O frete grátis é um grande diferencial no mercado online, inclusive que atrai muitos clientes. Não foi à toa que Shopee e Shein ganharam destaque no mercado brasileiro nos últimos anos.  Afinal, o produto não apenas tem frete grátis, mas também não estabelece valor mínimo e trata-se de uma importação. Com o perdão do trocadilho, realmente é um negócio da China. 

Porém, esta onda de frete grátis a qualquer custo criou uma concorrência desleal para, principalmente, pequenos e-commerces, e também corrompeu boas práticas do mercado. 

Neste artigo vamos oferecer estratégias de como usar o frete grátis na indústria de forma eficiente e quando utilizar esta estratégia. 

Frete grátis, quem paga?

Primeiro é preciso entender que o frete grátis para o cliente significa que o negócio está arcando com as despesas de envio. 

Então, a estratégia do frete grátis não deve ser utilizada como uma prática diária dentro do e-commerce. Isso por 3 grandes motivos:

  • O valor de venda do produto vai subir, pois o negócio não pode simplesmente enviar sem custos;
  • O negócio não vai ganhar dinheiro, pois estará financiando o envio;
  • Deixa de ser uma estratégia de atração e passa a ser lugar comum para as vendas.

É preciso entender que o valor do frete é embutido em uma composição inteligente de preço e a partir daí é possível pensar em estratégias de diminuição de valor. 

Como utilizar o frete grátis na indústria?

O e-commerce B2B atua de forma diferente do modelo B2C. 

Enquanto o consumidor final adora um frete grátis para aproveitar as compras, o modelo Business to Business está focado em oportunidades comerciais. 

Especialmente quando falamos em indústria pesada, por exemplo, oferecer a estratégia de frete grátis torna-se quase impossível, uma vez que o transporte de materiais pesados e de grande porte é apenas possível com transportadoras especializadas. 

Porém, nos últimos anos, a indústria está começando a entrar no modelo B2C, oferecendo soluções para consumidor final, com vendas em poucas quantidades e adaptando as estratégias de vendas. 


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Quando oferecer frete grátis?

Como mencionamos no começo do artigo, o frete grátis é uma estratégia a ser usada com regras. Pois claro que deve ser vista como uma vantagem para os clientes, porém também deve fazer sentido para o negócio. É interessante aplicar o frete grátis quando

Estimula aumento de vendas

O preço do frete pode ser um empecilho, então quando o negócio faz o exercício da precificação de forma correta, é possível analisar datas específicas para inserção do frete grátis, ou fixo, para estimular o aumento de vendas. 

O consumidor espera o momento certo para aproveitar essa oportunidade e não apenas acaba fechando a compra, como também aproveita os diversos itens que possivelmente estavam no carrinho. 

Aumentar o ticket médio, com a condição de “frete grátis a partir de X”

A estratégia do “frete grátis acima de R$X” é uma ótima opção para aumentar o ticket médio. As boas práticas da precificação de produto nos dizem que o valor médio do frete deve ser acrescentado em cada produto. 

Por isso, quanto maior a quantidade de produtos inseridos no carrinho, menor o custo de envio para o negócio, uma vez que o preço está embutido. Mas, cuidado ao utilizar esta estratégia. 

Entenda o valor dos seus produtos e coloque um preço mínimo adequado. Não adianta deixar a condição com carrinho a partir de R$50 se seu ticket médio antes é R$100. 

Da mesma forma que não adianta colocar valores absurdos que não fazem parte do seu público. 

Reativar clientes da base

Algumas estratégias como a do frete são ótimas para reativar clientes da base que estão inativos há um tempo. 

O envio de um e-mail marketing ou uma comunicação personalizada pelas redes sociais pode ser o incentivo que o cliente precisava para lembrar da sua loja. 

Seja em datas comemorativas ou não, é uma boa opção para quem possui uma base sólida. 

Conclusão

O frete grátis não é um requisito para e-commerce ou mesmo para a indústria. Principalmente se falamos de produtos de maior peso ou dimensões. 

As más práticas do mercado colocam essa pressão para quem vende online, porém sabemos que dependendo do produto e da velocidade de entrega, o consumidor está disposto a pagar um frete maior. 

Por isso, o importante, antes de pensar no frete grátis, é pensar na questão de logística e de experiência do consumidor. 

Prezar por velocidade de entrega e boa experiência é o essencial para um bom negócio. Então, quando as condições comerciais permitirem, implementar uma oferta de frete grátis e/ou fixo.