relação com segurança no trabalho.
Mas quais os benefícios que a empresa ganha ao liberar cursos, workshops, webinars e outros tipos de conteúdos de capacitação aos colaboradores? Confira abaixo e veja como implementar um programa personalizado.
Equipe preparada para novas tecnologias
Os colaboradores com acesso a plataformas de ensino e especialização conseguem aprender sobre novas ferramentas e treinar as habilidades dentro da própria empresa. Assim, a realização de tarefas pode ser otimizada por quem já conhece o trabalho.
Fazer com que o colaborador entenda novas tecnologias que vão trazer benefícios para empresa é primordial para aumentar os resultados e a qualidade dos serviços. Desse modo, quem utiliza os produtos ou serviços finais receberá uma ótima experiência.
Com uma equipe experiente e preparada, a empresa terá um melhor desempenho no mercado e poderá competir igualmente com outras companhias.
Redução de custos para a empresa
Manter o contrato de um colaborador costuma ser caro para uma empresa, por conta do salário e dos demais benefícios concedidos. Muitas vezes, a promoção de um funcionário que já trabalha na empresa será mais vantajosa em termos financeiros do que abrir uma nova vaga.
Para que o colaborador consiga ser promovido, os programas de aprendizagem podem ser um caminho, já que os conhecimentos adquiridos contribuem para a realização de novas tarefas dentro da empresa. Assim, a própria organização investe no capital humano.
Reconhecimento dos colaboradores
As empresas que oferecem programas de aprendizagem também são reconhecidas e valorizadas pelos próprios colaboradores. Hoje, a organização, independentemente do seu tamanho, deve entender o seu papel para os funcionários e incentivar o crescimento profissional de ambos.
Além dos benefícios já conhecidos, os profissionais buscam oportunidades de ampliar conhecimentos na atual empresa. Desse modo, os candidatos também avaliam os cursos e planos de capacitação que são oferecidos.
Como desenvolver programas de aprendizagem?
A disponibilização de materiais ricos, cursos e especializações vai depender diretamente dos recursos das empresas. Em alguns casos, fechar uma parceria com sites especializados em certificações pode ser uma alternativa.
Se a empresa tem maiores recursos financeiros, é possível desenvolver um sistema Web com programas completos de aprendizagem para que os colaboradores consigam acessar pelo computador e acompanhar as vídeo-aulas.
Dentro da plataforma, podem ser incluídas atividades, ferramentas de anotações, central de dúvidas e outras funcionalidades. No entanto, as empresas também devem considerar os custos para produzir os conteúdos das aulas que serão colocadas na plataforma.
Uma segunda alternativa é a criação de aplicativos para acessar as aulas e materiais de ensino. Contudo, as empresas também devem avaliar o orçamento para desenvolver a plataforma.
Invista em treinamentos rápidos
Uma alternativa que contribui para empresas com rotinas atribuladas é o oferecimento de capacitações rápidas que podem ser concluídas em poucas horas. Hoje, essas opções com menor carga horária estão disponíveis online ou de maneira presencial.
O ideal é que as empresas avaliem os custos para aplicar as aulas e escolham profissionais que tenham boa didática. Sua empresa investe em programas de aprendizagem? Comente abaixo!
Artigo escrito por Leandro Oliveira, redator da MadeinWeb.