Conheça as tendências que parecem futuristas, mas que já fazem parte do mundo corporativo e chegaram para ficar

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado. E os constantes avanços tecnológicos, cada vez mais presentes em nossas vidas, acabaram criando novas tendências, no que diz respeito ao formato de trabalho. Elas até parecem um tanto futuristas para muitas pessoas, mas já fazem parte da rotina de várias empresas mundo afora. A verdade é que, no mundo dos negócios, novidades são o que não faltam. Bora lá conferir quais são essas tendências? 

Escritórios sustentáveis

Não restam dúvidas de que a sustentabilidade é algo cada vez mais necessário em nossa sociedade e nas empresas em geral. Mas você sabia que a sustentabilidade já é uma realidade de milhares de escritórios no Brasil e no mundo? É verdade. Essa é uma tendência que está em constante crescimento e favorece em cheio o meio ambiente. 

O uso da luz natural, reciclagem de materiais descartáveis, uso racional da água, bem como sua reutilização e até a utilização consciente de insumos, dentre outros, já fazem parte do dia a dia de empresas sustentáveis. Dessa forma, se você pensa que isso é coisa do futuro, está enganado! 

Trabalho virtual

Essa tendência também faz parte da rotina de milhares de empresas. Graças aos constantes avanços tecnológicos dos últimos anos, o conceito de “escritório global”, em que os colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar do mundo, está cada vez mais difundido em nossa sociedade globalizada. 

O teletrabalho é uma realidade que está mais em evidência, principalmente por causa da pandemia da COVID-19, que obrigou o distanciamento social, levando ao formato de trabalho home office. Basta apenas um computador moderno e uma rápida conexão com a internet, para que o trabalho virtual seja possível. Um curso de PNL sempre é uma excelente opção para profissionais de todas as áreas.

Qualidade de vida em primeiro lugar

Você ainda enfrenta longas e cansativas jornadas de trabalho, precisa ir trabalhar mesmo se sentindo mal, sofre pressões constantes dos superiores e não tem tempo nem para almoçar direito? Tudo isso pode estar com os dias contados. Milhares de empresas estão priorizando a qualidade de vida dos seus colaboradores, acima de qualquer variável. 

Essa importante ação visa proporcionar mais bem estar emocional e financeiro para toda a força de trabalho das organizações. Empresas pertencentes a diversos setores já estão investindo na reformulação de suas políticas internas, com o objetivo de priorizar a qualidade de vida de todos os seus funcionários, dentre outros benefícios. 

Soft skills

As competências comportamentais, conhecidas como soft skills, também já são uma tendência cada vez mais presente no mundo corporativo. Essas habilidades são cada vez mais exigidas em processos seletivos e, muitas vezes, são mais importantes do que um currículo invejável. 

Criatividade, resiliência, comunicação assertiva, empatia, ética profissional, capacidade de liderança, colaboração e flexibilidade, são ótimos exemplos das soft skills que os profissionais precisam ter. Estima-se que no futuro elas podem ser ainda mais decisivas. O livro Quem Pensa Enriquece pode nos ajudar bastante em nossa vida profissional. 

Lifelong learning

Você já ouviu falar em lifelong learning? Essa expressão significa educação continuada, ou seja, ela enfatiza que os profissionais nunca devem parar de estudar. Em outras palavras, é preciso investir no aprimoramento constante, no que diz respeito ao conhecimento humano. 

Essa tendência é evidenciada por muitas empresas, que buscam profissionais que se qualificam continuamente e não “param no tempo”, só porque já estão no mercado há muito tempo ou têm experiência de sobra. O futuro do trabalho está nas mãos de pessoas que têm sede de conhecimento e se aperfeiçoam constantemente. 

Autogestão

Trata-se de outra importante tendência que já faz parte do mundo organizacional. A plena capacidade de gerir a si mesmo e ter um bom controle emocional diante de situações estressantes do cotidiano, além de mostrar resultados positivos, é algo extremamente valorizado hoje em dia. 

A questão é que, com mais autonomia e liberdade, a responsabilidade do profissional também aumenta. Por isso, a autogestão se traduz em um maior compromisso com as tarefas diárias, alta produtividade e performance no dia a dia. Seguramente, os objetivos da organização serão alcançados. Saiba mais sobre complexo de inferioridade.


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Diversidade

Empresas que fazem questão de serem mais inclusivas e têm políticas internas que respeitam e apoiam a diversidade, podem ter uma alta lucratividade. A inclusão de pessoas de diferentes raças, gêneros, culturas, condições socioeconômicas, orientação sexual e costumes, no mundo corporativo, é uma maneira de minimizar a desigualdade social. 

E muitas organizações notaram que isso faz uma baita diferença, já que pode-se ter bons talentos trabalhando em prol dos objetivos da empresa e dando o melhor de si no dia a dia. Além de oferecer oportunidades de trabalho para profissionais de certos grupos excluídos da sociedade, os resultados podem ser ainda mais positivos.  

Geração Z: equipes como mesmo propósito

Os profissionais pertencentes a geração Z, nascidos no final dos anos 1990, chegaram com força total no mercado. Bastante imediatistas e ávidos por tecnologia, essa turma também mostra uma tendência que está cada vez mais visível dentro das organizações: todos trabalhando com o mesmo propósito. E isso leva as empresas a investirem na motivação e no foco do time, fornecendo algo relevante: um propósito atrativo.

Resumindo, funcionários da geração Z precisam ter uma motivação ou um propósito para continuar trabalhando na empresa X ou Y. Foi-se a época em que um alto salário mantinha o colaborador trabalhando por anos a fio na mesma função. A regra é clara: se não tiver um propósito que seja bastante motivador e que traga felicidade no trabalho, esses profissionais preferem sair e procurar algo que esteja mais alinhado com suas necessidades. 

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