Cada vez mais a proteção de dados se torna mais importante para todas as empresas, inclusive quando se trata de uma grande indústria.
As tecnologias estão cada vez mais presentes em empresas, oferecendo diversos benefícios que impactam diretamente na melhoria de processos e atividades.
Porém, quanto mais tecnologias com acesso à internet são implementadas nas organizações, maiores se tornam os riscos que elas sofram com ataques cibernéticos.
Os hackers invadem sistemas de empresas com o objetivo de implementar vírus, derrubar plataformas, acessar dados e muito mais.
Com isso, as empresas podem sofrer de diversas maneiras, principalmente quando se trata de acesso a dados — da organização, clientes, fornecedores, funcionários, etc.
No entanto, se por um lado essa situação pode despertar o medo, por outro, é totalmente possível minimizar os riscos de que invasões cibernéticas aconteçam.
Para fazer isso basta contar com uma equipe de TI capacitada, que possa implementar as melhores soluções de segurança cibernética na indústria (ou qualquer outro tipo de empresa).
Uma dessas implementações pode ser o uso de VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, em Português), por exemplo.
Essa tecnologia consegue estabelecer a comunicação entre máquina e internet, mas, diferente das redes padrões, uma VPN determina uma comunicação que é segura e feita através de criptografia dos dados. Para que tenha ideia de como essa opção pode te ajudar, você pode usar VPN para assistir a Netflix americana. Continue a leitura e saiba mais sobre como é possível proteger as informações da sua empresa, tal como também proteger seus aparelhos particulares.
Dicas para proteger dados de indústrias
As dicas que você irá conferir a seguir podem ser aplicadas a qualquer tipo de empresa.
Claro, algumas áreas exigem mais segurança do que outras, mas todas as sugestões a seguir te ajudarão a compreender a importância de uma equipe de TI e como ela pode te ajudar na proteção de dados.
1. Se proteja contra malware
Se você não sabe por onde começar para proteger os dados de uma grande indústria, afaste as ameaças protegendo a rede e os computadores da empresa contra malware.
Malware é um termo utilizado para classificar softwares maliciosos que podem causar graves danos aos dados. Um malware pode invadir máquinas desprotegidas sem que você saiba sobre isso.
Então, é muito importante que uma indústria esteja protegida de malware. Isso pode ser feito da seguinte forma:
- Aplique o firewall: por mais que ele não seja suficiente por si só, o firewall que é integrado a um roteador proporciona a primeira barreira de defesa. Então, ligue-o.
- Proteja os PCs: um software de segurança sofisticado é capaz de proteger sem comprometer o desempenho de computadores e da rede. Portanto, procure uma proteção que possa lidar com sites suspeitos, hackers e assim por diante.
- Mantenha e-mails protegidos: um software anti spam pode proteger os computadores da empresa contra e-mails indesejados, que podem até mesmo conter vírus.
2. Saiba para onde os dados vão
Uma das etapas mais importantes para fazer a proteção de dados é saber quais informações estão sendo armazenadas e em qual local.
Ao identificar o fluxo de dados e os seus pontos vulneráveis, as organizações podem tomar decisões sobre as medidas que precisam tomar para protegê-los.
Vale dizer que na era atual das regulamentações de proteção de dados, a transparência é essencial para a construção de políticas.
3. Uso de criptografia
Hoje em dia, é comum que empresas optem por criptografar dados antes de fazer suas transferências para a nuvem ou para algum dispositivo portátil (como pen drive).
A criptografia se tornou uma etapa muito importante para proteger os dados das empresas e proteger as informações confidenciais.
Além disso, ela aborda algumas vulnerabilidades comuns de proteção de dados, sendo uma delas o aumento do trabalho remoto.
Com dispositivos deixando a segurança das redes da empresa, a criptografia garante que, em caso de roubo ou perda, os dados que eles contêm fiquem inacessíveis a outras pessoas.
Portanto, nesse caso, é muito importante fazer o uso de uma VPN. Ela pode garantir uma segurança extra quando se trata de rede e ataque de hackers em geral.
4. Eduque os funcionários
O fator humano geralmente é a maior vulnerabilidade no que diz respeito à proteção de dados de fábricas e outros tipos de empresas.
Seja por negligência ou ignorância, os colaboradores possuem uma certa responsabilidade nas violações de dados.
As grandes empresas garantem que os funcionários sejam mantidos informados sobre os regulamentos e políticas internas de segurança cibernética através de treinamentos, especialmente para aqueles que têm acesso a dados mais confidenciais.
Conclusão
As tecnologias estão cada vez mais presentes em grandes fábricas, proporcionando ótimas soluções para elas.
Porém, devido a esse aumento de implementações tecnológicas, também ocorre uma maior quantidade de ataques cibernéticos.
Portanto, é fundamental saber como proteger os dados da empresa e, com isso, evitar possíveis problemas, como a divulgação indevida de informações sobre a organização, clientes, fornecedores e assim por diante.
Além disso, o aumento das regulamentações de proteção de dados em todo o mundo implementou uma certa urgência na necessidade de todas as empresas implementarem medidas de proteção de dados.
Para conseguir implementar e manter soluções eficazes em proteger informações, é muito importante contar com a ajuda de profissionais de TI, que são capacitados para fazer esse trabalho.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a tomar as decisões necessárias para manter os dados da sua fábrica protegidos!