Você já teve aquela sensação de desespero quando precisa planejar novas atividades para o projeto, verificar indicadores e apresentar relatórios de performance?
Na maioria das vezes, isso acontece porque o gerenciamento do projeto é realizado de maneira pouco eficiente. Nesses casos, o gestor precisa gastar muita energia em processos longos para que as coisas funcionem direito.
Porém, essa não precisa ser a realidade da sua gestão de projetos! Com a tecnologia, surgiram inúmeras ferramentas de gestão de projetos, que têm o poder de automatizar a maioria desses processos.
Se você quiser descobrir quais as ferramentas mais completas do mercado, esse texto definitivamente vai te ajudar. Venha saber mais!
10 melhores ferramentas de gestão de projetos
1. Artia
O Artia é a ferramenta de gestão de projetos número 1 desta lista, porque ele conta com mais de 50 funcionalidades para o gerenciamento de projetos.
Assim, além dos recursos básicos para o acompanhamento das tarefas, como o Kanban, gráfico de Gantt, rankings de desempenho e relatórios de performance, ele consegue entregar alguns elementos adicionais bastante interessantes para o controle dos projetos.
O primeiro ponto que podemos destacar são as checklists, que permitem às equipes adicionar afazeres a cada atividade e indicar quando estas estiverem concluídas. Desse modo, além de saber qual o status e o responsável pela ação, é possível acompanhar desenvolvimento dela.
Além disso, outro recurso legal é o apontamento de horas, que indica aos gestores o tempo exato dedicado a cada tarefa. Para facilitar esse processo, o Artia traz um botão de “iniciar”, para que as horas sejam apontadas automaticamente conforme a atividade é executada.
2. Monday
O Monday é uma plataforma de gestão mais versátil, que tem planos específicos para o gerenciamento de diferentes setores da organização.
São cinco categorias: Monday work management, monday marketer, monday sales crm, monday projects e monday dev.
Cada uma delas dá ênfase nos recursos mais utilizados por aquela área, o que é bem legal para o controle geral da empresa.
Com relação à gestão de projetos, o foco deste texto, o Monday conta com gestão de portfólios, painéis e ferramentas para realizar o planejamento do projeto.
Além disso, ele também organiza as informações de modo mais visual, trazendo quadros, visualizações, painéis, integrações, automações, apps e documentos.
3. Runrun.it
O Runrun.it é uma das ferramentas de gestão de projetos mais simples de serem utilizadas, por a usabilidade ser um dos fatores mais importantes para os desenvolvedores do sistema.
A plataforma conta com modelos para garantir a padronização das atividades, estabelecendo uma linguagem comum no time e auxilia que todos entendam o andamento do projeto.
Outro ponto forte da plataforma, além da fácil navegação e compreensão, é o controle centralizado do fluxo de trabalho. Com lista de tarefas, Kanban, gráficos de Gantt e dashboards personalizados, cada membro da equipe pode verificar as informações do jeito que preferir.
4. Wrike
O foco do Wrike é possibilitar uma gestão com visibilidade de 360°. Isto é, organizar o fluxo de trabalho de modo que haja colaboração entre os departamentos e as atividades possam ser acessadas pro todos do time.
Para isso, as principais funcionalidades dele são: gráficos de gantt, exibição da carga de trabalho, status por etapa, painéis de progresso e relatórios personalizáveis.
5. Microsoft Project
Como o próprio nome indica, o Microsoft Project é a ferramenta de gestão de projetos da Microsoft, empresa extremamente renomada no ramo de tecnologia.
A funcionalidade destaque dessa plataforma é o gráfico de Gantt, que auxilia no controle de prazos e sequência de atividades. Com um agendamento dinâmico, ela permite ainda gerenciar o esforço, designar membros por atividade e acompanhar a quantidade de horas trabalhadas.
Além disso, por possuir outros sistemas, como o office 365, o Microsoft Project tem uma interface bastante parecida com a do Excel. Isso, apesar de deixá-lo menos personalizável, pode ser uma vantagem se você já está familiarizado com o uso desta outra ferramenta.
Veja também:
6. Trello
O Trello é um sistema focado no fluxo de trabalho. A proposta dele é ser uma ferramenta de gestão de projetos bastante visual, que possibilite o gerenciamento de qualquer tipo de projeto.
Por isso, os recursos mais importantes da plataforma são os quadros, listas e cartões, que seguem uma dinâmica bem parecida com o Kanban.
7. Asana
O Asana tem como lema a frase “faça o trabalho trabalhar por você”. Assim, a ideia é automatizar o máximo de processos possíveis para que o gestor tenha mais tempo de focar na estratégia do negócio.
Esta ferramenta de gestão de projetos é muito interessante porque traz funcionalidades de especificação, como as listas de tarefas, até visualizações panorâmicas do projeto.
Apesar disso tudo, o grande diferencial do Asana são as integrações disponíveis, porque são mais de 200 ferramentas que podem ser conectadas a ele. Assim, é uma plataforma ideal para quem utiliza diversos aplicativos paralelos e deseja centralizar a gestão em um único lugar.
8. Jira
O Jira Software é a ferramenta de gestão de projetos da Atlassian, empresa que oferece diversas soluções empresariais. Assim, além das integrações comuns, o software pode ser facilmente associado às ferramentas do Atlassian Marketplace.
O legal do Jira é a familiaridade com as metodologias ágeis, que traz recursos dedicados ao modelo. Então, na plataforma há funcionalidades específicas do Scrum, como scrum boards, backlogs, lista de pendências e roteiros.
9. Operand
Com o Operand é possível criar um ambiente colaborativo, em que o time esteja integrado aos processos da empresa.
O foco desta ferramenta de gestão de projetos são as pautas de trabalho, que seriam as tarefas organizadas conforme o responsável e com o total de horas investidas.
Assim, um dos recursos mais interessantes que ela traz é a timesheet, que permite ao gestor controlar o tempo exato gasto em cada atividade do projeto.
10. Bitrix24
Como último da lista temos o Bitrix24, sendo uma ótima ferramenta de gestão de projetos, mas que não se dedica exclusivamente a isso.
O software traz funcionalidades específicas para gerenciar: tarefas e projetos; colaboração; sites e lojas; RH e automação; e CRM.
Por isso, além da gestão de projetos proporcionadas pelo gráfico Gantt, Kanban e automação de tarefas, é possível integrar isso a outros recursos, como o CRM do próprio Britrix24.
Conclusão: qual ferramenta de gestão de projetos contratar?
Apesar de trazermos uma lista com ferramentas mais completas do que outras, tudo dependerá das necessidades da sua empresa.
De nada adiantaria você contratar um software super completo e não utilizar quase nada do que ele oferece, não é?
Se a demanda da organização não é muito alta, provavelmente uma plataforma mais simples será mais adequada, porque ela terá um custo benefício maior.
Então, ao pensar em qual destas ferramentas implementar, é interessante que você compare os planos disponíveis e elenque quais recursos são mais importantes para o seu negócio.