No mundo moderno, os dados são o equivalente a um tesouro. São extremamente importantes para determinar diversos aspectos, desde comportamento do consumidor até informações sigilosas das empresas. As pessoas e empresas já perceberam a importância dos dados e, por conta disso, os protocolos de segurança ficaram ainda mais rigorosos. 

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em 2020, e muita coisa mudou com ela. A proteção das informações tanto de empresas quanto de pessoas físicas devem ser preservadas ao máximo. 

Isso aconteceu por conta dos vazamentos de dados que estavam ocorrendo em massa ao redor do mundo.

Com todos esses web hackers e a quantidade de dados que todas as empresas armazenam, é preciso saber como protegê-los de ameaças. 

Quais os tipos de ameaças mais comuns? 

Existem inúmeras ameaças que podem comprometer os dados de uma empresa. Algumas são extremamente comuns, e outras são casos mais específicos, onde é necessário uma investigação mais profunda e um investimento maior em segurança digital. Conheça as ameaças mais comuns: 

Malware 

O Malware é um dos ataques cibernéticos mais comuns. Esse nome é dado a softwares maliciosos, e podem incluir diversas estratégias, como vírus, spywares, cavalos de tróia e worms. Dependendo da força do Malware, pode ser impossível recuperar os dados que foram roubados. 

Phishing 

O Phishing é um ataque onde a engenharia social é utilizada para que os criminosos consigam acesso remoto a um dispositivo e, assim, consigam roubar dados e enganar as pessoas. Isso pode acontecer por meio de um clique em um link malicioso ou download de programas infectados. 

Ransomware 

O ransomware é uma forma de “sequestro” de um dispositivo ou sistema, que é liberado de volta com o pagamento de um resgate. Ele geralmente acontece após a vítima clicar em um link ou arquivo falsificado, onde o dispositivo fica infectado por um malware. Depois de infectado, tudo é bloqueado por um programa específico até o resgate. 

Como proteger os dados de empresas? 

Ataques acontecem todos dias a qualquer momento, e podem trazer inúmeros prejuízos para a empresa em questão. É preciso saber se proteger e, pensando nisso, separamos algumas dicas para você manter dados sensíveis devidamente seguros. 

Utilize softwares originais 

Quanto mais softwares originais e atualizados a empresa utiliza, melhor a chance dela se manter segura, diminuindo a probabilidade de possíveis invasões e ciberataques. Os softwares originais possuem garantias de fábrica e podem ser personalizados, de acordo com a demanda do usuário. 

Aposte na criptografia 

Quando o uso de dados é constante, é essencial que eles sejam devidamente criptografados e possuam uma senha forte. Assim, os segredos da empresa ficam apenas nela, já que a criptografia não permite o acesso de pessoas não autorizadas, dificultando a probabilidade de ciberataques. 

VPN 

Utilizar o VPN, que é uma rede virtual privada, é essencial para que a segurança dos seus dados não seja comprometida, e que a rede utilizada não fique tão vulnerável, como é o caso da Internet. 

Você sabia de tudo isso? Deixe nos comentários a sua opinião! 

Texto escrito por Bianca Camara, redatora da MadeinWeb e Mobile

About the Author: Lucas Souza

a49624076933e9bc1573cd550c0a0082?s=72&d=mm&r=g
Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista. Decidiu cursar jornalismo porque sempre gostou de ler e impactar as pessoas com suas palavras. É Assessor de Imprensa e criador de conteúdo na Plataforma Soluções Industriais. Apaixonado pela escrita, compartilhar conhecimento e por futebol.

Posts Relacionados