A comunicação em qualquer empresa é um fator crucial para que processos internos funcionem da maneira correta. A transparência entre gestores e colaboradores precisa ser mantida por meio dos canais corretos, como nos apps para comunicação interna.
Essas plataformas devem ser espaços em que o colaborador possa saber mais sobre mudanças internas na empresa, além de interagir com outros colegas e tirar dúvidas referentes a outros assuntos.
Investir em um app que contribua com a comunicação interna é uma ótima alternativa, pois as informações podem chegar no smartphone dos colaboradores, facilitando o recebimento de avisos. Conheça as principais vantagens de ter um app para comunicação interna.
Comunicação direta e unificada
Com a implementação do app para a comunicação interna da empresa, as informações e comunicados ficam unificados em apenas um lugar. Assim, todos que tiverem acesso à plataforma recebem os avisos da mesma forma, evitando ruídos de comunicação.
Além disso, os riscos de novas regras e políticas da empresa serem deixadas de lado são menores, tendo em vista que as notificações do app podem informar os colaboradores com frequência. Toda comunicação fica concentrada em apenas um local.
Interação com outros colaboradores
O lançamento de um app que ajuda na comunicação interna também pode aproximar colaboradores. Muitas vezes, a rotina corrida não permite que haja uma troca de ideias frequente ou compartilhamento de informações, o que pode afetar o convívio.
Com a integração de um feed de publicação, os colaboradores podem compartilhar a rotina na empresa junto com colegas e fazer essa interação. Por isso, vale a pena pensar no aplicativo como um novo canal de comunicação.
Olhando por outro lado, o app pode ter formulários para fazer queixas que protejam o colaborador de possíveis represálias. Os responsáveis pelo desenvolvimento do app também podem implementar locais para fazer solicitações de equipamentos.
Aproximação dos processos internos
Os colaboradores que ficam longe dos processos internos da empresa podem ficar desconfortáveis com o distanciamento. Avisar sobre a alteração de benefícios e outras informações é importante, sobretudo quando as mudanças afetam o trabalho.
As empresas precisam desenvolver publicações dentro do aplicativo para a comunicação interna que expliquem as mudanças e também abrir a possibilidade de explicar as mudanças para os colaboradores em um campo de dúvidas.
Disponibilização de descontos
Uma forma de fidelizar o colaborador é investir na liberação de benefícios, certo? Mas, além disso, é possível oferecer descontos que ajudem no cotidiano do colaborador. As empresas podem integrar vouchers de desconto de lojas e apps para que funcionários economizem.
Antes, pode ser necessário fazer um estudo geral sobre quais serviços e lojas que os colaboradores costumam comprar. Desse modo, é mais vantajoso negociar diretamente com as empresas a possibilidade de disponibilizar cupons personalizados.
Em datas comemorativas, por exemplo, as empresas podem liberar, por meio do aplicativo para comunicação interna, descontos e presentes para os colaboradores. Isso vai depender dos recursos da empresa.
Como desenvolver um app para comunicação interna?
O primeiro passo é verificar a quantidade de colaboradores que fazem parte do quadro da empresa. Muitas vezes, o app pode ser útil quando há um número grande de colaboradores. Caso contrário, o aplicativo pode não contribuir muito com a comunicação.
Na hora de desenvolvê-lo, tenha em mente que a empresa precisará contar com profissionais experientes que saibam colocar em prática as melhores estratégias de UX e UI. Desse modo, o app será mais útil para os colaboradores.
Lembre-se também de apostar na identidade visual da empresa dentro da plataforma para que os usuários sintam-se familiarizados. Aposte nas cores, logos e outros componentes.
Antes do lançamento, não esqueça de fazer testes iniciais com o aplicativo e observar o funcionamento do programa. Assim, as chances de precisar fazer manutenções frequentes e ter outros problemas serão menores.
Artigo escrito por Leandro Oliveira, redator da MadeinWeb e Mobile.