Desde que Mark Zuckerberg fez uma alteração do nome da empresa para Meta, no ano de 2021, as pessoas começaram a se questionar o que de fato era o metaverso e qual a ligação dele com o âmbito digital.

Literalmente tudo que você faz no mundo real, vai conseguir levar pra realidade virtual sem sair de casa. Já imaginou acessar suas redes sociais imerso em um outro tipo de tecnologia extremamente avançada ou até mesmo encontrar com as pessoas da sua empresa sem sair da cama? Agora vai ser possível.

Como o metaverso funciona?

Para começar a ter uma noção do que acontece nesse universo virtual, é importante entender o significado dessas palavras: meta = além de e verso = universo. Acho que dá para ter uma ideia da dimensão desse mundo.

Esse termo apareceu pela primeira vez no livro Snow Crash, em 1992. A história basicamente relata a criação de avatares em uma realidade virtual para fugir do caos do mundo real. Bem parecido com o conceito atual que temos quando pesquisamos por aí.

A ideia é transmitir a ideia de estar vivendo o real, mas em um outro universo. Como por exemplo os jogos de videogame. Assim dá para compreender um pouco mais.

O metaverso e o marketing

Assim como a criação de estratégias de vendas nas empresas do mundo real, vai ser necessário tomar o mesmo rumo na realidade do metaverso, considerando que a concorrência também vai ser migrada para lá.

É importante pensar em maneiras certeiras de impactar os consumidores para que eles se interessem e consumam seus produtos. A interação entre marca e usuário é de suma importância nesse processo. 

Pessoas de todos os lugares do mundo vão ter acesso ao metaverso, então a sua marca pode ter uma visibilidade ainda maior do que aqui. Mas você não precisa necessariamente começar do 0 caso tenha algum produto encaminhado aqui fora.

Suas estratégias estão dando resultado no mundo real? É só fazer uma migração do que você usa aqui, lá. Talvez dar aquele toque especial com as inúmeras opções e oportunidades que esse mundo novo oferece.

Quer levar sua marca para o metaverso? Então já começa a pensar nas estratégias que vai usar para atrair seu público.

Estratégias de marketing digital para implantar no metaverso

Para que seu produto seja um sucesso até mesmo em uma realidade virtual, é importante, assim como no mundo real em que vivemos, traçar algumas estratégias eficazes para ter bons resultados.

Pensando nisso, separei alguns pontos importantes a serem levados em consideração na hora de entrar com o marketing para o metaverso.

Defina os objetivos e metas do seu produto. Como ele vai fazer a diferença nessa realidade virtual?

Qual das plataformas inseridas no metaverso mais conversam com sua marca? É importante fazer alguns testes e experimentar coisas diferentes para se encaixar. 

Você pode optar por:

  • Roblox; 
  • Fortnite;
  • Minecraft;
  • Decetraland.

Invista em um design de qualidade. O que chama mais atenção no metaverso é a inovação, aqui fora não é muito diferente, mas nesse caso é preciso inovar o inovador. Capriche para chamar a atenção que sua marca merece.

Você vai precisar pensar em novas métricas para saber se seu negócio está realmente funcionando. Curtidas e conversões não funcionam do mesmo jeito lá, então o segredo é inovar e fazer uma análise minuciosa do que aquela realidade oferece.

E por último, mas não menos importante e já dito anteriormente: estratégias de venda. Chave do seu sucesso.


Veja também:


Redes sociais no metaverso

Você provavelmente já ouviu falar na Lu do Magalu ou na Rennata da Renner. São avatares que representam a marca e é a mais nova tendência desse universo. A oportunidade de personalizar seu produto com as opções que o metaverso oferece.

Isso significa que as marcas que envolvem provadores não vão precisar procurar pela modelo perfeita que se encaixe nos padrões, afinal, surgiu a oportunidade de criar a dos seus sonhos de maneira 100% digital.

A cada dia que passa mais informações sobre esse universo surgem e é importante estar sempre ligado nelas para que não fique de fora.

Entender mais sobre esse assunto e tirar todas as dúvidas que surgirem é importante para o crescimento do seu negócio, você pode assistir palestras sobre o metaverso, por exemplo, e ampliar seus conhecimentos.

Existe um mundo inteiramente novo para você conhecer.

Este artigo foi produzido pela 80 20 Marketing