Para que uma organização consiga alcançar bons resultados é preciso contar com ferramentas de gestão empresarial. Ter aplicações para ajudar nesse processo é fundamental para garantir estratégias que potencializam o crescimento do seu negócio.

Essas estratégias podem ser usadas para o gerenciar os resultados de setores como contabilidade, gestão de pessoas, gerenciamento de projetos e vendas, por exemplo. 

O que são ferramentas de gestão empresarial?

As ferramentas de gestão são técnicas que são usadas para ajudar na tomada de decisões das empresas, permitindo que o gestor tenha controle sobre os processos da empresa.

Por isso, essas ferramentas são utilizadas para planejar e monitorar os processos da empresa, além de ajudar a identificar maneiras de melhorar a gestão. 

Ferramentas para ajudar na gestão da sua empresa

Algumas metodologias que são ferramentas fundamentais para uma boa gestão empresarial podem ser divididas em 3 principais tipos: planejamento, gerenciamento e análise. Conheça mais sobre esses tipos e quais usar!

1. Ferramentas de planejamento 

Para implementar um novo processo, serviço ou funcionalidade ao negócio da sua empresa é preciso planejar de forma minuciosa seu impacto, as vantagens e possíveis desvantagens. 

Para isso, duas ferramentas de gestão empresarial que podem ser utilizadas, são:

Matriz SWOT

A análise SWOT, que significa: Forças (Strength), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) é uma excelente ferramenta para ajudar no planejamento estratégico. 

Isso porque esse método se divide na análise do ambiente interno e externo da empresa. O ambiente interno é aquele que pode ser controlado, que está sob o gerenciamento da empresa, que abrange as forças e fraquezas da organização.

Já o ambiente externo tem a ver com as situações que a empresa não pode interferir, que são as oportunidades ou ameaças, um exemplo disso é a volatilidade do mercado. 


Veja também:


Canvas

Essa é uma ferramenta de gestão empresarial que permite criar planejamentos para elaborar ideias, projetos ou um novo negócio. Esse método pode ser definido através de 9 quadrantes a serem preenchidos:

  • Proposta de valor;
  • Segmento de clientes;
  • Os canais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Atividade-chave;
  • Recursos principais;
  • Parcerias principais;
  • Fontes de receita;
  • Estrutura de custos.

A ideia desta ferramenta é ajudar você a planejar processos sem tanta burocracia, oferecendo diversos insights e ideias durante a execução.

2. Ferramentas de gerenciamento de desempenho 

A gestão do desempenho é parte essencial em qualquer empresa, pois permite medir o quão bem sua empresa ou sua equipe está fazendo para atingir suas metas. Algumas das ferramentas que auxiliam nesse processo são:

OKR

OKR é uma sigla para Objectives and Key Results, que significa Objetivos e Resultados-Chave. Essa ferramenta pode ser usada para determinar metas coletivas e individuais.

Os resultados-chaves são como pequenas metas que ajudam a equipe a atingir o real objetivo. Cada Key Result, ainda, pode ter diversas tarefas atreladas a eles, o que facilita a gestão de cada equipe.

Gestão por objetivos (MBO)

MBO é a sigla para “Management by objectives”, que significa gestão por objetivos. Essa ferramenta de gestão empresarial funciona a partir de um objetivo traçado em conjunto entre os colaboradores e gestores.

Dessa forma, cada membro da equipe terá a compreensão de como seu trabalho pode ajudar a atingir esses objetivos. A ideia é que o time trabalhe de forma alinhada para atingir os objetivos, mas o MBO mede o desempenho individual. 

3. Ferramentas de análise

Esse tipo de ferramenta é fundamental para qualquer negócio, pois fornece informações sobre o desempenho de sua empresa e ajudam a entender o que correu bem ou mal durante um determinado período. Além disso, podem oferecer diversos insights.

KPI

KPI, que significa Key Performance Indicator (indicador-chave de performance), é uma das ferramentas de gestão empresarial, que é usada para mensurar a qualidade dos processos da empresa. 

Os indicadores podem ser diferentes para cada time ou empresa e seus objetivos.

Indicadores de desempenho do BSC

O Balanced Scorecard ou BSC é uma ferramenta para analisar a gestão de desempenho organizacional através de quatro perspectivas:

  • Financeira;
  • Cliente;
  • Processos internos;
  • Aprendizado e crescimento.

Com isso, a gestão consegue ter uma visão mais ampla da organização, verificando se cada time/setor está cumprindo com os objetivos da empresa. Podendo tomar melhores decisões e direcionar seus esforços para atingir melhores resultados.

Este texto foi produzido pela abler — empresa de tecnologia voltada para Recrutamento e Seleção — em parceria com a Soluções Industriais.