As empresas tecnicamente sempre usaram ferramentas de marketing para promover e vender seu trabalho, mas o termo “mix de marketing” foi criado em meados do século XX. Ao identificar e organizar os elementos de seu mix de marketing, a empresa consegue tomar decisões mais lucrativas em todos os níveis, que ajudarão a:
- Desenvolver seus pontos fortes e limite suas fraquezas;
- Tornar-se mais competitivo e adaptável em seu mercado;
- Melhorar a colaboração lucrativa entre departamentos e parceiros.
Acompanhe a leitura a seguir e saiba mais sobre o assunto!
Os quatro Ps do mix de marketing
Desde a década de 1960, o mix de marketing tem sido associado aos quatro Ps: preço, produto, promoção e praça.
Preço
O custo para comprar um produto. O preço depende do valor percebido pelo consumidor e pode mudar drasticamente sua estratégia de marketing. Um preço mais baixo torna um produto acessível a mais clientes, enquanto um preço mais alto atrai clientes que buscam exclusividade. De qualquer forma, o preço deve ser maior que o custo de produção para que sua empresa possa ter lucro.
Produtos
O que está sendo vendido. Os profissionais de marketing devem considerar o ciclo de vida do produto para enfrentar quaisquer desafios que possam surgir quando estiver nas mãos do consumidor. Por exemplo, a versão mais antiga do iPod tinha um problema de duração da bateria que só era perceptível após um certo tempo, e a Apple precisava desenvolver maneiras de combater esse problema.
Promoção
Publicidade, marketing direto e promoção de vendas. Comerciais de TV, anúncios na Internet, catálogos, feiras, outdoors e até anúncios no topo de táxis são todos os tipos de promoção. Essa categoria também inclui relações-públicas, como a distribuição de comunicados à imprensa ou relacionamentos contínuos com a mídia. A promoção abrange o que é comunicado, para quem é comunicado, como esse público é alcançado e com que frequência a promoção acontece.
Praça
Qualquer local físico onde o cliente possa usar, acessar ou comprar um produto. Isso inclui centros de distribuição, transporte, armazenamento, decisões de estoque e franquias.
Os sete Ps do mix de marketing
Às vezes, os quatro Ps são expandidos para incluir os sete Ps. Além dos quatro Ps usuais, os sete Ps incluem evidências físicas, pessoas e processo.
Provas físicas
Qualquer coisa tangível relacionada a um produto ou ao ambiente físico em que um serviço ocorre. A evidência física pode incluir a embalagem do produto, recibos de entrega, sinalização ou o layout de uma loja física.
Pessoas
Funcionários, incluindo aqueles que interagem diretamente com os clientes (como vendas, atendimento ao cliente ou entregadores), bem como recrutamento e treinamento de pessoal. Essa categoria inclui quão bem os funcionários realizam seus trabalhos, como eles aparecem para os clientes (por exemplo, como são seus uniformes) e como os clientes se sentem sobre sua experiência.
Processo
Refere-se a qualquer coisa na organização que tenha impacto na forma como um produto ou serviço é tratado pelos funcionários e entregue aos consumidores. Alguns exemplos são a ordem em que os funcionários devem executar as tarefas, quantas consultas os vendedores recebem e para onde direcionam os clientes para obter ajuda ou como o desempenho é rastreado e medido. Também sobre quais partes do processo são padronizadas e quais têm espaço para customização por cliente.
O que é um mix de marketing digital?
Um mix de marketing digital é como uma empresa atinge seus objetivos usando tecnologias digitais. À medida que mais negócios são feitos online, as ferramentas se tornam importantes para todos os tipos de negócios, não apenas para os do setor de tecnologia.
Um mix de marketing digital segue os mesmos princípios de um mix de marketing tradicional. No entanto, esses elementos são adaptados à forma como a Internet influencia as novas tecnologias e o comportamento do consumidor.
Os quatro Cs de um mix de marketing
Na década de 1990, os quatro Ps foram adaptados aos quatro Cs para colocar menos foco no negócio e mais no cliente, que são: consumidor, custo, conveniência e comunicação. Em alguns casos, os quatro Cs podem ser mais aplicáveis a um mix de marketing digital do que os quatro Ps.
Consumidor
Os desejos e necessidades do consumidor. Sob esse modelo, uma empresa deve se concentrar em resolver problemas para os consumidores, em vez de criar produtos. Isso requer estudar o comportamento e as necessidades do consumidor, além de interagir com clientes em potencial para descobrir o que eles querem.
Custo
O custo total de aquisição de um produto ou serviço, que vai além do preço. O custo inclui o tempo necessário para pesquisar um produto e fazer uma compra. Também pode incluir o custo das trocas que os consumidores devem fazer, como renunciar a outra compra, ou o custo da culpa que sentem por comprar ou não comprar um produto.
Conveniência
Quão fácil ou difícil é para os consumidores encontrar e comprar um produto. A ascensão do marketing e compras na Internet tornou a conveniência mais importante nas decisões do cliente do que o local físico.
Comunicação
Um diálogo que depende tanto do consumidor quanto do vendedor. Isso inclui publicidade, marketing e aparições na mídia. No mundo digital, no entanto, também inclui e-mails que os clientes optam ou iniciam, embaixadores da marca, postagens em blogs, sites, colocação de produtos patrocinados e canais de mídia social.
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Como identificar seu mix de marketing
Para gerar vendas antecipadas e construir uma base de clientes, qualquer empresa deve começar identificando seu mix de marketing. O primeiro passo neste processo é identificar o seu cliente-alvo. Após saber quem é o seu cliente, você pode começar a entender o relacionamento dele com o seu negócio. Alguns questionamentos devem ser feitos, como, por exemplo:
- Qual problema seu cliente-alvo tem?
- O que está atrapalhando a solução desse problema?
- Como seu produto ou serviço atende a essa necessidade?
- Como seu cliente-alvo se sente em relação aos seus concorrentes? Sobre você?
- O que motiva seu cliente-alvo a comprar?
Em seguida, identifique suas metas de vendas e crescimento, bem como seu orçamento para iniciativas de marketing. Escolha também uma tática que o ajudará a alcançar seu público-alvo e atingir esses objetivos.
Por exemplo, se você precisar de 25 leads para vender um produto e quiser vender 1.000 produtos este mês, precisará de 25.000 novos leads. Você sabe que seu cliente-alvo lê e confia em dois sites diferentes, um com 25.000 visitantes por mês e outro com um milhão de visitantes por mês. O site com apenas 25.000 visitantes por mês é muito mais barato para anunciar, mas é improvável que todos os visitantes se tornem novos leads.
Portanto, o site com um milhão de visitantes mensais é um melhor uso do seu orçamento de publicidade, mesmo que seja mais caro. Ao trabalhar com os elementos do mix de marketing digital na sua empresa, você poderá criar uma estratégia que alcance efetivamente os consumidores, fazer vendas e expandir seus negócios.
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Este artigo foi produzido pela equipe da Agência Novo Foco.