Fique por dentro das nossas 6 dicas sobre os cuidados que todas as pessoas que pensam em empreender no segmento da moda devem ter

Você sempre teve vontade de empreender na vida e, com a pandemia da COVID-19 decidiu que vai se tornar o seu próprio patrão no ramo da moda? Parabéns. Mas para que tudo dê certo na sua empresa, vamos te dar 6 dicas de ouro para que ela prospere e não feche as portas em pouco tempo, já que a concorrência é desenfreada. Preste atenção em todas elas e faça o seu negócio ser referência no segmento da moda, que é cada vez mais crescente. 

Conheça a fundo o seu mercado

Essa talvez seja a dica mais importante. Quando decidimos empreender, independente da área escolhida, precisamos conhecer a fundo o mercado que pretendemos atuar. Existem muitas armadilhas por aí que acabam pegando os empreendedores menos experientes ou que negligenciaram fazer um minucioso estudo de mercado. É preciso conhecer tudo que diz respeito a ele, para que as chances de prosperar sejam grandes. Um curso de PNL pode te ajudar com essa missão.

Dessa forma, procure conhecer as necessidades do seu público-alvo, bem como suas preferências, as estratégias de vendas usadas pelos seus principais concorrentes, os preços praticados por eles, as principais tendências da moda, dentre outras variáveis que podem fazer a sua empresa física ou loja virtual se destacarem. O fato é que, quanto mais o empreendedor conhecer o seu mercado, maiores serão as chances do negócio dar certo. 

Escolha um nicho de atuação

Outra dica interessante é que você não saia por aí atirando para todos os lados, só porque decidiu empreender. Escolha um nicho de atuação que você tenha mais afinidade e que acredita que possa dar certo. Jamais escolha uma área se baseando somente na sua rentabilidade, ao contrário, prefira um nicho do ramo da moda que você realmente goste e que, sobretudo, tenha prazer em trabalhar com ele. 

É claro que a parte financeira também conta, mas, trabalhar com algo que não gosta ou não tenha afinidade, todos os dias, pode ser um verdadeiro martírio. E opções é o que não faltam: moda masculina, feminina, infantil, gestante, plus-size, acessórios, dentre outros. O que importa é que você escolha um nicho no qual tenha total identificação, pois dessa forma o seu empenho poderá ser bem maior no dia a dia. 

Tenha um bom plano de negócios

Nenhum empreendedor do ramo da moda que tenha a intenção de fazer sucesso, vai prosperar sem ter um bom plano de negócios em mãos. É ele que vai direcionar todas as suas estratégias para atingir os objetivos do negócio e alcançar a lucratividade desejada. Sem um plano de negócio,  tudo pode ser bem complicado, já que todas as ações serão mal pensadas e planejadas. Saiba mais sobre gestão participativa.

Antes de você dar o pontapé inicial em seu negócio, tenha um plano de ação eficiente e que seja possível colocá-lo em prática na gestão da sua empresa. Uma boa dica é contar com o auxílio de profissionais especializados, principalmente se você não souber como fazer um plano de negócios. Sem esse direcionamento, uma empresa pode não conseguir atingir seus objetivos e fracassar em pouco tempo. 

Invista em marketing digital

Pense da seguinte maneira: antes das pessoas comprarem na sua loja virtual, por exemplo, elas precisam saber que o seu negócio existe, certo? E a melhor forma de fazer com que o seu público-alvo saiba da existência da sua empresa, seja ela física ou online, é investir em marketing digital. Marcar presença na internet e nas redes sociais através de um site ou blog, é praticamente uma obrigação para qualquer empreendedor. 

Por isso, se você deseja fazer sucesso como empreendedor do ramo da moda, não deixe de investir em estratégias de marketing digital. Milhares de pessoas procuram pelos mais variados produtos ou serviços na internet todos os dias. E a sua loja precisa marcar presença nos meios digitais. Se for o caso, procure uma agência especializada nessa área e deixe o marketing do seu negócio nas mãos de profissionais capacitados. 


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Estabeleça parcerias saudáveis

Todo empreendedor, seja ele do ramo da moda ou de qualquer outro nicho, precisa contar com parcerias saudáveis com fornecedores, empresas que fazem entregas e até com outros negócios que pertençam ao mesmo ramo de atuação. Quanto mais parcerias saudáveis você estabelecer, melhor será para a sua empresa, em todos os sentidos. 

Outra dica é ter uma extensa de rede de contatos profissionais. Pode até não parecer, mas muitas parcerias rentáveis e saudáveis podem surgir de uma simples conexão no LinkedIn, por exemplo. Se você agir de forma estratégica, poderá estabelecer sólidas parcerias, o que pode fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade e se consolidar ainda mais no mercado. Por isso, mantenha os seus contatos sempre em dia! 

Capacite-se em sua área

De nada adianta você decidir empreender no segmento da moda, se não sabe ou conhece absolutamente nada a respeito desse mercado. Seguramente, a sua empresa vai fracassar. Para que isso não aconteça contigo, a dica aqui é clara: capacite-se em sua área de atuação. Procure manter bons pensamentos e aprender tudo o que diz respeito a ela, ao máximo. Quanto mais informações você tiver sobre o seu nicho, melhor será para o seu negócio. 

Dessa forma, assista vídeos no YouTube, busque por orientações dos consultores de moda, fique antenado nas principais tendências do seu mercado, tenha o máximo de familiaridade com a tecnologia, dentre outros. O mais importante é que o empreendedor seja uma pessoa capacitada para lidar com os desafios do cotidiano, que não são poucos. Quanto mais capacitado você for, mais fácil poderá ser a gestão da sua empresa. 

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