Conhecer as muitas maneiras de projetar os gastos da sua empresa para 2022 é muito importante, pois garante ao seu negócio a oportunidade de começar o ano com as ferramentas necessárias para ter um pouco mais de sucesso ou, no mínimo, enfrentar aquele que será um ano bem complicado, como todas as previsões já indicam. Afinal, será um ano mais complicado do ponto de vista financeiro, com menos crescimento e um início complexo com juros altos e inflação crescente.
Se você conhecer muitas maneiras de projetar os gastos da sua empresa para 2022, poderá entender como planejar as suas despesas neste ano e, com isso, fazer um melhor planejamento financeiro para conseguir superar as dificuldades. Lembre-se de que um bom planejamento é a chave para que a sua empresa possa crescer, mesmo em anos pouco propícios para isso.
Quer ver algumas maneiras de projetar os gastos da sua empresa para 2022? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
5 maneiras de projetar os gastos da sua empresa para 2022
1. Considere a inflação do ano
Uma das principais maneiras de projetar os gastos da sua empresa para 2022 é considerar a inflação prevista para este ano e então calcular o resultado com base nos seus gastos atuais.
Por exemplo, suponha que a sua empresa gastou R$ 1 milhão em 2021 e a inflação projetada para 2022 é de 5,02%. Portanto, é seguro prever o seu negócio gastando pelo menos R$1,052 milhão neste ano.
No entanto, não basta apenas considerar a inflação sem pensar em um outro elemento muito importante – e que veremos a seguir qual é!
2. Leve em conta a sazonalidade
A sazonalidade dos seus gastos deve sempre ser levada em conta na hora de avaliar e projetar as despesas para o ano de 2022. Isso porque o ano de 2021 acabou com uma inflação de 10,06%, mas você pagará muito mais do que isso.
Isso acontece porque devemos levar em conta a inflação acumulada nos últimos 12 meses para considerar os efeitos sazonais na projeção. Vamos lá ver um exemplo!
Considerando que terminamos 2021 com 10,06% de inflação, isso significa que os gastos de janeiro devem ser projetados com 10,06% de inflação, não com 5,02%, pois esse é o acumulado que vai efetivamente ser aplicado em janeiro. Portanto, essa percepção sazonal e a aplicação dos valores acumulados devem sempre ser considerados para uma melhor análise.
Veja também:
3. Projete os gastos únicos de 2022
Antes de firmar sua projeção, lembre-se de que 2022 é um ano muito único. Mesmo se não fosse, pode ser que o seu negócio tenha planos únicos. Por isso, você pode sim usar os dados do ano anterior como base, mas nunca como os únicos que você terá no ano seguinte.
Por exemplo, lembre-se de que em 2022 teremos eleições presidenciais e Copa do Mundo. Se a sua empresa for uma loja de departamento ou uma agência de Marketing, será profundamente afetada pelos dois eventos e isso significa que você terá gastos extras em vários períodos diferentes do ano.
Além disso, suponha que a sua empresa poderá se expandir neste ano. Vamos dizer que o seu negócio seja uma escola e você queira abrir um segundo prédio na cidade. Esse é um gasto pontual, único, que terá de ser contabilizado e projetado.
4. Conte com a taxa de juros
Caso você tenha algum empréstimo em aberto, especialmente que seja ajustado automaticamente pela Taxa Selic, lembre-se de conferir o seu crescimento constante para saber como ele afetará os seus pagamentos.
Isso é importante porque a Selic foi de pouco mais de 2% para 9,25% em 2021 – um crescimento enorme para acontecer em apenas um ano. Assim, é claro que os aluguéis, empréstimos e financiamentos que são atrelados à Selic devem explodir no ano de 2022.
Por isso, tenha em mente o avanço da taxa de juros Selic e considere todos os seus contratos que sejam atrelados a ela. Assim, você não será pego de surpresa na sua projeção.
5. Ponha na conta seu crescimento
Por fim, não esqueça de contabilizar o seu crescimento projetado para este ano na hora de calcular os seus gastos em 2022. Afinal, quanto maior a sua empresa, maiores serão os seus gastos também, claro. É uma questão de projeção lógica.
Isso vale para várias coisas, desde o crescimento do consumo de energia até a contratação de novos colaboradores ou prestadores de serviço anônimos (saiba o que é RPA aqui e entenda como essa ferramenta funciona).
Pronto! Essas são as principais maneiras de projetar os gastos da sua empresa para 2022. Com esse conhecimento em mente, ficará mais fácil planejar quanto você terá de gastar neste ano e, assim, pensar em soluções inteligentes para aumentar o seu faturamento e conseguir dar conta de tudo, inclusive em um período de crise financeira mais acentuada.
Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!