Otimização industrial: vejas dicas para transformar uma indústria

Otimizacao industrial vejas dicas para transformar uma industria

Pode ser que você tenha ou trabalhe em uma indústria que faz a produção de produtos de construção, bebidas, alimentos ou atue em outros segmentos, mas será que sabe como fazer otimização industrial de forma eficiente? 

Não importa o tipo de indústria, é fundamental que os produtos saiam da fábrica e cheguem de forma segura ao destino final (cliente). 

Otimizar o desempenho industrial não quer dizer reduzir a qualidade dos seus produtos. Em vez disso, significa que você pode identificar oportunidades de melhorias e, então, encontrar maneiras de implementá-las. 

Além disso, com mais avanços na tecnologia, implementar um plano de otimização industrial alcançável não é tão desafiante quanto costumava ser. 

Hoje em dia, é possível otimizar processos graças a tecnologias avançadas para indústrias.

Outro ponto importante sobre melhorias em indústrias é a implementação de estratégias para que elas sejam encontradas pelos clientes. 

Por exemplo, você pode (e deve) investir em marketing digital, e o primeiro passo para fazer isso é estar na internet. Então, você pode criar um site usando o nosso gratis criador de sites. Continue a leitura e saiba mais sobre otimização industrial e dicas para melhorar o desempenho geral de uma indústria! 

Dicas sobre otimização industrial

Aqui estão algumas dicas que irão te ajudar a implementar otimização industrial em sua fábrica para ter melhores resultados. 

1. Faça a manutenção de equipamentos

A manutenção de equipamentos é uma das coisas mais importantes para a garantia de produção de uma indústria. 

Quando as máquinas e outros equipamentos funcionam como deveriam funcionar, a probabilidade de produzir produtos com defeitos ou causar danos a eles, é muito menor. 

Portanto, é importante criar um cronograma de manutenção para todos esses itens, caso ainda não tenha feito. Faça uma lista com cada máquina em uso. Depois, determine quando ela deve ser inspecionada. 

Por exemplo, algumas máquinas devem ser inspecionadas anualmente, enquanto outras exigem manutenções mais frequentes. 

Além disso, se o equipamento apresentar falhas constantemente, é importante considerar se ainda vale a pena continuar utilizando ele ou se é melhor comprar outro. 

Afinal de contas, uma máquina que vive quebrando, pode prejudicar toda a linha de produção, e isso pode afetar diretamente as vendas da indústria. 

Outro ponto importante é escolher os equipamentos certos desde o início. Isso é fundamental para otimizar o desempenho, já que máquinas de alta qualidade possuem menos probabilidade de quebrar. 

2. Participe da Otimização de Processos

Você pode participar de várias etapas de otimização de processos da indústria. Uma boa opção é observar de perto como os produtos são produzidos. 

Dessa forma, é possível verificar se existe alguma etapa que precisa ser melhorada e que pode economizar tempo e dinheiro. 

Por exemplo, imagine que leva 8 horas para produzir um lote do Produto A e 6 horas para criar um lote do Produto B. Em vez de alternar a produção dos produtos por dia, você pode focar em produzir mais apenas um tipo de produto (por dia). 

Quando descobrir como otimizar um processo, tenha muita atenção aos problemas que você encontra regularmente. Pergunte-se sobre: 

  • Quanto tempo leva o processo?
  • Quanto lixo ele gera? 
  • O processo fica lento ou para em alguma etapa? 

3. Tenha fluxos de trabalho eficientes

Pequenas alterações nos fluxos de trabalho podem proporcionar grandes impactos nos resultados de uma fábrica. 

Por exemplo, se os seus funcionários precisam correr de um lado para outro na fábrica para realizar uma única tarefa, todo o processo será lento. 

A ordem de produção dos produtos, bem como a frequência que a fabricação deles é alterada, também podem impactar o fluxo de trabalho da sua fábrica. 

Quando o assunto é melhorar a eficiência na indústria, isso pode envolver reorganizar a planta do espaço ou ajustar o cronograma de produção. 

Por mais que pareçam pequenas mudanças, elas poderão reduzir o tempo de uma tarefa que é realizada com frequência e, consequentemente, pode proporcionar economia. 

4. Aproveite as tecnologias para indústria

Hoje em dia, existem diversas soluções tecnologias para indústrias, sendo uma delas a automação de processos e uso de dados. 

Aqui estão algumas das tecnologias que podem ajudar na otimização industrial. 

Captura e conectividade de dados em tempo real

Você pode usar a conectividade IoT (internet das coisas) para se conectar com segurança a sistemas para capturar e armazenar dados — no local ou na nuvem. 

Aprendizagem de máquina baseada em processos

O uso da inteligência artificial baseada em processos proporciona diversos benefícios, sendo um deles a possibilidade de obter visibilidade de todo o processo. Assim, é possível descobrir problemas que precisam ser ajustados. 

Já no que diz respeito a aprendizagem de máquina, ao utilizar algoritmos de aprendizado para processar e analisar dados em tempo real, não apenas é possível identificar ineficiências nos processos, mas também evitar que elas aconteçam.

Conclusão

As indústrias precisam buscar soluções para que os seus processos se tornem cada vez mais organizados e eficientes. 

Logo, a otimização industrial é algo extremamente importante para potencializar a produção e obter melhores resultados. 

Caso você perceba que algum processo na sua fábrica não está funcionando como deveria, ou até mesmo acredite que está na hora de fazer algumas mudanças, aproveite as nossas dicas! 

Lembre-se que problemas no processo de fabricação dos seus produtos podem impactar negativamente o crescimento do seu negócio. 

Artigo Anterior

Técnicas para melhorar o desempenho de colaboradores numa indústria

Próximo Artigo

Como fazer proteção de dados em uma grande indústria?

Escreva um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *