Vender produtos e serviços pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro. Mas afinal, qual o melhor comércio para se montar hoje em dia?

Se você anda se perguntando isso, veio ao conteúdo certo. A seguir, falamos dos setores e modelo de negócio em que vale a pena investir ainda este ano.

Entenda qual o melhor comércio para se montar hoje em dia

O melhor comércio para você abrir é aquele com o qual você quer trabalhar.

Parece algo muito simples, e é. Claro, você vai precisar também avaliar outros aspectos para investir, mas este é o ponto central: gostar do que você vai fazer. É esse interesse que ajuda a manter a dedicação ao negócio. Se você atuar com algo que não quer, corre grande risco de desistir no meio do caminho.

Por isso, comece analisando o que chama sua atenção no mercado. Faça uma lista, para só então passar para a próxima etapa da sua análise. E qual é essa etapa? Entender quais setores valem a pena. Vários deles sofrem muito com crises econômicas, e optar por um negócio assim pode trazer prejuízos.

Por outro lado, diversos ramos mantêm alta constante. Como o de beleza e o de alimentação. Se eles atraem você, podem ser boas alternativas para investir em um comércio.

Além de tudo, lembre-se de considerar seu mercado local. É importante que sua loja tenha um bom público-alvo e uma concorrência que é possível bater. 


Veja também:


Como abrir um comércio lucrativo?

Uma das formas mais seguras de abrir um comércio é optar pelo modelo de franquia.

A franquia é uma opção de negócio em que você vai abrir uma nova unidade de uma empresa que já existe. O McDonald’s, por exemplo, é uma das maiores franquias do mundo. Isso quer dizer que vários empreendedores se interessaram pelo modelo de negócio, entraram em contato com a marca e iniciaram suas unidades.

Assim, ao abrir uma franquia de comércio, você terá um plano de negócio predefinido. Será preciso apenas seguir o passo a passo que a franqueadora indicar para desenvolver a empresa.

Uma vantagem dessa opção é que os produtos ou serviços que você vai vender já terão sido testados no mercado. Dessa forma, será mais fácil comercializá-los. Outra questão é que, na hora de montar sua unidade, você vai contar com apoio para escolha do ponto comercial. 

Porém, vale dizer que existem franquias de comércio do tipo home office. Neste caso, você vai trabalhar de casa, e não haverá essa etapa de pesquisa pelo ponto comercial.

Também há treinamento para você e seus colaboradores no dia a dia. Assim como suporte para o dia a dia da operação, apoio de marketing etc.

Logo, uma franquia é uma opção de comércio mais simples de colocar em prática, e que tem mais chances de sucesso. Para se ter uma ideia, 23% das empresas abertas do zero fecham as portas em dois anos. Esse número cai para 5% no caso das franquias.

Esse é, sem dúvida, o melhor comércio para se montar hoje em dia. Mas você também precisa considerar bem o que quer fazer. Assim, quando iniciar sua empresa, terá prazer em atuar com ela.