O que uma série da Netflix que tem com principal temática a educação sexual pode nos ensinar sobre empreendedorismo? Para aqueles que já assistiram à série Sex Education a resposta para esta pergunta pode ser bastante clara. Mas se você ainda não assistiu, calma que vamos te explicar!

Mas antes vamos fazer um pequeno resumo da produção da Netflix para que você se situe antes de lhe apresentarmos as lições valiosas para empreendedores de sucesso. Vamos nessa? Boa leitura!

Um breve resumo — sem spoilers!

Sex Education é uma série teen que acompanha a história do adolescente Otis, um estudante da cidade de Moordale que mora com sua mãe, uma reconhecida terapeuta sexual. 

A história se desenvolve quando Otis conhece Maeve, uma colega de turma, e juntos criam uma clínica clandestina para oferecer conselhos sexuais aos estudantes que carregam muitas dúvidas sobre sexo e sexualidade.

Maeve e Otis se tornam sócios. Assim, enquanto ela cuida da prospecção de clientes e agendamentos doas consultas, Otis faz o papel de terapeuta sexual. 

É desta jornada empreendedora que podemos tirar boas lições para o seu negócio. Mas que lições são estas? Vamos ver!

As 4 principais lições de empreendedorismo em Sex Education

  • Crie relações humanas e pessoais com os seus clientes

Em seu primeiro atendimento, Otis atende a uma estudante sem fazer contato direto, separado dela por uma parede. Logicamente, esta não é a melhor coisa a se fazer para criar relações com o seu cliente, afinal, clientes são pessoas e você deve lhes dar a atenção que necessitam. 

Os consumidores esperam que as marcas tenham uma função positiva em sua vida, indo além de apenas uma transação comercial. Desta forma, marcas humanizadas que valorizam cada um de seus clientes, criando espaços para diálogos, costumam ser as que mais se destacam no mercado. 


Veja também:


  • Distribuir amostras grátis é uma ótima estratégia

Amostras grátis são uma das estratégias usadas pelos personagens de Sex Education após o fracasso no primeiro atendimento. E esta é, sem dúvidas, uma excelente maneira de conquistar novos públicos, gerar reconhecimento da marca e influenciar na decisão de compra de um produto ou contratação de um serviço. 

Afinal, com o produto ou serviço já testado, maiores são as chances do cliente retornar e recomendar a sua empresa a amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos.

  • Nunca pare de estudar

Na segunda temporada de Sex Education, Otis atende um cliente homossexual. Mas por ser hétero, ele não sabe responder às perguntas do seu cliente. Por isso, resolve pedir ajuda a Rahim, personagem homossexual com experiência no assunto. 

E o que podemos refletir sobre isso? Como empreendedor, é importante você se manter atualizado dentro do seu nicho de mercado. Adquirir mais e mais conhecimento é o melhor jeito de se manter mais qualificado e melhorar os seus serviços/produtos. 

  • O marketing boca a boca é o caminho para o sucesso

Após o sucesso da estratégia de amostrar (conselhos) grátis, a clínica clandestina de Otis e Maeve deslancha e se torna o assunto mais comentado pelos alunos da escola. Este é o poder do marketing boca a boca, uma das estratégias mais antigas e beneficiais para empresas. 

O impacto do depoimento de uma pessoa de confiança é muito maior do que uma mensagem publicitária que vemos, por exemplo, na televisão. O marketing boca a boca gera confiança e acelera processos de compra!

Muito além do clichê…

A série Sex Education, apesar de trazer uma temática de colégio já muito explorada no cinema, é uma produção que vai além e consegue usar um tema já batido de forma inovadora e bastante educativa. 

Quais outras séries e filmes você tem para indicar que trazem temáticas interessantes para estudo sobre empreendedorismo?