O RH estratégico é uma ponte para o sucesso das empresas e colaboradores.
Durante muito tempo, assuntos como o clima organizacional não tinha tanto espaço para discussão nos setores corporativos, isso refletia na percepção das pessoas que limitavam a importância dos recursos humanos a cuidar apenas da folha de pagamento, férias, banco de horas, entre outros.
No entanto, conforme o mundo corporativo e a sociedade foram ganhando complexidade, ficou mais evidente a importância de ter especialistas em RH dentro das instituições.
Para assumir um papel mais estratégico dentro do ambiente corporativo, o setor de recursos humanos trabalha diretamente na implementação de programas de engajamento, motivação e produtividade dos funcionários. Essa aplicabilidade adota uma série de medidas necessárias para enxergar, avaliar e solucionar pontos positivos e negativos dentro da rotina de funcionários e empresas.
Com isso em mente, vamos apresentar um dos principais benefícios de contar com uma gestão de pessoas dentro das empresas: a otimização no clima organizacional. Confira!
Qual o conceito de clima organizacional?
O conceito de clima organizacional funciona na perspectiva do colaborador em relação à empresa para a qual trabalha. Essa questão não pode ser tocada nem vista, mas é algo que fica evidente pela maneira que os funcionários avaliam as políticas, procedimentos e rotinas corporativas.
Desse modo, essa percepção coletiva que os membros têm com base na sua relação com a empresa, determina também quais pontos podem ser evoluídos tanto pela parte do empregador como do empregado. A sua aplicação é essencial para:
- Melhorar a produtividade nas atividades corporativas;
- Diminuir o turnover;
- Aumentar o nível de satisfação e bem-estar com a instituição;
- Engajar a equipe de colaboradores;
- Estabelecer um propósito profissional;
- E muito mais benefícios.
Cada empresa tem um clima organizacional diferente, com características distintas e perfis diferentes no modelo de trabalho, ambientes, perspectivas, pessoas, aspirações, expectativas, etc.
Por isso, as responsabilidades dos líderes e dos profissionais do RH devem estar ligadas em como personalizar essas condições. Como prevenir e cuidar da saúde dos colaboradores, por exemplo, é uma ótima ação para otimizar o clima organizacional. A sua empresa conta com isso?
Valorizar o clima organizacional é um dos pontos mais importantes de uma empresa, contribuindo para que todos os colaboradores estejam em um ambiente saudável e amigável.
Veja também:
Como melhorar o clima organizacional em 3 passos
Confira algumas dicas para melhorar o conceito de clima organizacional da sua empresa:
Crie um ambiente de trabalho saudável
A construção de um ambiente de trabalho saudável é fundamental para o conceito de clima organizacional. Oferecer condições adequadas de trabalho, como: local limpo, organizado, sadio e que trabalhe em prol do bem-estar dos funcionários são ferramentas que incentivam e estimulam a equipe de forma coletiva e colaborativa.
Faça pesquisas de clima organizacional
Para ter um olhar atencioso em relação às rotinas da companhia e repensar processos, decisões e benefícios, a pesquisa de clima organizacional é um termômetro que identifica questões que possam estar prejudicando a rotina profissional dos colaboradores, e assim criar ações corretivas.
Além disso, a realização da pesquisa é uma alternativa eficiente para estabelecer uma comunicação de mão dupla e de proximidade com as pessoas.
Ofereça programas de benefícios
Colocar em prática uma grade de recompensas para os colaboradores que se destacam é uma ótima forma de incentivar constantemente a evolução e o interesse da equipe em relação às tarefas profissionais.
Alguns exemplos são: funcionário do mês, dia de folga no aniversário, promover brincadeiras, lazer e ações que possam impactar e desafiar os colaboradores a serem melhores a cada dia.
Sua empresa realiza ações para melhorar o clima organizacional? Comente abaixo!
Artigo escrito por Joe Nunes, redator da MadeinWeb.